TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REFERÊNCIA TEÓRICA

Projeto de pesquisa: REFERÊNCIA TEÓRICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.953 Palavras (12 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 12

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho apresenta o PIM – Projeto Integrado Multidisciplinar.Os teóricos da Administração Científica e da Teoria Clássica de Administração consideravam que o importante era aperfeiçoar os sistemas de trabalho,elaborando os sistemas mais eficientes e racionais possíveis.Acreditava-se que sistemas perfeitos e bem ajustados seriam suficientes para obter os resultados desejados.

Enquanto se desenvolvia e avançava as Escolas da Administração de Taylor e Fayol, crescia paralelamente o modelo burocrático de Weber, com seu estruturalismo organizacional e princípios comportamentais rígidos.

Teve como fonte de pesquisa a empresa Vistec Serviços e Tecnologia Ltda, que atua no ramo de seguimento de fornecimento de mão de obra especializada. Que por sua equipe nos recebeu gentilmente nos prestou informações necessárias para que fosse possível a realização deste trabalho.

2. REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 ABORDAGENS CLÁSSICAS

A abordagem clássica se dividiu em duas fases: Administração cientifica com o americano Frederick Winslow Taylor e teoria clássica com o europeu Henry Fayol.

O surgimento da administração cientifica está diretamente ligada ao contexto norte americano da virada do século XX. Com o fim da Guerra da Secessão, a indústria expandiu-se aceleradamente, o que gerou preocupações também com o aumento da eficiência nos processos de produção. Este aumento na eficiência seria conseguido, de acordo com os proponentes da administração cientifica, com a racionalização do trabalho (MAXIMIANO, 2000).

Outras pessoas que deixaram grandes contribuições para a administração científica foram Henry Gantt, assistente de Taylor, cuja suas principais realizações destacam-se seus estudos sobre resistência à mudança e normas grupais; e seu controle gráfico diário da produção (gráfico de Gantt), que se tornou a mais importante técnica de planejamento e controle de projetos. Outro foi Hugo Munsterberg, doutor em psicologia que foi um dos primeiros estudiosos a desenvolver testes de seleção de pessoal para empresas.

2.2 TEORIA CIENTÌFICA

Frederick winslow Taylor é considerado o fundador da administração cientifica. Nascido na Filadélfia estados unidos, de uma família rica em princípios rígidos e educado debaixo de uma mentalidade de disciplinas (CHIAVENATO, 1993).

Iniciou a sua historia na escola de direito de Harvard, mas não chegou a seguir carreira de advogado como a sua família. Trabalhou como torneiro mecânico e dentro desse período percebeu vários vícios de má administração, como falta de orientação técnicas para os funcionários, falta de controle e outras divergências entre operário e os gerentes da fabrica. (REBOUÇAS, 2008).

Taylor deu um grande salto nos processos tradicionais dos métodos de trabalho por meio da aplicação de métodos científicos (SILVA, 2008), baseou seus estudos pelo trabalho dos operários. E só mais tarde envolveu suas conclusões para a administração geral.

Sua teoria seguiu um caminho de baixo para cima, e das partes para um todo, dando ênfase na tarefa. Para ele administração tinha que ser tratada como ciência. Desta forma ele buscava aumento de produtividade pela parte do operariado da época pelo qual foi desqualificado pelas empresas (CHIAVENATO, 2008).

Taylor apresentou a empresa American society of mechanical engineers o sistema de tarefas. A norma do sistema colocado como se o tempo gasto por um operário de primeira qualidade na confecção de uma peça e calcula-se o numero de peças resultaria o valor do seu pagamento (MEIRELES, 2003), já aquele que menos produziu logicamente não teria o mesmo rendimento como aquele que produziu mais.

O que mais chama atenção na era taylorismo foi o poder que conferiu aos chefes (MEIRELES, 2003), mas porem não surgiu dele, já vem de séculos atrás.

Taylor não se aprofunda no poder de chefe, porem ele aplica meios de incentivos, como por exemplo: “se o operário batesse uma meta no final do mês, terá a bonificação maior do que a do outro operário”. Através desses incentivos que Taylor se iniciou (MEIRELES, 2003).

2.3 TEORIA CLÁSSICA

A escola clássica se construiu basicamente encima de duas teorias da administração. A científica iniciada em 1903, sob a liderança de Frederick Winslow Taylor e a teoria do processo administrativo sob a liderança de Henri Fayol, iniciada em 1906, na Europa. Na contribuição de diversos autores o termo administração e um processo de uso de recursos disponíveis e de atuação planejada, organizada, supervisionada e controlada, para alcançar os resultados previamente estabelecidos (OLIVEIRA, 2012).

Dois fatores genéricos podem ter originado a perspectiva clássica da administração: o crescimento desorganizado das empresas, com sua complexibilidade administrativa, exigindo uma abordagem mais científica para substituir a improvisações e o empirismo então dominante. A necessidade de aumentar a competência das organizações, no sentido de se obter melhor rendimento possível de seus recursos para enfrentar a competição que aumentava entre as empresas (SILVA, 2011).

A teoria clássica, ao contrario da cientifica partia do todo organizacional de sua estrutura para garantir eficiência a todas as partes envolvidas, fosse elas órgãos (como seções, departamentos), ou pessoas (ocupantes de cargos e executores de tarefas). O engenheiro francês, Henri fayol, fundador da teoria clássica da administração, partiu de uma abordagem sintética, global e universal da empresa, inaugurando uma abordagem anatômica e estrutural que rapidamente suplantou a abordagem analítica e concreta de Taylor (CHIAVENATO, 2011).

2.4 TEORIA DAS RELAÇOES HUMANAS

A teoria das relações humanas foi idealizada por Elton Mayo (1932), ele era psicólogo e cientista, desenvolveu essa teoria com base em diversos estudos. A teoria tem a intensão de estuda os efeitos e condições físicas dos trabalhadores a produtividade. Elton Mayo tinha o objetivo de pesquisar o motivo dos constantes conflitos entre trabalhadores e os empregados, o tedio e outras situações que eram comuns e dificultava o convívio e a produtividade. A experiência criada por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com