TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATORIO DE ESTAGIO

Exames: RELATORIO DE ESTAGIO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  4.041 Palavras (17 Páginas)  •  931 Visualizações

Página 1 de 17

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

INSTITUTO FEDERALDE MATO GROSSO CAMPUS CÁCERES

TÉCNICO DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS INTEGRADO AO ENSINO

MÉDIO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA ÁREA DE INFORMÁTICA

THAIS SANTOS NEVES

CACERES – MT

ABRIL DE 2014

THAIS SANTOS NEVES

RELATORIO DE ESTAGIO SUPERVISIONADO NA ÁREA DE INFORMÁTICA

Relatório de estágio supervisionado apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Campus Cáceres, como requisito parcial para conclusão do Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas Integrado ao Ensino Médio.

Orientador: Prof. Ms. Fabiano da Guia Rocha

CACERES – MT

ABRIL DE 2014

DEDICATÓRIA

Aos meus pais, José Emiliano e Eliane Noemia, que em momento algum me desampararam. Minha conquista é o mais puro resultado do apoio e dedicação que sempre pude contar.

AGRADECIMENTOS

A Deus, ser supremo no qual possuo crença. Aos meus pais, José Emiliano Neves Filho e Eliane Noemia dos Santos. Meus amigos de curso que vivenciaram e, junto comigo concluem mais uma etapa escolar, amigos – Bruna Pereira dos Santos, Rodrigo Santos e Aparecida Mendes Barbalho, que se tornaram indispensáveis mesmo com a distância. Aos professores, em especial ao Ms. Fabiano Rocha que se dispôs a assumir o posto de orientador. Professores responsáveis por parte notável do conhecimento que desenvolvi na instituição. A empresa Fapan que proporcionou um ambiente de total acolhimento e didática para o desenvolvimento do estágio.

Muito do que você fizer será insignificante.

Mas é muito importante que você faça.

(Mohandas K. Gandhi)

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 6

1. HISTÓRICO DA FAPAN 8

2. DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES 9

2.1 As atividades realizadas na Fapan foram: 10

2.1.1 Formatação de computadores 10

2.1.2 Instalação de Sistemas Operacionais 11

2.1.3 Instalação de Drivers 12

2.1.4 Realização de backup dos arquivos 12

2.1.5 Instalação de Softwares 12

2.1.6 Crimpagem de cabos de rede 13

2.1.7 Configurações de rede 14

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS 15

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 16

INTRODUÇÃO

O curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas Integrado ao Ensino Médio por ser vinculado as matérias do ensino regular possibilita desde os primeiros contatos uma visão de abrangência e desenvolve a capacidade de copular assuntos e experiências para maior desenvolvimento individual e coletivo. A grade curricular possibilita um o contato do aluno com seu ramo de estudo.

O período de estágio, é de suma importância principalmente pela oportunidade que foi dada a mim de desenvolver as atividades junto a meus companheiros de curso/sala, Fernando Henrique Nascimento e Pedro Henrique Barbiero, ambos no mesmo período de tempo.

As atividades do estágio supervisionado foram desenvolvidas na Faculdade do Pantanal (FAPAN), localizada no município de Cáceres – Mato Grosso, no período do dia 25 do mês de junho do ano de 2012 ao dia 03 do mês de agosto do ano de 2012, com carga horária de 180 (cento e oitenta) horas, sendo das 12:00 horas até 18:00 horas totalizando 6 (seis) horas diárias.

O estágio foi na área de manutenção de microprocessadores, abrangendo as seguintes atividades: Análise de hardware e parte física dos microprocessadores, levantamento dos equipamentos, números de máquinas e periféricos, equipamentos acessórios que sejam ligados ao unidade central de processamento (CPU), montagem e instalação de máquinas na sala dos professores que durante o período de estagio estavam sendo instaladas devido a ampliação do número de profissionais, suporte técnico e reparo das máquinas existentes na biblioteca e no laboratório de Tecnologia de Informação (T.I.) com 40 (quarenta) máquinas fixas, que dão suporte, ao curso de Sistemas de Informação, autorizado pela portaria 472, do dia 01 do mês de junho do ano de 2007 publicado no Diário Oficial da União (D.O.U) no dia 04 do mês de junho do ano de 2007, em um dos dois laboratórios que pertencem a faculdade, objetivando de preparar as devidas máquinas para a utilização com um bom desempenho das atividades dos docentes e discentes do curso de Bacharel em STI.

