TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REG. TRAFEGO AÉREO

Por:   •  13/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.449 Palavras (10 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 10

REGULAMENTO DE TRAFEGO AEREO

Questão 1) 2 pontos

Pesquisa:

Encontre na Internet o sítio do CENIPA. Uma vez encontrado, acesse a ferramenta “Relatórios Finais”. Nessa ferramenta, faça uma busca por Relatório Final usando como entrada a matrícula de aeronave PTRFC. Baixe o Relatório Final correspondente ao incidente. Analise o relatório. http://prevencao.potter.net.br/relatorio/page/1

No sítio AIS WEB, busque pela ICA 53-2 SALA AIS. http://publicacoes.decea.gov.br/index.cfm

Caso o sistema do DECEA esteja em pane, e só nesse caso, baixe a documentação no EVA da disciplina, área MATERIAL DA TURMA.

Na página 58 da ICA 53 -2, leia o item 6.2, Ações do Operador da Sala AIS de Aeródromo. Atenção especial deve ser dada aos itens 6.2.1 .a e 6.2.1b

Qual o âmbito de aplicação da ICA 53-2? Justifique.

A ICA 53-2, contém instruções de cumprimento obrigatório que se aplica aos administradores, aos operadores e aos usuários de uma sala AIS. Neste documento estão as normas descrita de responsabilidades, atuações e serviços prestados pela sala AIS. Suas normas são definidas e publicadas pelo DECEA que está subordinado ao Comando da Aeronáutica.

b) Considerando as Ações Corretivas Adotadas , as Recomendações de Segurança expostas no Relatório Final Simplificado 144/IG/2014 relativo ao episódio ocorrido com o PTRFC, assim como sua leitura da ICA 53-2, responda: a crítica feita pelo AIS alcança o conteúdo material do plano de voo ou é limitada aos aspectos formais de preenchimento do formulário? Justifique.

Conforme consta na ICA 53-2 a função do operador que recebe o PLN na sala AIS (Sala de Informação Aeronáutica), tem a função de verificar se o preenchimento do formulário do PLN de voo está correto, ou seja se os campos estão preenchidos e de forma correta. Caso o plano apresente erro de preenchimento o mesmo será recusado e solicitado a sua correção. Somente após a sua correção e não havendo nenhuma outra inconsistência no preenchimento do PLN o mesmo será aceito. Conforme expresso no item 6.2.1.a da ICA 53-2. A crítica feita pela AIS está limitada ao aspecto formal de preenchimento do formulário.

Conforme relatório do CENIPA não apresenta nenhuma recomendação referente a atuação da sala AIS o que reforça ao entendimento de limitação formal ao preenchimento do formulário conforme descrito na ICA 53-2.

Questão 2) 2 pontos

a) O nível de voo 270 (FL270) é par ou ímpar? Justifique sua resposta segundo as normas brasileiras.

FL270 é ímpar. No Brasil foi adotado a divisão entre rumos magnéticos sendo que rumos com proa 000 a 179 pertence aos níveis impares que vão de FL10 a FL410 tendo sua separação em 1000 pés e o FL410 ao FL530 com separação de 2000 pês. Para os rumos magnéticos de 180 a 359 os níveis pares compreendem os FL20 ao FL400 tendo sua separação de 1000 pês e o FL400 ao FL510 com separação de 2000 pés

Estes níveis são associados a voos IFR fora de aerovia.

Qual o mais alto FL no qual se pode voar VFR segundo as normas brasileiras? Justifique.

Voo VFR está limitado ao nível FL145, O voo acima do FL145 encontra-se um ar com pouca densidade o que implica as aeronaves voarem em uma maior velocidade para um voo estável. Desta forma acarretaria em outro problema que seria o de separação de trafego. O voo VFR baseasse na visão para prover separação de trafego de outras aeronaves assim as aeronaves em altas velocidades ficaria impraticável sua visualização acarretando uma grande falta de segurança para os voos VFR.

Questão 3) 1 ponto

Analise o documento abaixo, o qual é um fragmento das regras do ar chilenas. Saiba que “derrota” significa “rumo” em espanhol.

Fonte: Leychile. Disponível em: http://www.leychile.cl/Navegar?idNorma=1053079&buscar=reglas+del+aire

Aponte diferenças entre a norma chilena e a brasileira.

O Brasil adotou de forma padrão a divisão de rumo magnéticos e seus níveis de voo desta forma olhando para rosas dos ventos ou para a bussola, basta fazer uma divisão visual na vertical que identificaremos do lado esquerdos os níveis pares e do lado direito os níveis impares. Porem no Chile não foi possível se utilizar do mesmo formato, pois o território do país possui uma forma alongada no sentido norte – sul. Desta forma foi necessário se utilizar a divisão dos rumos magnético numa forma mais diagonal assim sua divisão entre os níveis se iniciam entre os rumos magnéticos 030 a 209 os níveis impares e de 210 a 029 os níveis pares.

Com relação a separação podemos observar que entre os níveis FL10 a FL410 impares existe a separação de 1000 pés. Os níveis FL20 a FL400 pares existe a separação de 1000 pés. No FL410 a separação passa para 2000 pés e no FL450 um novo aumento na separação para 4000 pés. Esta separação atende aos voos IFR, pois os voos VFR estão limitados ao FL245. O Chile também adotou a regra que voos visuais são acrescentados o valor de 500 em seus níveis ex: FL245 24.500 pés. Voos VFR noturnos estão limitados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (68.3 Kb)   docx (20.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com