TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL CONCRETO PVC

Por:   •  24/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.826 Palavras (12 Páginas)  •  643 Visualizações

Página 1 de 12

        [pic 1]

UNIVERSIDADE TIRADENTES
DIRETORIA DE GRADUAÇÃO
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

CONCRETO PVC

Aracaju/SE

Setembro/2016

Allan Gomes dos Santos Lins

Deyse Mayara Alves Torres

Giovanni Pelloso Gasparetto

Jonathan Micael

Leonardo Martins Oliveira

Oliver Matheus Santos Souza

Rafaela  da Silva Ayres

CONCRETO PVC

Avaliação Práticas de Pesquisa “Concreto PVC”, ministrada pelo Profª Gustavo Borges, na Universidade Tiradentes.

Aracaju/SE

Setembro/2016

1. INTRODUÇÃO/JUSTIFICATIVAS

Com o aumento da competitividade gerada pela globalização, tornou-se visível um problema que até então se escondia: o nível de qualidade e de produtividade na construção civil. Tendo em vista a necessidade de melhorar e inovar as técnicas e materiais usados nela, o sistema de construção com o Concreto PVC trouxe vários pontos positivos que se destacam quando comparados a sistemas mais utilizados. Ele tem diversas possibilidades de aplicação, o sistema é muito utilizado em projetos habitacionais, escolares, hospitais, módulos sanitários, etc.

O sistema de Concreto PVC, internacionalmente conhecido como RBS (Royal Building System), é uma técnica de construção que usa estruturas de PVC preenchidas com concreto. Com o uso de materiais inovadores e avançados, processos de extrusão de ponta, concreto e outras cargas em uma nova tecnologia que torna-se um avanço revolucionário na construção de projetos atraentes e confiáveis. Essa técnica permite que estruturas, como casas, sejam feitas em poucos dias e tenham uma alta qualidade, além de uma série de pontos positivos comparadas a técnicas mais comuns.

Tendo como principais pontos negativos a falta de fornecedores e a desconfiança de engenheiros e construtores por não ser uma técnica muito difundida, essa técnica mostra excelentes resultados nos locais em que foi utilizada. Com uma imensa quantidade de pontos positivos, a difusão dela no mercado é algo mais que necessário, uma vez que tem muitos atrativos e pode ser utilizada em obras de variados orçamentos.

O composto de PVC, utilizado para os perfis RBS, é um polímero especialmente desenhado para proporcionar características únicas, direcionadas às suas aplicações. O PVC RBS possui modificadores de acrílico, ceras, lubrificantes, protetor de raios ultravioleta, e supressores de fumaça e chama, TECNOLOGIA EDIÇÃO 199. Sobre o acabamento dessas obras, podem-se destacar como pontos positivos principais a qualidade do isolamento acústico e térmico do PVC. As paredes vêm com um padrão de acabamento que dispensa pintura, porém pode-se optar pela aplicação de revestimentos, texturas, papel de parede, reboco, pintura e outras técnicas.

“O PVC utilizado no sistema construtivo torna as paredes imunes aos raios ultravioleta e às variações de temperatura. Além disso, os edifícios construídos com o Concreto-PVC, possuem um excelente nível de conforto térmico e acústico”, explica Tiago, da Royal do Brasil S.A. www.royal-es.com/ Acesso em 05 de Setembro. 2016

Como as formas que compõe o sistema são muito leves (quando comparadas a outros utilizados na construção civil), o processo de montagem é facilitado, mesmo em locais de difícil acesso. Ela dispensa mão de obra especializada e o uso de equipamentos pesados como guindastes. Além disso, pode-se pontuar positivamente a economia de água e pouca geração de resíduos na obra. Na questão sustentável, a minimização da geração de resíduos e o uso mais eficiente dos recursos são pontos que se destacam na utilização do Concreto PVC. Os perfis de PVC também têm um apelo sustentável por serem 100% recicláveis, mesmo no fim de seu ciclo de vida útil.

Embora a média de custo do m² das paredes vazias em PVC (em média R$ 140,00/m²) seja um pouco superior ao da parede de alvenaria estrutural, os produtores da indústria ressaltam que pelo processo ser ágil, quando se faz em série, o valor final fica mais em conta. TECNOLOGIA EDIÇÃO 199 Isso acontece devido a economia com mão de obra, pois o RBS necessita de menos mão de obra especializada que as obras convencionais, além de que quando o proprietário dispensa reboco e pintura, o custo final também acaba diminuindo.

1.1 Objetivo Geral

O objetivo geral da empresa é trazer de forma diferenciada o sistema de Concreto PVC para a região do estado de Sergipe, utilizando-se de diversos perfis construtivos para atingir o mercado consumidor de forma ampla, destacando-se pela inovação e qualidade nos serviços.

1.2 Objetivos Específicos

  • Estudar os materiais que compõe o sistema do Concreto PVC.
  • Avaliar possíveis materiais para melhorar o rendimento e objetivo finais.
  •  Buscar um fornecedor atuante na região para reduzir o custo e facilitar na hora de adquirir o material.
  • Criar perfis adequados para compradores de diferentes rendas, almejando abranger um mercado consumidor maior.
  • Construir obras experimentais para avaliar pontos a serem melhorados no sistema.
  • Buscar difundir os pontos positivos do RBS no mercado através da comparação com os concretos comumente usados.
  • Adicionar módulos de construção diferenciados para gerar uma maior flexibilidade na parte estrutural da obra.

2. Impactos Ambientais

        A construção civil é uma importante fonte de renda e influente na economia da sociedade seus impactos também tem grande parcela diante do globo. Um canteiro de obra é um grande produtor de entulhos, lixos que na sua maioria tem um difícil tratamento de reciclagem.

                Desta forma o sistema PVC Concreto vem combatendo e amenizando esses impactos. Devido aos seus painéis projetados não existe desperdícios de materiais, formas de encaixe facilitam e anula a perda. Além de ser um material todo reciclado que é uma grande vantagem. CONCRETO PVC II, 18 de Dezembro, 2011. Aldo Werle. Impactos Ambientais.

3. Estrutura

O sistema construtivo de painéis estruturais de PVC preenchidos com concreto foi desenvolvido para a construção de obras de arquitetura e engenharia, sendo adequado a diversas tipologias de projeto e constituindo uma alternativa para moradias horizontais unifamiliares do segmento econômico . É composto por diferentes perfis modulares vazados de PVC, acoplados entre si por meio de encaixes "fêmea e fêmea" unidos por perfis "chaveta", e posteriormente preenchidos com concreto, produzindo paredes e divisórias resistentes para construção de edificações. A tecnologia é indicada para a produção de paredes estruturais para casas isoladas ou geminadas, térreas ou assobradadas, podendo ser adotada em qualquer uma das oito zonas bioclimáticas brasileiras. ROYAL DO BRASIL INDÚSTRIA DE PERFIS DE PVC LTDA.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)   pdf (194 Kb)   docx (31.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com