As atividades serão expostas de forma detalhada e exempladas no decorrer do relatório, de forma linear cognitiva e temporal.

1. HISTÓRICO DA FAPAN

No início dos anos 90, foi criado o Colégio Decisão em Pimenta Bueno, Rondônia. Uma história de sucesso se iniciava, com bons resultados até então. Em 1999, iniciou-se um novo projeto visando atender as necessidades da população da região, surgindo a Faculdade de Pimenta Bueno – FAP. Após conquistar seu espaço na região como uma referência na área de ensino superior, o próximo objetivo foi levar o projeto educacional para novas regiões, a primeira delas foi a região oeste do Mato Grosso. Em 2007, foi criada no município de Cáceres a Faculdade do Pantanal - FAPAN, mantida pelo Centro de Educação do Pantanal LTDA. Com esse novo objetivo cumprido, no ano seguinte a expansão continuou, chegando a Faculdade de São Paulo - FSP, em Rolim de Moura – Rondônia. Em 2009, surgiu a Faculdade Meta – FAMETA, em Rio Branco – Acre.

Com o objetivo de gerenciar as faculdades, em 2009, foi criado legalmente o Grupo Athenas. A cidade de Ji-Paraná – Rondônia, recebeu a Faculdade Pan-americana de Ji-Paraná em 2011, estabelecendo na própria a sede do grupo, tornando-se um dos grupos educacionais mais reconhecidos do estado. São mais de 7 (sete) mil alunos matriculados em 62 (sessenta e dois) cursos técnicos, de graduação e pós-graduação nos 5 (cinco) polos, sendo que, 1301 (um mil trezentos e um) são do polo do município de Cáceres. Matriculados em 6 cursos de graduação e mais de 20 cursos de pós graduação. A faculdade tem 2.500 (dois mil e quinhentos) m² de área construída, localizada na Avenida São Luiz, próximo ao Estádio Municipal de Futebol Geraldão.

O curso de Bacharelado em Sistemas de Informação. Autorizado no ano de 2007. Com duração de 08 (oito) semestres, carga horária de 3200 (três mil e duzentas) horas na modalidade presencial, capacita os futuros profissionais a utilização de tecnologias, visando à resolução de problemas que impliquem construção e uso de sistemas de informação, dando enfoque ao curso, pois, ele é inteiramente voltado para a área de informática nos proporcionando a oportunidade de realizar o estágio de forma mais especifica na área subordinada pelo Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas Integrado ao Ensino Médio, pelo Instituto Federal de Mato Grosso, campus Cáceres.

Subjugado pela realização do estágio.

2. DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES

A Faculdade do Pantanal (FAPAN) possui uma boa estrutura voltada para a área de informática, contém dois laboratórios, sendo cada com 40 (quarenta) microprocessadores, mais 25 (vinte e cinco) máquinas instaladas na biblioteca e 10 (dez) foram instalados durante os estagio na sala dos professores, ambos com o Sistema Operacional (SO) Windowns 7, coleção de programas que inicializam o hardware do computador e fornece rotinas básicas para controle de dispositivos. O SO Windows 7, é uma versão do Microsoft Windows produzidos para o uso de processadores pessoais. Lançado no dia 22 de julho do mês de julho do ano de 2009, começou a ser vendido livremente no mês de outubro do mesmo ano. O sistema é utilizado pelo fato da excelente aceitação que ele teve pelos usuários e mesmo na atualidade com o lançamento de uma nova versão do SO o Windows 8 a Microsoft Windows revelou que no início do ano de 2014 o sistema operacional ainda abrange 49% (quarenta e nove por cento) dos usuários de Sistemas Operacionais. No laboratório de Tecnologia de Informação é utilizado também o Sistema Linux por questões políticas e por ser um sistema livre, seguro e de importância para a didática. A preocupação com a estruturação de instalação de cabeamentos a distribuição das máquinas e conforto dos laboratórios são notáveis. No cabeamento de rede é utilizado o cabo UTP (cabeamento por par trançado) categoria 5 (cinco) utilizado em redes locais, atuando em frequência de até 100 (cem) MHZ (Mega Hertz) com taxa de até 100 (cem) Mega Bits por Segundo (Mbps). Com ambiente completamente agradável e com funcionários estavam sempre dispostos a nos ajudar conforme nossas necessidades e dúvidas que foram surgindo, consequência do contato com novas informações e meios de aplicação diferenciados do que estávamos acostumados e lidar.

