TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Química - Tratamento de Água

Por:   •  18/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  542 Palavras (3 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 3

Detalhes a acrescentar

Temperatura é um indicador de facilidade de sedimentação. Sabores e odores estão relacionados a existência de purezas orgânicas. Determinação de oxigênio dissolvido está relacionado a determinação da quantidade de carga de poluentes orgânicos existentes na amostra. Geralmente, o método utilizado é o Método de Winkler. A determinação DBO permite quantificar o oxigénio necessário à oxidação da matéria orgânica decomponível por meio da acção bioquímica aeróbica. O método mais utilizado é também o Método de Winkler. A determinação da DQO permite a determinação das substâncias orgânicas e inorgânicas susceptíveis de serem oxidadas por acção de agentes oxidantes fortes, em meio ácido pode ser convertida a [pic 1][pic 2].

Validade hipocloritos: 60 dias

Toxidade está relacionada com produtos químicos.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

O sistema de abastecimento de água é composto por captação, adução de água bruta, tratamento, reservação, distribuição da água tratada, medição/fornecimento ao usuário. Existem duas principais formas: captação de águas subterrâneas e captação de águas superficiais.  Existem duas formas de captação: captação subterrânea e superficial. A primeira se dá através de poços rasos, profundos, tubulares ou escavados. Já as captações superficiais recolhem água de mananciais de superfície como rios, lagos, barragens, sendo que a captação pode ser: direta, por barragem de nível, por canal de regularização, por canal de derivação, por torre de tomada, por poço de derivação e por reservatório de regularização.

- A micromedição é a forma de medir e permitir a justa cobrança do consumo de cada ramal. A unidade de medida comumente utilizada para a medição da água potável que chega ao consumidor é o volume, normalmente expresso em m3 (metros cúbicos) e o instrumento responsável pela micromedição mais comum é o hidrômetro.  

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO: Constitui de fases como coleta, afastamento, transporte, tratamento e disposição final de esgotos sanitários. Os esgotos costumam ser classificados em dois grupos principais:

a) esgotos sanitários: são constituídos, essencialmente, de despejos domésticos, uma parcela de águas pluviais, águas de infiltração e, eventualmente, uma parcela não significativa de despejos industriais, tendo características bem definidas. Os esgotos domésticos ou domiciliares provêm, principalmente, de residências, edifícios comerciais, instituições ou quaisquer edificações que contenham instalações de banheiros, lavanderias, cozinhas ou qualquer dispositivo de utilização da água para fins domésticos. Compõem-se, essencialmente, da água de banho, urina, fezes, papel, restos de comida, sabão, detergentes e águas de lavagem;

b) esgotos industriais: extremamente diversos, provêm de qualquer utilização da água para fins industriais e adquirem características próprias em função do processo industrial empregado. Assim sendo, cada indústria deverá ser considerada isoladamente.

As características dos esgotos são afetadas também pela infiltração de água subterrânea na rede coletora e pela possível presença de contribuições específicas, como indústrias com efluentes líquidos ligados à rede pública de coleta de esgotos. Os esgotos sanitários possuem excesso de nitrogênio e fósforo. Isto faz com que, ao ser submetido a tratamento biológico, haverá incorporação desses macronutrientes nas células que tomam parte do sistema, mas o excesso deverá ser ainda grande.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (91.4 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com