TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RAID's

Exames: RAID's. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  328 Palavras (2 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 2

Arranjo de Discos Redundantes independentes. É um conjunto de discos que são ligados no mesmo sistema, a fim de melhorar o desempenho, a segurança, ou ambos simultaneamente.

RAID 0 (Fracionamento): o arquivo a ser gravado no disco é fracionado e distribuído aos discos de arranjo. Sua leitura é simultânea, então a velocidade aumenta.

O volume final é a soma das partes que são usadas em cada disco.

O Raid 0 não é recomendado para sistemas críticos, pois não é resistente a falhas; Pode-se usar 2-4 discos de arranjo.

RAID 1 (Espelhamento): o espelhamento faz uma réplica de um disco em outro disco. Caso um deles apresente falha, o outro substitui suas funções até o primeiro ser substituído.

A controladora RAID possui um recurso chamado hot swap, que permite que o disco com falha seja substituído sem desligar a máquina.

Como está sendo usado 2 bytes de disco para cada byte de dado, tem o aumento num custo de espaço disponível (50%perda).

AS operações de gravação sofrem pequena queda, mas as de leitura são aprimoradas, já que os blocos podem ser lidos como se estivessem fracionados.

RAID 2 (Correção de Erro): 1bit de verificação para cada byte gravado. Este bit serve para garantir a integridade dos dados. Atualmente todos discos já possuem essa facilidade, portando o RAID 2 não é mais utilizado.

RAID 3 (Paridade): Fracionamento simples de disco com implementação da paridade, que é o bit resultante da soma dos bits presente do grupo de fracionamento. É possível a recuperação de dados caso um disco apresente falhas. São necessários de 3-5 discos. Perda de 33% com 3 discos, 25% com 4 e 20% com 5.

Este RAID se tornou obsoleto rápido, pois apesar de ter hot swap, era preciso reiniciar a controladora para que o sistema remontasse o volume perdido.

Por usar um disco isolado, causava queda de desempenho, principalmente na gravação.

RAID 4 (Paridade simples): disco de paridade idêntico ao RAID 3, porém não era necessário reiniciar a controladora caso houvesse falha num disco.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com