Durante o estágio na Faculdade do Pantanal, diversas atividades foram desenvolvidas, principalmente na área de TI (Tecnologia de Informação), visando muito além do cumprimento de carga horária. As atividades desenvolvidas foram de suma importância para uma melhor absorção do conteúdo em torno da área, sempre com o objetivo principal de gerar novos conhecimentos através das mais variadas formas, indagações, percepções, debates e opiniões. As atividades executadas na instituição durante o período de estágio foram cuidadosamente acompanhadas por funcionários plenamente capacitados na área de informática, contando também com a supervisão do Professor Ms. Léo Emanuel Lopes da Silva Garcia, que atua como coordenador e professor do curso Bacharel em Sistemas de Informação, na Fapan.

2.1 As atividades realizadas na Fapan foram:

• Formatação de computadores;

• Instalação de Sistemas Operacionais;

• Instalação de Drivers;

• Realização de backup dos arquivos;

• Instalação de Softwares;

• Crimpagem de cabos de rede; • Configurações de rede;

2.1.1 Formatação de computadores

O computador é um conjunto formado pela combinação adequada de hardware e software, sendo hardware a máquina em si, é o equipamento com suas peças mecânicas e eletrônicas. Software nada mais é do que o conjunto de procedimentos que fazem com que o computador execute as tarefas. Sendo assim, o computador é um processador de dados, que aceita as informações oriundos dos dados de entrada e com elas efetuam operações programadas, processamento, logo após fornece resultados. Com o uso do microprocessador ela acaba apresentando falhas/problemas devido e instalação e desinstalação de alguns softwares que deixam lixo na memória, ou pelo fato da troca de sistema operacional entre outros tantos exemplos. Com isso é inevitável a formação de computadores até mesmo para um melhor desempenho da máquina, durante o estágio houve a possibilidade da realização da formatação dos computadores.

A formatação de um computador é uma exclusão de dados do disco rígido, reorganizando-o da maneira que o próprio necessita para receber um novo sistema operacional, sendo que esse processo pode ter diversas finalidades, porém o maior objetivo e sempre buscar o melhor funcionamento das maquinas. Em busca das vantagens geradas pela formatação da máquina, foi iniciado um trabalho de formatação de todas maquinas da biblioteca e de um dos laboratórios de informática, pois, após um diagnóstico feito nessas maquinas foi constatado a necessidade de formatação devido à grande quantidade de erros que não podiam ser reparados por softwares, em muitos casos softwares maliciosos, conhecidos como vírus graves que compromete o desempenho da máquina e a segurança dos dados que estão armazenados.

Na instituição, principalmente na biblioteca pelo fato de alguns usuários serem leigos na área de informática os computadores apresentavam um desempenho comprometido, com isso chegamos à conclusão de que seria de bom proveito realizar a formatação de todas as máquinas, para que ao fim do estágio todas tivessem com um bom desempenho, principalmente pelo fato de que no início do estágio a instituição se encontrava em recesso, com consequência havia uma ótima oportunidade para deixar todas as máquinas em perfeito funcionamento e com uma mobilidade maior. Levando em consideração que as máquinas possuíam um software de congelamento de nomeado de Deep Freeze Standard um programa de recuperação de sistema que “limpa” o computador toda vez que o sistema operacional é reiniciado, restaurando suas configurações originais e diminuindo novas ameaças, então o backup (cópia de segurança dos dados dos computadores) eram práticos e rápidos, pois, não continham dados adicionais dos usuários finais. As máquinas então estavam aptas a receber a instalação do sistema operacional que segundo o Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), sistema operacional é um programa que age intermediário entre o usuário e o hardware do computador com objetivo de controlar a execução dos programas do usuário, facilitar o uso dos sistemas computacionais e fazer o uso do hardware de forma eficiente.

2.1.2 Instalação de Sistemas Operacionais

Nesta atividade do estágio a instalação do sistema operacional é o passo seguinte após o disco rígido estar formatado, o sistema operacional deve ser instalado, SO é o principal software de um computador, pois sua base é uma coleção de programas que inicializa o hardware do computador, é responsável por gerenciar de maneira adequada a máquina e seus softwares, além de fazer a interação através de interface entre a máquina e o usuário.

