TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Atividade Experimental

Por:   •  9/8/2018  •  Monografia  •  300 Palavras (2 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 2

INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA – CAMPUS ILHÉUS

Relatório de Atividade Experimental

Itabuna – BA

Julho - 2018

Introdução

Este trabalho possui como objetivo apresentar os resultados e relatar a atividade experimental química desenvolvida em sala de aula sob a orientação do Prof. Dr. Glauber Gonçalves. Será mostrado algumas das propriedades químicas presentes no sangue de boi.

        A atividade experimental consistia em analisar um determinado líquido e observar suas propriedades físicas, e reações ao entrar em contato com outras substâncias. Escolhemos como objeto de estudo o sangue de boi que encontramos na cantina do colégio.

       Primeiro, medimos a temperatura do liquido com a ajuda de um aparelho, o sangue possuía uma temperatura de aproximadamente 22,3 C° levando em consideração o ar-condicionado que estava ligado.

      Logo em seguida, calculamos a polarizabilidade das moléculas do sangue de boi, que atingiram α = 0,020 e utilizando um aparelho específico descobrimos que a condutividade elétrica do sangue é 6 814 vs/cm.

      Depois da condutividade elétrica, tivemos dificuldade para calcular o PH visto que para calculá-lo, é necessário adicionar um indicador ácido-base e observar a mudança de coloração em função do ph consultando a tabela de cores, porém a coloração avermelhada do sangue é muito forte e pigmentada. Porém, concluímos que o sangue é ácido, atingindo número 6 na tabela.

       Calculando a Dureza Total do sangue de boi, tivemos dificuldade novamente em razão da coloração do sangue. Foram necessário 400 gotas da substância química, multiplicado por 6,25 que resultou em 2500 mg/L, ou seja, o sangue de boi é um liquido muito duro.

      Cloretos (salinidade): 17 gotas.

Fundamentação Teórica

  1.  Polarizabilidade:
  2. Condutividade Elétrica:
  3. Ph:
  4. Dureza Total:
  5. Salinidade:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (120 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com