TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO 2 - CARACTERÍSTICAS DE MEMÓRIA

Trabalho Universitário: RELATÓRIO 2 - CARACTERÍSTICAS DE MEMÓRIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  2.778 Palavras (12 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 12

Centro Universitário Anhanguera de Campo Grande – Unidade 1

RELATÓRIO 2 – CARACTERÍSTICAS DE MEMÓRIA

Campo Grande, Março de 2014

Centro Universitário Anhanguera de Campo Grande – Unidade 1

Augusto Cesar Gabriel de Castro

Danilo Nunes da Silva

Jaideson Renato Matsumoto Muniz

Jhonatan Neckel de Carvalho

Misael Silveira Barbosa Camargo

RELATÓRIO 2 – CARACTERÍSTICAS DE MEMÓRIA

Atividade Prática Supervisionada do Curso de Ciências da Computação apresentada como nota parcial da matéria de Organização de Computadores sob Orientação do professor Antônio Felício.

Campo Grande, Março de 2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

PRINCIPAIS TIPOS DE MEMÓRIA E SUAS CARACTERÍSTICAS

2.1 TIPOS E CARACTERÍSTICAS DE MEMÓRIA DE ACESSO ALEATÓRIO

2.2 TIPOS E CARACTERÍSTICAS DE MEMÓRIA DE ARMAZENAMENTO

2.3 CARACTERÍSTICAS DE MEMÓRIAS UTILIZADAS EM ULTRABOOKS

2.4 CARACTERÍSTICAS DE MEMÓRIAS UTILIZADAS EM TABLETS

2.5 CARACTERÍSTICAS DE MEMÓRIAS UTILIZADAS EM SMARTPHONE

2.6 CARACTERÍSTICAS DE MEMÓRIAS UTILIZADAS EM PC

DIFERENCAS ENTRE USB 3.0 E USB 2.0

CONCLUSÃO

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS

INTRODUÇÃO

No Trabalho a seguir será apresentada uma definição sobre o que é um subsistema de memória, os tipos de memória que constituem um sistema computacional, suas funções e suas características.

Também será descrito sobre os principais tipos de memória de acesso aleatório e principais tipos de memória para armazenamento de dados e sobre as tecnologias de memória utilizadas em Ultrabooks, Tablets, Smartphones e PCs.

PRINCIPAIS TIPOS DE MEMÓRIA E SUAS CARACTERÍSTICAS

A memória é o componente de um sistema de computação cuja função é armazenar as informações que são ou que serão manipuladas por esse sistema, para que elas possam ser prontamente recuperadas, quando necessário.

Conceitualmente, a memória é um componente muito simples, no entanto, em um sistema de computação não é possível construir e utilizar apenas um tipo de memória. Na verdade, a memória de um computador é em si um sistema, ou melhor, um subsistema, tendo em vista que é constituída de vários tipos diferentes de memórias interligados e integrados, com o objetivo já definido acima: armazenar informações e permitir sua recuperação quando requerido.

A necessidade da existência de vários tipos de memória ocorre devido ao aumento sempre crescente da velocidade do processador, muito maior que o tempo de acesso da memória e pela capacidade de armazenamento de informações que os sistemas de computação precisam ter, cada vez maior devido aumento do tamanho dos programas e pelo aumento do volume dos dados que devem ser armazenados e manipulados nos sistemas atuais.

Os parâmetros para análise das memória são:

Tempo de acesso – Indica quanto tempo a memória gasta para colocar uma informação na barra de dados após uma determinada posição ter sido endereçada. O valor do tempo de acesso de uma memória é dependente da sua tecnologia de construção e da velocidade de seus circuitos. Ele varia bastante para cada tipo, de alguns poucos nanossegundos, no caso de memórias tipo RAM até dezenas de milissegundos, no caso de memória secundária.

Ciclo de Memória – É utilizado apenas em memórias eletrônicas, é o período de tempo decorrido entre duas operações sucessivas de acesso à memória, sejam de escrita ou de leitura.

Capacidade – É a quantidade de informação que pode ser armazenada em uma memória; a unidade de medida mais comum é o byte, mas também podem ser usadas outras, como células, setores e bits. Dependendo do tamanho da memória indica-se o valor numérico total de forma simplificada, através da inclusão de K, M, G, T ou P.

Volatilidade – Memórias podem ser do tipo volátil ou não-volátil. A não-volátil é a que retém a informação armazenada quando a energia elétrica é desligada. A volátil é aquela que perde a informação armazenada quando a energia elétrica desaparece.

Tecnologia de fabricação – Algumas das tecnologias mais conhecidas e utilizadas são:

Memórias de semicondutores - são dispositivos fabricados com circuitos eletrônicas, são rápidas e relativamente caras se comparadas com outros tipos. Registradores, memória principal e memória cache são exemplos de memórias de semicondutores.

Memórias de meio magnético - são dispositivos como os discos rígidos, fabricados de modo a armazenar informações sob a forma de campos magnéticos. Devido à natureza eletromecânica de seus componentes em comparação com memórias de semicondutores, é mais barata e permite o armazenamento de grande quantidade de informação.

Memória de meio ótico – dispositivos como os CD-ROMs e CD-RWs. Tais dispositivos utilizam um feixe de luz para marca o valor (0 ou 1) de cada dado em sua superfície.

Temporariedade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com