Novamente instalamos o mesmo sistema operacional que haviam nas máquinas antes, Windows 7, biblioteca e laboratório de TI, em especifico no laboratório também foi necessário instalar o sistema Linux por questões didáticas, a instalação do Windows 7, se deu pelo fato de que a maioria dos alunos da instituição possuem facilidade com o próprio, sendo que a popularidade do sistema é indiscutível, mesmo na atualidade segundo a própria empresa Microsoft a versão 7 (sete) da Windows é a mais utilizada em análise geral de usuários físicos. Com isso deve-se levar em consideração a acessibilidade e aceitação dos sistemas para um melhor rendimento de operação dos usuários (alunos).

No laboratório de informática o sistema operacional foi instalado em dual boot, com o sistemas Windows 7, e, Linux, dual boot é um sistema que permite a escolha entre dois sistemas operacionais instalados no mesmo microcomputador quando o mesmo é ligado, isso é feito pela instituição para aumentar a oferta de acessibilidade para os alunos e também por fins educacionais.

2.1.3 Instalação de Drivers

No início do processo da formatação, é necessário um certo cuidado em relação aos drivers, pois eles são softwares que fazem a comunicação entre o sistema operacional e dispositivos de hardware, como placa de rede, placa de vídeo, entre outros, devido a isso, antes de iniciar a formatação é preciso verificar se existe algum disco rígido com os drivers específicos de cada dispositivo. Seguindo esses requisitos após a formatação e a instalação do sistema operacional, o próximo passo necessário era fazer a instalação dos drivers específicos do computador, que são separados de acordo com o modelo do computador e sistema operacional utilizado.

Todos arquivos de drivers que foram necessários na manutenção das maquinas que fazem uso do Windows 7 foram obtidos através de CD’s, fornecidos pelo próprio fabricante, e em alguns casos, baixados no site do próprio fabricante. Já no caso da instalação Linux não era necessário instalar drivers, pois, o próprio na maioria da vezes instala automaticamente seus devidos drivers, essa é uma de suas características benéficas do sistema além de muitas outras.

2.1.4 Realização de backup dos arquivos

Com o objetivo de não perder dados importantes, que são deletados com a formatação, antes do início da formatação é feita a cópia de dados de um dispositivo de armazenamento para outro, na Fapan foi feito o uso de um HD externo, periférico de armazenamento, para a realização desse processo. O principal objetivo dessa tarefa, é que em casos específicos que tenham a necessidade de restauração de arquivos, exista essa cópia de segurança, disponibilizando essa opção de restauração de dados após a formatação. Assim se necessário, pode-se em caso de necessidade pode restaurado todos os dados existente na máquina antes do processo de formatação.

2.1.5 Instalação de Softwares

Após a formatação e a instalação dos sistemas operacionais, foram feitas as instalações dos softwares conforme as necessidades dos microprocessadores e dos usuários, considerando que o laboratório possui necessidades diferenciados das máquinas da biblioteca, sendo esse o terceiro passo realizado após a formatação. Desse modo, os softwares eram instalados de acordo com a função que o computador exercia na instituição, através disso evitamos a ocupação da memória do microprocessador com softwares desnecessários. Esses softwares tinham várias finalidades, como: navegação na internet, criação e edição de textos, proteção contra vírus, congelamento da memória, entre outras várias funções buscando trazer facilidades e segurança para os usuário. Os aplicativos mais frequentes instalados foram:

• Browsers ou Navegadores Web (Chrome e Firefox) – São responsáveis pelo acesso a páginas de internet, passando de forma pratica ao usuário arquivos HTML que estão armazenados em servidores web.

• Pacote Office e LibreOffice – São pacotes de programas que servem para edição e criação de: apresentação de slides, textos, planilhas eletrônicas e bancos de dados locais, Office pertence a plataforma Windows e LibreOffice à plataforma Linux, software livre. Ambos instalados no laboratório de TI, dual boot.

• Antivírus (Avast) – É um software encarregado de proteger o computador contra programas mal-intencionados como vírus e worms (programas desenvolvidos para interferir no comportamento do computador, corrompendo, adicionando, excluindo ou roubando dados). Os antivírus detectam, paralisam e retiram esses programas.

• Deep Freeze – É um software utilizado para ‘congelar’ a memória do computador, sendo muito importante na administração de computadores públicos. Cada vez que a máquina é desligada, tudo volta a ser como era no momento do congelamento.

