TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO 2: Características De Memória

Monografias: RELATÓRIO 2: Características De Memória. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2014  •  1.344 Palavras (6 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 6

RELATÓRIO 2: Características de Memória

RELATÓRIO 2: Características de Memória

Trabalho de atividades práticas supervisionadas da matéria introdução à organização de computadores apresentado ao prof. referente ao primeiro bimestre do ano de dois mil e quatorze.

RELATÓRIO 2: Características de Memória

Trabalho de Atividades Práticas Supervisionadas da matéria Introdução à Organização de Computadores apresentado ao Prof. referente ao primeiro bimestre do ano de dois mil e quatorze.

Aprovado em ___ de ___________ de ______

BANCA EXAMINADORA

Prof.

________________________________________________

RESUMO

Neste documento iremos analisar, listar e comparar os principais tipos de memória, o que são, para que servem, e quais são suas funções. Falaremos sobre as memórias de acesso aleatório, de armazenamento e as características das memórias utilizadas em notebooks e tablets, abrangidos no relatório anterior.

SUMÁRIO

1 Introdução 6

2 Tipos e características de memória de acesso aleatório 7

2.1 RAM 7

2.1.1 DRAM 7

2.2 Memória CACHE 7

2.3 ROM 8

3 Tipos e características de memória de armazenamento 9

3.1 Disco Rígido Magnético 9

3.2 Por meio Óptico- Mídias 9

3.3 Por meio Eletrônico- SSDs 9

4 Características de memória utilizadas em ultrabooks. 10

5 Características de memórias utilizadas em Tablets 11

6 Diferenças do USB 2.0 e 3.0 12

7 Conclusão 13

Referências Bibliográficas 14

1 Introdução

A memória é um componente eletrônico, sendo um dos três componentes principais do computador moderno (processador, memória e controlador de entrada e saída), baseado na Máquina de Turing, responsável pelo armazenamento temporário ou definitivo de informações. Também permite a recuperação da informação armazenada quando requerido, que são manipuladas através de um sistema de computação. Ela serve como um depósito onde são guardadas as informações, para serem usadas quando for preciso.

Existem diversos tipos de memórias, sua necessidade de existência ocorre em virtude de vários fatores, como: O aumento da velocidade dos processadores, que é maior que o tempo de acesso da memória, acarretando atrasos nas transferências de bits entre memória e UCP. Um outro fator é, a capacidade de armazenar as informações que um sistema precisa ter, cada vez maiores, devido ao aumento da dimensão dos programas, como o volume de dados que precisa ser guardado e manipulado nos sistemas atuais.

Palavras chave: memória, armazenamento, componentes

2 Tipos e características de memória de acesso aleatório

As principais memórias de acesso aleatório são a memória RAM (Random Access Memory), e sua evolução DRAM (Dynamic RAM), a memória CACHE e a ROM (Read Only Memory). A principal característica da memória de acesso randômico é sua volatilidade, que tem os dados perdidos quando a energia é cortada. A memória ROM é um caso um pouco diferente, pois nos computadores atuais, a placa-mãe conta com uma pequena bateria que garante que os dados da ROM permanecerão gravados. Quando esta bateria se esgota temos que refazer as configurações básicas do computador pelo setup de BIOS.

2.1 RAM

Foi na década de 50, que surgiram as primeiras memória RAM, que são memória de acesso aleatório, ela pode acessar os dados de forma não seqüencial, que acaba acelerando os processos de leitura e escrita, e é totalmente volátil, necessita de energia para manter os bits, isso quer dizer que os dados podem ser perdidos quando o dispositivo não for alimentado corretamente. Enquanto o computador está ligado, a memória RAM armazena dados do programa em execução. Existem vários tipos de memória RAM.

2.1.1 DRAM

No ano de 1966, o Dr. Robert Dennard inventou a memória DRAM, que são memória de acesso aleatório dinâmico, é o padrão de memória que dura até hoje, após a década de 70, foi definida como padrão mundial. É a memória principal do computador, com ela pode ler, gravar e apagar informações, porém quando o computador é desligado, seu conteúdo é apagado.

2.2 Memória CACHE

A memória cachê é embutida ao processador, ela faz um intermediário entre o processador e memória do sistema, além de ser mais rápida, se comparada á memória RAM, sua função é armazenar dados usados com freqüência. Sem ela o desempenho do computador seria comprometido.

Há diferentes tipos de memória cachê, entre elas a L1, que se encontra no circuito interno do processador, e L2, que se encontra no circuito externo do processador.

2.3 ROM

Ao contrário da memória RAM, a memória ROM (memória de apenas leitura) não é uma memória volátil, pois ela não necessita de energia para manter os bits, sua função é oferecer dados somente para leitura, normalmente a ROM é utilizada para o armazenamento de pequenos softwares que funcionam somente no hardware para qual foram desenvolvidos. Existem diferentes tipos de ROM, que são: Mask-ROM, PROM, EPROM, EEPROM.

3 Tipos e características

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com