TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ATIVIDADE EXPERIMENTAL

Por:   •  17/11/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.226 Palavras (5 Páginas)  •  967 Visualizações

Página 1 de 5

RELATÓRIO DE ATIVIDADE EXPERIMENTAL

Curso: Engenharia Elétrica

Turma: ELE215AN

Disciplina: Circuitos Elétricos                        

Título do experimento:

Experimento 03 – Resistores 3

RGM: 294094

NOME: Juan Carlos Alves Santos

RGM:

NOME:

RGM:

NOME:

Professor: Leonardo Violim Lemos

Data:__27_/__10_/__2017__


  1. Introdução

Esse experimento foi muito importante para comprovar de forma pratica, eficaz e didática diretamente no laboratório e com ajuda de equipamentos e materiais adequados uns dos mais importantes Teoremas aplicados em Circuitos Elétricos, o Teorema de Thévenin, Norton e ponte de Wheatstone.

A atividade prática realizada envolveu a construção de circuitos elétricos com associações variadas  de  resistores,  a  verificação  experimental  do  Teorema  de  Thévenin,  do  Teorema  de Norton e  dos  princípios  da  ponte  de  Wheatstone.  Através  de  análise  d e  circuito  elétrico,  verificar  experimentalmente  a  validade  prática  dos Teoremas  de Thévenin e  Norton.  Além disso,  verificar  os  princípios  da  Ponte  de Wheastone.

O teorema de Thévenin permite que até os circuitos mais complicados possam ser reduzidos a uma única fonte de tensão e uma única resistência. A Importância de tal Teorema fica evidente quando tentamos analisar um circuito como mostrado abaixo.[pic 2]

[pic 3]

 O Teorema de Thevinin permite calcular a corrente e a tensão sobre uma carga através de um equivalente série entre a carga e a resistência do equivalente Thévenin do circuito, alimentadas pela tensão de Thèvenin calculada. A resistência de Thèvenin é determinada calculando-se a resistência equivalente vista pelos terminais onde estava a carga, após as fontes que estão presentes no circuito serem substituídas por curtos-circuitos (fonte de tensão) ou por circuitos abertos (fontes de corrente). A tensão de Thèvenin é determinada calculando-se a tensão sobre o aberto (terminais) onde se encontrava a carga.

O Teorema de Norton é uma técnica de análise de circuito similar ao Teorema de Thévenin. Usando esse teorema, o circuito é reduzido a uma única fonte de corrente e a um único resistor paralelo. Como no circuito equivalente de Thévenin, o circuito resultante de dois terminais é equivalente ao original quando estiver conectado a qualquer ramo ou componente externo.

[pic 4]

O circuito de losango ou ponte de Wheatstone é um esquema de montagem de elementos elétricos que permite a medição do valor de uma resistência elétrica desconhecida. Foi desenvolvido por Samuel Hunter Christie em 1833, porém foi Charles Wheatstone quem ficou famoso com a montagem, tendo-o descrito dez anos mais tarde. A ponte pode estar em equilíbrio ou não: a ponte é considerada equilibrada quando os resistores estão ajustados de maneira que o detector de corrente (amperímetro, galvanômetro) está aferindo uma corrente igual a zero. Desta maneira é possível descobrir a resistência desconhecida de um resistor através do produto e quociente das resistências conhecidas, tudo o que é necessário é saber o valor de outros 3 resistores para que se descubra a resistência desconhecida. O uso comum da ponte é na medição de resistência com extrema precisão. Em uma ponte desequilibrada podemos fazer a estabilização quando um dos resistores é variável (como um potenciômetro, por exemplo) e, assim, podemos alterar sua resistência até que não passe corrente pelo medidor. A ponte pode ser usada manualmente ou em versões automatizadas.[pic 5]

  1. Objetivos
  1. Comprovar o teorema de Thevenin;
  2. Comprovar o teorema Norton;
  3. Calcular as tensões e correntes em um circuito.
  1. Fundamentos Teóricos

A atividade prática realizada se desenvolveu de maneira envolveu a construção de circuitos elétricos com associações variadas de resistores, a verificação experimental do Teorema de Thévenin do Teorema de Norton,  do  Teorema  da  Superposição  e  dos  princípios  da  ponte  de  Wheatstone.  Através de análise de circuito elétrico, verificar experimentalmente a validade prática dos    Teoremas de Thévenin de Norton e da Superposição.  Além disso, verificar os princípios da Ponte de Wheastone.

  1. Materiais e Métodos
  • Módulo XA100M03.02;
  • Fios e cabos para conexões;
  • Transformador da placa base XA101;
  • Multímetro.

Utilizando o módulo XA 100M03.02 como indicado abaixo e o multímetro na posição de resistência, foi efetuada a medida da resistência total do circuito entre os pontos 1 e 2 como trimpot no máximo, Utilizando a fonte ajustável com uma tensão em 5V, efetuamos o ajusto do multímetro para a posição de tensão e medimos a tensão entre os pontos A e B. Foi ajustado o trimpot em 5 posições diferentes e apresentamos o equivalente Thevenin e Norton para os pontos A e B do circuito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (460.7 Kb)   docx (604.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com