2.1.6 Crimpagem de cabos de rede

Tratando-se de uma rede cabeada local sem o requerimento de transporte de pacotes de grande porte os cabos utilizados pela instituição são classificados com UTP (cabeamento por par trançado) é um tipo de cabeamento que possui pares de fios entrelaçados um ao redor do outro, com essa característica eles diminuem as interferências eletromagnéticas de fontes externas e interferências por crosstalk, interferências mútuas também conhecida como linha cruzada. Os cabos UTP possuem 10 (dez) categorias, nomeadas de categoria 1 (um) até categoria 7 (sete), existem as categorias 5e (cinco e), 6a (seis a) e 7a (sete a) as categorias que o nome é composto por uma vogal após o número traz como a principal diferença entre ele a sua versão primária a capacidade de transferência que por exemplo na categoria - CAT 6a é de 500(quinhentos) Mega Hertz e o –CAT 6 suporta apenas 250 Mega Hertz.

Os cabos utilizados pela Fapan são UTP da categoria 5e, com capacidade de transferência de 125 Mega Hertz, criada com a revisão da norma EIA/TIA-568-B (conjunto de padrões da Associação das Indústrias de Telecomunicação), segundo supervisão do doutor em redes de computação Jean Carlos Cardozo professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná no setor de Tecnologia em Eletrônica as normas de cabeamento de redes EIA/TIA-568-B determinam respectivamente o padrão para cabeamento, espaços e caminhos de telecomunicação principalmente em prédios comerciais.

Os cabos são importantes para o funcionamento de uma rede (quando não se trata rede sem fio), por serem tão importantes, o modo que os plugues são crimpados pode fazer que os dados da rede não sejam transmitidos da melhor forma ou até mesmo não transmitidos. A crimpagem dos cabos é um processo simples que consiste basicamente na conexão do cabo UTP, necessita-se de conectores RJ 45 (Registered Jack, interface física padronizada para padronizar equipamentos de telecomunicação), alicate de crimpar e o cabo de rede no caso especifico da instituição cabo UTP/CAT5e. Os cabos de rede são ajustados ao conector obedecendo as normas EIA/TIA-568-B.

O processo de crimpagem foi realizado principalmente na instalação das máquinas da sala de professores que estava sendo instalada, aonde foram crimpados todos os cabos para os computadores da sala seguindo as normas internacionais estabelecidas pela EIA/TIA-568-B e utilizando os equipamentos recomendados e teste de funcionamento ao fim da crimpagem.

2.1.7 Configurações de rede

Redes de computadores é formada de módulos processadores capazes de trocar informações e partilhar recursos, a grosso modo é quando pelo menos dois computadores compartilham recursos físicos ou lógicos. A internet por exemplo é um amplo sistema de comunicação que conecta muitas redes de computadores.

Por fazerem a conexão entre diferentes computadores dentro de uma empresa ou de uma residência compartilhando arquivos ou dispositivos, as redes de computadores são importantes, independentemente de serem ligadas a cabo ou conexão wireless.

Seu funcionamento visa que cada computador recebe um endereço IP, que o conectará na rede e o identificará dentro dela. A rede Fapan foi ligada através de cabos UTP, com isso o primeiro passo era conecta-los e verificar se as leds das placas estavam acesas, durante o período de estágio não tivemos problemas no funcionamento da conexão, o segundo era configurar os endereços para que os computadores pudessem compartilhar informações. Os computadores da rede utilizavam o sistema operacional Windows 7, mas poderiam ser de sistemas operacionais diferentes, já que o modelo TCP/IP (protocolo que copulou um conjunto de regras de comunicação entre computadores em rede) faz com que os sistemas operacionais sejam compatíveis dentro da rede de comunicação.

As maquinas eram clientes ligados a um servidor, o qual realizavam as tarefas retornando uma resposta para uma requisição do cliente.

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS

O estágio por si só proporciona a oportunidade de interligar conhecimentos adquiridos em sala de aula com experiências vividas, o resultado dessa ligação é um acumulo e refinamento dos conhecimentos tornando-se então de suma importância e de elevação hierárquica na base curricular de futura profissional na área. As atividades práticas inicialmente nos remetem a uma espécie de dúvida oriunda principalmente pela falta de prática e experiência, a partir de então é possível notar a diferença didática que as atividades práticas proporcionam, pois, em meados do período de estágio a manipulação das atividades práticas fluíam de forma natural e com melhores resultados, principalmente pelo fato de sempre ter um acompanhamento caso houvesse dúvidas ou manifestos indesejáveis.

