TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O USO DE LAJES PRÉ-MOLDADAS DE CONCRETO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Por:   •  10/5/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  995 Palavras (4 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

[pic 2]

MIRIELLE DA SILVA ALBANO

O USO DE LAJES PRÉ-MOLDADAS DE CONCRETO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL

[pic 3]

Rondonópolis

2018


MIRIELLE DA SILVA ALBANO

O USO DE LAJES PRÉ-MOLDADAS DE CONCRETO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Projeto de Pesquisa apresentado ao Curso de Engenharia Civil da UNIC, campus de Rondonópolis, como requisito parcial para obtenção do título de graduado em Engenharia Civil.

                                                 Orientador: Tutor Civil

Rondonópolis

2018

SUMÁRIO

1.1 PROBLEMA DE PESQUISA        3

2 OBJETIVOS        4

2.1 OBJETIVO GERAL        4

2.2        OBJETIVOS ESPECÍFICOS        4

3 JUSTIFICATIVA        5

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        8

REFERÊNCIAS        6


1.1 PROBLEMA DE PESQUISA

O aumento da necessidade de racionalização e industrialização do setor da construção civil têm levado a procura por sistemas que promovam as mesmas performances das tradicionais com soluções mais econômicas e racionalizadas. E ainda há um grande espaço para a otimização de processos e as lajes pré-moldadas se inserem nesse contexto.

Diante deste cenário, o seguinte problema de pesquisa é norteado: Qual a potencialidade do uso de lajes pré-moldadas de concreto para a otimização dos processos construtivos dentro das obras na indústria da construção civil?

2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL

Identificar as diretrizes necessárias para uma correta técnica de execução para que o sistema de impermeabilização possa proporcionar conforto e vida útil as edificações da construção civil.

  1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Conceituar sistema construtivo e lajes pré-moldadas;
  • Descrever a adequada execução das lajes pré-moldadas nas edificações;
  • Apontar as vantagens e restrições desses elementos estruturais.

3 JUSTIFICATIVA

O uso de pré-moldados é um tema cuja relevância tem crescido dentro do setor da construção civil, devido que ao comparar aos métodos tradicionais e outros materiais construtivos, Nappi (2003) explica que os elementos estruturais pré-moldados, como método de construção, e o concreto, como material, têm muitas características positivas, sendo um modo industrializado de construir com inúmeros benefícios.

Esse trabalho se torna essencial por buscar mostrar que o setor civil, quando comparado a outros tipos de indústrias, é considerado atrasado graças ao seu baixo rendimento exibido em canteiro de obras convencionais, pouco controle de qualidade e enorme desperdício de material. Assim, segundo Lopes (2012), a inserção de técnicas construtivas, como o de elementos pré-moldados, objetiva o aperfeiçoamento destes pontos negativos.

Para acrescentar na contribuição e alcance da pesquisa, este pode ser empregado para novas pesquisas científicas, para que o assunto seja de algum modo mais aprofundado, para que a sociedade e empresas do segmento possam compreender que ao executar obras com sistema pré-moldado vários ganhos podem ser obtidos, desde que empregue o mais adequado para cada situação, tendo em vista as características específicas de cada edificação.

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A fundamentação teórica versará acerca de concreto pré-moldado e abordará os temas considerados relevantes para um entendimento geral sobre o sistema de pré-moldados. Inicia-se com históricos e definições sobre o tema, vantagens e desvantagens da sua utilização. E por fim explanará a parte técnica e suas particularidades.

4.1 CONCRETO PRÉ-MOLDADO, HISTÓRICO E DEFINIÇÕES

A norma NBR 9062/2001 - Projeto e Execução de Estruturas de Concreto Pré- Moldado distinguem: Elemento pré-moldado, que é executado fora do local de utilização definitiva na estrutura, com controle de qualidade. Elemento pré-fabricado sendo elemento pré-moldado, executado industrialmente, mesmo em instalações temporárias em canteiros de obra, sob condições rigorosas de controle de qualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (277.4 Kb)   docx (283.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com