TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quimica técnologica

Ensaios: Quimica técnologica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  1.139 Palavras (5 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 5

Fabricação de tinta

Tinta é uma composição química , pigmentada ou não, que após aplicação se converte em um revestimento, proporcionando as superfícies; acabamento, e proteção.

As tintas constituem provavelmente o produto industrial mais efetivo no nosso mundo. Por exemplo, uma tinta com espessura de 75 micros representa somente 0,8% do valor total de um carro médio ainda assim o protege da corrosão , nos dar cor e aspecto de beleza.

Componentes básicos da tinta;

Resina é a parte não volátil da tinta, que serve para aglomerar as partículas de pigmentos. A resina também denomina o tipo de tinta ou revestimento empregado. Assim temos tinta acrílica, alquídicarais , epoxidicas.

Antigamente as resinas eram a base de compostos naturais, hoje são obtidas nas indústrias químicas.

Pigmento; Os pigmentos são partículas sólidas insolúveis usadas nos recobrimentos superficiais para proteção anticorrosiva, definição da coloração, impermeabilidade e melhoria das características físicas da película. Sua função não é apenas deixar a superfície colorida. As partículas sólidas na tinta refletem muitos dos raios de luz destrutivos, ajudando a duração da tinta. O dióxido de titânio (TiO2) é o pigmento branco mais utilizado na fabricação de tintas de cor branca e tons claros.

Veiculo fixo; Este é o componente responsável pela ligação das partículas de pigmentos e também pela formação da película de tinta. De maneira direta, influencia nas propriedades físico-químicas das tintas, isto é, a resistência da tinta depende do tipo de resina usado na fabricação.O tipo de resina empregado na composição da tinta é tão relevante que o nome da mesma é em função de tal. Assim, tinta alquídica é composta pela resina alquídica, a tinta acrílica pela resina acrílica, etc. Alguns exemplos de veículos fixos são: óleos vegetais, resinas alquídicas, resinas acrílicas.

Adtivos; Os aditivos são um grupo de componentes empregados em baixas concentrações 5%. Sem a presença de aditivos, algumas características nas tintas e nas películas não existiriam. Alguns aditivos mais comuns são: Secantes, Anti-sedimentares, Antinata, Plastificantes; Nivelantes; Antiespumantes – Antifungos

PROCESSO DE FABRICAÇÃO

No processo de fabricação das tintas, são feitas apenas operações unitárias, como pesagem, misturação, moagem, dispersão e diluição. As conversões químicas ocorrem na fabricação dos constituintes e na secagem da película.O processo inicia-se pesando, reunindo e misturando os pigmentos e veículos fixos. Após a mistura, em uma amassadeira com laminas em sigma, o material é transportado para outra sessão da fábrica, onde ocorre a moagem e posterior mistura. Os materiais são encontrados em tamanho exigido, e isso geralmente é necessário tanto para aumentar quanto para diminuir o tamanho da partícula. Na indústria de revestimentos é usada a moagem: operação que combina impacto, compressão, abrasão e atrito, para reduzir o tamanho da partícula sólida. É importante que as partículas pigmentos, resinas, que compõem as tintas tenham um tamanho aceitável, pois pode comprometer a qualidade da tinta. Nesse contexto, as partículas em tamanho menor darão um nivelamento mais uniforme às tintas quando forem aplicadas.

Formulas químicas; R – N = C= O + R´XH R – N – C –X R`

Resinas Amínicas (CH2O) n.H2O.

Linhaça = tipo ácido graxo; Linolenico. Formula C18 H30 O2, Secativo, índice de iodo 155-205.

Resinas poliuretânicas; formula R – N = C = O + R`XH R - N – C –X – R`

TABELA FISPQ

Perigos mais importantes produto INFLAMAVEL

Toxidade dos vapores

Efeitos do produto:

Efeitos adversos a saúde humana:

Inalação: Pode causar irritação do aparelho respiratório, tontura, dor de cabeça, falta de ar e desmaio Contato com a pele: Contato freqüente ou prolongado pode irritar, ressecar ou causar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com