Como assunto de peculiaridade a permutação e migração em diferentes setores da empresa possibilitou em leque muito mais abrangente de conhecimentos, pois, foi através desse oportunidade que se fez necessária a pesquisa de diversos conteúdos e temas como consequência o valor acumulativo de conhecimento foi julgadamente muito superior ao esperado em comparação a o desenvolvimento de uma atividade estática. A buscar por aperfeiçoar e aprender permitiu ao fim do estágio a sensação de gratidão e dever cumprido, os ganhos foram muito, o crescimento didático e de experiência surtiram plenos resultados na vida profissional e acadêmica não deixando de ressaltar que a convivência com meus companheiros de estágio/curso, Fernando Henrique Nascimento e Pedro Henrique Barbiero foi um dos motivos que me encorajou e possibilitou a realização do estágio na empresa Fapan, o trabalho em coletividade sempre me estimula e pelo fato de que posso ajudar e receber ajuda sempre que necessário, aprendemos e compartilhamos diversos conhecimentos, ampliamos nossos saberes e adquirimos experiências, justo pelo fato de que o estágio exigia cumprimento de horário e presença, com todo um acompanhamento por parte da instituição.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO FAPAN < http://www.fapan.edu.br/>. Acesso em: 15 de março de 2014.

DUARTE, Bruno. Periféricos. 2008. Disponível em: < http://brunoduarte.files.wordpress.com/2008/03/perifericos.pdf> Acesso em: 15 de março de 2014.

ETLINGER, Gabriel. MOURA, Claudia Schmidt. SANTOS, Rodrigo Canavezzi. OLIVEIRA, Pedro Lucas Moreira. BALASTRERO JUNIOR, José Orlando. DUARTE, Écio Naves. ESTUDO DE CASO DOPROCESSAMENTO DE CRIMPAGEM EM TERMINAIS ELETROMECÂNICOS. Instituto Federal de São Paulo. Sinergia, São

Paulo. p. 190-198, maio/ago. 2011. Acesso em <

http://www2.ifsp.edu.br/edu/prp/sinergia/complemento/sinergia_2011_n2/pdf_s/segmen tos/artigo_08_v12_n2.pdf>. Acesso em: 15 de março de 2014.

Guia do Hardware. Disponível em:

<Http://www.guiadohardware.net/tutoriais/formatacao-sistemas-arquivoq> Acesso em: 15 de março de 2014.

INFRAESTRUTURA FACULDADE DO PANTANAL <

http://www.athenaseducacional.com.br/fapan/index.php/institucional/infraestrutura> Acesso em: 15 de março de 2014.

LASKOSKI, Gustavo Theodoro. NORMAS EIA/TIA-568-B. setor de Tecnologia Eletrônica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Curitiba, 2005. <Http://pessoal.utfpr.edu.br/gustavothl/telecom/doc1.pdf> Acesso em: 15 de março de 2014.

JANDL JUNIOR, Peter. Notas sobre Sistemas Operacionais: Processamento de dados. Versão 1.1 Fevereiro/2004. Acesso em: < http://rossano.pro.br/fatec/cursos/soii/SistemasOperacionais-peter-jandl-jr.pdf> Acesso em: 15 de março de 2014.

POZZER, Cesar Tadeu. Disco Rígido (HD): Formatação de Computadores. Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, 2006.

PRIMO, Alex Fernando Teixeira. INTERAÇÃO MEDIADA POR COMPUTADOR: a comunicação e a educação a distância segundo uma perspectiva sistêmicorelacional. Tese de Doutorado. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Curso de Pós-Graduação em Informática na Educação. Março 2013. Acesso em: < http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/6959/000449573.pdf?sequence=1>. Acesso em: 15 de março de 2014.

MAZEIRO, Carlos Alberto. Sistemas Operacionais: Conceitos e Mecanismos. Junho 2013. Acesso em: < http://dainf.ct.utfpr.edu.br/~maziero/lib/exe/fetch.php/so:socap09.pdf>. Acesso em: 15 de março de 2014.

...

Baixar como  txt (26.9 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »