TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RECURSOS TECNOLÓGICOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL: Concreto Projetado como ferramenta de qualidade na construção civil

Por:   •  7/5/2016  •  Seminário  •  3.320 Palavras (14 Páginas)  •  505 Visualizações

Página 1 de 14

RECURSOS TECNOLÓGICOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL: Concreto Projetado como ferramenta de qualidade na construção civil[1]

 

CARVALHO, Leandro; GARCIA, Paloma[2]

ALMEIDA, Hilton[3]

RESUMO

O presente estudo apresenta diretrizes para a otimização dos processos construtivos com a utilização do processo Concreto Projetado. A evolução que o setor da construção civil vem vivenciando nos últimos anos, evidência a necessidade de adequar-se as exigências do mercado construtivo atual com técnicas e inovações tecnológicas que evitem o desperdício do material utilizado, otimização do tempo nos processos de concretagem, finalização e mão de obra qualificada. O objetivo desse trabalho é discutir a utilização do Concreto Projetado na construção civil sob a perspectiva de ter celeridade dos processos construtivos, serão abordados a evolução histórica da matéria prima utilizada, bem como dos processos de aplicação usuais, procurando dar ênfase no processo tecnológico de fabricação e aplicação do Concreto Projetado. A metodologia utilizada consiste no método dedutivo comparativo de pesquisa com referência bibliográfica. Por fim, destaca-se ainda a adequação do Concreto Projetado às exigências de sustentabilidade indissociavelmente ligado à necessidade de difusão da inovação tecnológica tendo em vista, que essa técnica reduz o consumo de água e energia e apresenta-se como referência de desempenho nos processos construtivos.

Palavras-chaves: Concreto Projetado. Jateamento de Concreto projetado. Efetividade do Concreto Projetado.

 

1 INTRODUÇÃO

 

Este trabalho tem como objetivo geral apresentar uma das técnicas de aplicação de concreto sobre superfícies denominada Concreto Projetado.

A técnica consiste em um processo contínuo de projeção do concreto sobre uma base, através de pressão por ar comprimido. Este procedimento ocorre em alta velocidade, de modo que o impacto do material com a base acarreta em sua compactação, dispensando o uso de vibradores, pois já resulta em um concreto de alta compacidade e resistência.

Esta técnica embora seja considerada nova tem sido usada no Brasil desde 1960, compondo uma gama de processos inovadores da construção civil, calcado na dinâmica do novo, do inédito. Logo, os objetivos específicos apresentam a discursão do concreto projetado de forma que esclareça a celeridade dos processos construtivos, abordando a evolução histórica das matérias primas utilizadas, visando dar ênfase no processo tecnológico de fabricação e aplicação do concreto.

É de relevância ainda, falar sobre as técnicas usuais de manejo uma vez que é muito difundida. Contudo, a falta de mão de obra não pode ser ignorada principalmente por ser o recurso mais precioso e importante da construção civil, além de representar alta porcentagem do custo total da obra.

A técnica de concreto projetado é comprovadamente eficiente pela praticidade da técnica empregada, por construir com a utilização de técnicas e equipamentos de execução cada vez mais eficientes, com diminuição do tempo de entrega, custos de obra e impacto ambiental.

2 CONCRETO

2.1 Cimento

Como consequência da evolução do homem foi necessário o desenvolvimento de métodos e tecnologias. Na velha Roma usava-se inicialmente como principal meteria prima a madeira e pedras naturais de rochedos chamada cimento. Essas matérias primas possuíam uma durabilidade muito curta, exigindo algo de melhor qualidade a ser desenvolvido, já que essas matérias primas possuíam uma durabilidade muito curta.

Sua origem é bem antiga já sendo utilizado nas construções dos antigos monumentos gregos e romanos. Em 1756, o inglês John Smeaton, originou um cimento com propriedades de endurecimento semelhante aos usuais só que calcinado. (NET0, 2013 apud BATTAGIN, 2010)

Com o desenvolvimento da produção e estudos das propriedades do cimento em 1811, Joseph Aspdin dedicou-se a dar qualidade ao cimento obtendo êxito batizou-o de Cimento Portland, por ter coloração semelhante a cor da Ilha Portland, localizada ao sul da Inglaterra. Recebendo a patente em 1824 pelo Rei George IV.

No Brasil, a produção de cimento começou em 1888, não obtendo regularidade de produção, só alcançando este feito mais tarde em 1926 pela Cia brasileira de cimento Portland. Posteriormente, vieram relatos do uso do cimento no Egito Antigo. De modo que eles utilizavam de uma liga composta por uma mistura de gesso calcinado misturado a pedras e para se unirem de dar sustentação, assim foram dadas a origem de seus monumentos, ao longo dos anos o cimento passou por processos evolutivos e consequentemente o concreto surgiu por meio desses processos. De forma que diversas formas de concreto foram criadas, para diversos tipos de aplicação que os tornaram mais atrativo economicamente (CARVALHO, 2008 apud BATTAGIN, 2009).

2.3 Propriedades do concreto em estado fresco

2.3.1 Consistência

A consistência do concreto é uma das principais características que define sua trabalhabilidade, é importante destacar a distinção entre eles.

A consistência está diretamente ligada as características inerentes ao concreto, a mobilidade, homogeneidade e coesão dos componentes. A medida que se altera a quantidade de água ou aditivos, ou seja, o grau de hidratação do material que determina a consistência, altera-se a plasticidade permitindo a maior ou menor deformação do concreto perante os esforços (SANTOS, 2008 apud CASAREK, 2007).

Figura 1 - Consistência

[pic 1]

                   Fonte: www.fazfacil.com.br/reforma-construcao/tracos-concreto-mistura

2.3.2 Trabalhabilidade

A trabalhabilidade do concreto é um estado transitório que leva em consideração a combinação de características próprias da massa de concreto em estado fresco consistência, viscosidade e plasticidade relacionadas a propriedades que determinam a facilidade de manuseio, mistura até uma condição homogênea, transporte do material, lançamento e adensamento do concreto.

Existem dois processos de preparo e aplicação do concreto para utilização: Manual e Mecânica. Salienta-se, que a norma estabelece que manualmente o volume preparado por vez não ultrapasse o correspondente a dois sacos de cimento 100 kg. (SANTOS, 2008 apud CASAREK, 2007)

2.3.3 Aderência

Aderência é a capacidade que a massa de concreto obtida tem para manter-se fixa influenciada pela superfície a ser aplicada. Está diretamente ligada as propriedades que o concreto em estado fresco precisa adquirir e dos procedimentos de execução.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.9 Kb)   pdf (293.9 Kb)   docx (431.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com