TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões resolvidas

Por:   •  2/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  352 Palavras (2 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 2

FABIO CORREIA ANDRADE SANTOS RA: 6659339506

FLAVE MICKAEL PÊGO DE SOUZA RA: 6659382206

GABRIEL DE NOVAES SANTOS RA: 6892512638

Mecânica Aplicada

Prof: Tiago Pedroso

SOROCABA

2015

Engrenagem Helicoidal

E uma engrenagem feita pra transmissão de eixos paralelos entre si, e é também utilizada para eixos que forma ângulo qualquer, geralmente 60° ou 90°. Os dentes são dispostos na forma transversal em forma de um hélice em relação ao seu eixo. É utilizada em transmissão fixa de rotações elevadas, por ser uma engrenagem muito silenciosa por causa de seus dentes estarem em componente axial de força que deve ser compensada por mancal ou rolamento.

Os dentes nas engrenagens helicoidais são cortados em ângulo,quando dois dentes em um sistema da engrenagem se encaixam, o contato se inicia em uma extremidade do dente e gradualmente aumenta conforme as engrenagens giram, até que os dois dentes estejam totalmente encaixados este encaixe gradual faz a engrenagem helicoidal trabalhe muito mais suave e silenciosamente que as engrenagens de dentes retos. Devido ao ângulo dos dentes de engrenagens helicoidais, elas criam um esforço sobre a engrenagem quando se unem.

Engrenagens Cremalheira

São peças mecânicas que consistem numa barra ou trilho dentado que em conjunto com uma engrenagem a ela ajustada, converte movimento retilíneo em rotacional e vice-versa. Ela pode ser considerada também como uma roda de raio infinito. No caso a circunferência da roda pode ser imaginada como um segmento de reta.

Falando Sobre Periodo.

Periodo é o intervalo de tempo que se leva para o movimento da engrenagem repetir-se. Ou seja, o tempo que a engrenagem leva para terminar de fazer o movivento antes de repetir. Periodo sendo representado por (T).

Falando de Frenquencia.

Frequencia é a quantidade de vezes que um fenômeno periodico se repete. Ou seja é o numero de voltas que a engrenagem realiza por unidade de tempo.

Relação entre Frequência e Período.

A relação entre frequencia e Periodo pode ser estabelecida da seguinte forma.

f= 1/T ou T=1/f

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (43.9 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com