TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quimica Geral: Relatório Aquecimento E Medida Da Temperatura

Por:   •  18/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  896 Palavras (4 Páginas)  •  397 Visualizações

Página 1 de 4

Centro Universitário de Belo Horizonte (Uni - BH)

Alexsander Freitas  

Hannah Proença

Mariana Leite

Relatório de aula prática de Química Geral

Aquecimento E Medida Da Temperatura

Belo Horizonte

2016

Alexsander Freitas  

Hannah Proença

Mariana Leite

Relatório de aula prática de Química Geral

.

Relatório das aulas prática de química geral apresentado ao curso de Engenharia Química do Centro Universitário de Belo Horizonte (Uni - BH).

                     Orientadora: Prof.ª Liliani Salum Alves Moreira

Belo Horizonte

2016

INTRODUÇÃO

Para obter calor nas experiências em laboratório usa-se comumente um aparelho denominado bico de Bunsen. Neste aparelho, a mistura gás-ar é queimada no tubo. Para a utilização correta e segura desse aparelho deve-se primeiramente fechar a entrada de ar; em seguida, um fósforo deve ser aceso perto do ponto mais alto da câmara de mistura, depois, a válvula de gás pode ser aberta, dando origem a uma chama grande e amarela. Esta chama não tem uma temperatura suficiente para o aquecimento de substância alguma, para conseguir uma chama mais "quente", a entrada de ar deve ser aberta até que se consiga uma chama azul.

No bico de Bunsen podem ser realizadas combustões com vários reagentes, como Propano – C3H8 e Butano C4H10 (presentes no gás de cozinha). As chamas citadas a cima podem ser classificadas como combustões completas, quando há maior absorção de oxigênio e liberação de CO2 ou incompletas, quando há menor absorção de oxigênio e liberação de CO ou C(grafite). As combustões completas são as mais utilizadas em laboratório, elas liberam mais energia e são azuladas, já as incompletas podem liberar fuligem ou monóxido de carbono deixando o laboratório perigoso, elas são alaranjadas.

O experimento a seguir consiste em aquecermos por meio de combustão completa e observarmos a variação de temperatura da água destilada.

OBJETIVOS

O experimento a seguir consiste em manusear o bico de gás, manusear o termômetro, aquecermos por meio de combustão completa e observarmos a variação de temperatura da água destilada.

MATERIAS

  • Bico de Bunsen
  • Termômetro
  • Béquer
  • Suporte
  • Tela de amianto
  • Perolas de vidro

REAGENTES

  • Água destilada

PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAL

Foram verificadas as medidas graduadas do termômetro, tais como a capacidade máxima e a menor medida especificada. Manuseamos o suporte juntamente com o Bico de Bunsen, fazendo com que o suporte ficasse exatamente em cima da chama. Logo após, pegamos o béquer que continha 100ml de água destilada e o colocamos em cima do suporte. Tendo feito isso, manuseamos o termômetro fazendo com que sua parte inferior ficasse dentro da água e observamos as elevações de temperatura até ela se estabilizar.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Inicialmente foram identificadas no termômetro as medidas de capacidade, menor unidade de medida, e o desvio avaliado. Os resultados seguem no quadro abaixo:

Aparelho

Temperatura máxima

Temperatura mínima

Menor divisão

Desvio avaliado

Termômetro

150 °C

-12°C

1°C

0,5°C

Foi medida a temperatura inicial da água destilada:

[pic 1]

Finalmente o bico de Bunsen ativo foi posicionado no suporte logo abaixo da tela de amianto, iniciando o aquecimento. Durante o aquecimento foram feitas medições periódicas ao longo do tempo. A tabela da Temperatura (°C) x Tempo (s) é mostrada abaixo:

TEMPO

(seg)

TEMPERATURA

(°C)

0

29,0

30

40,0

60

50,0

90

61,0

120

69,0

150

75,0

180

80,0

210

85,0

240

89,0

270

90,0

300

92,0

330

93,0

360

94,0

Tabela 1. Valores de temperatura (°C) em relação ao tempo (seg).

[pic 2]

Gráfico 1. Temperatura (°C) em função do Tempo (seg).

Após algum tempo foi verificado que se formaram bolhas no interior do liquido, tais bolhas são vapor de água (H2O(g)) proveniente do superaquecimento das partes mais quentes do interior do liquido. No momento que a pressão do vapor superava a pressão atmosférica, ele emergia para a superfície. Com relação a este evento constatou-se a importância da tela de amianto e das perolas de vidro, que tinham a finalidade de aproximar o máximo possível a homogeneidade da temperatura em todos os pontos no liquido. O risco de projeção do material contido no recipiente é bem maior caso não se use esses dispositivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (183.1 Kb)   docx (27.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com