TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTAGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Por:   •  14/12/2017  •  Relatório de pesquisa  •  2.415 Palavras (10 Páginas)  •  428 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 2]

UNIVERSO

UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA

RELATORIO DE ESTAGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

LEANDRO ROCHA PEREIRA

 2016.2

[pic 3]

Salvador, 04 de Novembro 2016.


LEANDRO ROCHA PEREIRA

[pic 4][pic 5]

Professor Orientador: JEÃ CARLOS

Supervisor de Estagio: ROBERTO JOSÉ BATISTA CÂMARA

Salvador

2016.2

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        1

2        DESCRIÇÃO DA ORGANIZAÇÃO        1

2.1        Estrutura Funcional        2

2.2        Recursos Materiais        2

3        DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES        3

4        PRINCIPAIS RESULTADOS        6

4.1        Contribuições do estagio no aproveitamento do curso        6

4.2        Contribuições do curso no aproveitamento do estagio        6

5        CONSIDERAÇÕES FINAIS        7

REFERÊNCIAS        8

APÊNDICES        9

ANEXOS        12

        

        


  1. INTRODUÇÃO

O Estagio Supervisionado é um componente curricular implementador do perfil do futuro profissional e consiste numa atividade, diversificada e indispensável à consolidação de uma formação acadêmica adequada. O estágio é entendido como o eixo articulador da produção do conhecimento em todo o processo de desenvolvimento do currículo do curso. Aqui são relatadas as observações adquiridas durante o período vivenciado no ambiente profissional do estagiário na Austral Consultoria.

Foram mostradas a caracterização so local de estagio, identificação do campo de estagio e a correlação do curso de Engenharia de Produção com o estagio supervisionado a identificação e detalhamento em termos operacionais das atividades realizadas e por fim, avaliação dos resultados obtidos diante da aplicação das instruções e padronização realizadas,

A Certificação de Conteúdo Local é uma política de governo implementado para proteger a indústria nacional de bens e serviços voltado às atividades de exploração e desenvolvimento da produção de petróleo e gás. Assim sendo foi elaborado um sistema de parceria entre o governo, através da ANP, e certificadoras independentes como a Austral Consultoria.

O programa de estágio da Austral Consultoria foi desenvolvido de forma a integrar o colaborador no processo de certificação como um todo, desde a análise dos documentos iniciais, ao processo de cálculo de conteúdo local, e finalmente na elaboração do relatório do processo inteiro.

  1. DESCRIÇÃO DA ORGANIZAÇÃO

A Austral consultoria é uma empresa internacional de consultoria, especializada na prestação de serviços técnicos e de internacionalização, que atua no segmento do petróleo e gás natural, desde 2007. Criada para oferecer consultoria e desenvolver projetos nas áreas de Petróleo, Gás Natural, Energia, Mineração, Qualidade, Meio Ambiente e Segurança do Trabalho.

A certificação de Conteúdo Local é uma política de governo implementada para proteger a indústria nacional de bens e serviços voltados as atividades de exploração e desenvolvimento da produção de petróleo e gás. Assim sendo, com a política estabelecida, foi implementado um sistema de parceria entre o governo, através da ANP, e certificadoras independentes as quais aplicam metodologias especificadas em resoluções e portaria da ANP para atestar que os bens e serviços utilizados por concessionários operado no Brasil possuem uma parcela mínima de Conteúdo Local previamente acordado no leilão de arremate de bloco.

A Austral Consultoria acumulou ao longo dos anos de atividade grande experiência na prestação de serviços no segmento do petróleo e gás natural. Como empresa que presta serviços de Certificadora de Conteúdo Local são mais de 300 empresas atendidas em todo o Brasil e como consultoria em e desenvolvimento de projetos no segmento de petróleo e gás para as instituições: Gran Tierra (2012/2013); Alvopetro (2013) e Petroreconcavo (2014), dentre outros.

A coordenação dos trabalhos é feita pelo executivo proprietário da empresa, Roberto José Batista Câmara além dos consultores e outros colaboradores e estagiários.

  1. Estrutura Funcional

A empresa se divide em três setores: Qualidade, Produção e Financeiro. O setor de Qualidade é responsável pela análise dos procedimentos realizados e determinas os manuais a serem seguidos por cada setor como as instruções de Trabalho (IT) e o Procedimentos Operacionais (PO). O setor de produção é responsável por todo o processo de Certificação de Conteúdo Local, desde a criação da proposta/contrato com as empresas até a emissão do Certificado é composta por três coordenações com seus respectivos coordenadores (chefes). O setor Financeiro cuida das finanças de forma geral. A comunicação interna e externa deve ser sempre por e-mail utilizando a ferramenta Outlook, e e-mail pessoal da instituição. O organograma funcional constituído no anexo A deste documento mostra o desenvolvimento das atividades de produção, sendo os trabalhos de assistentes e calculista atribuídos aos estagiários.

  1. Recursos Materiais

A sede da empresa consiste numa sala com uma área de aproximadamente 100 m2 localizado no endereço Avenida Trancedo Neves nº 274, Centro Empresarial Iguatemi, Bloco B sala 734, Caminho das Arvores, Salvador - BA. Conta com diversos computadores e acesso ao servidor individual de acordo com a função exercida, equipamentos de scanner, impressoras (padrão e especializado para emissão dos certificados. Portanto conforme a política da empresa a austral Consultoria presta serviços de Conteúdo Local e nacional de maneira imparcial e independente; assegurando a sua credibilidade e confiabilidade, com foco na melhoria continua e satisfação do cliente, baseado no conhecimento e na valorização das pessoas e atendendo as exigências legais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)   pdf (465 Kb)   docx (754.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com