TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE LABORATÓRIO DE ELETRÔNICA INDUSTRIAL - ANÁLISE DE CIRCUITO

Por:   •  25/1/2018  •  Relatório de pesquisa  •  624 Palavras (3 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

RELATÓRIO DE LABORATÓRIO DE ELETRÔNICA INDUSTRIAL

ANALISE DE CIRCUITO

Aluna: Maria José de Souza Justino

Disciplina: Lab. De Eletrônica Industrial.

Prof : Gabriel Bezerra

                                        Cajazeiras 2017

INTRODUÇÃO

Para a realização destas simulações foi utilizado o software PSIM, que nos permite, além de desenhar os circuitos eletrônicos desejados, analisar os fenômenos que acontece no circuito, obtendo gráficos (mostrando as formas de onda) ocasionados pelas correntes, tensões no circuito.

Onde foram utilizados os seguintes componentes.

  • 1-Fonte de tensão com amplitude de 311V
  • 2- Diodos
  • 1-Capacitor 1000μf
  • 2- Resistores 100kΩ e 100M
  • 1-Transformador de proporção de 100:5

[pic 2]

                          Figura 1: simulação feita a partir do Psim.

No gráfico 2 : Mostra a corrente no instante que e aplicado uma  tensão(levando em conta que o capacitor estará carregado), mais logo a corrente  vai pra zero, e a cada vez que o capacitor descarregar surge um pico de corrente, devido o capacitor que estará carregando onde o mesmo consumirá corrente.

[pic 3]

     Figura 3: Corrente no diodo

        Com as análises feitas, das formas de ondas para a tensão de entrada, tensão sobre o diodo e tensão sobre a carga, observamos como funciona o retificador de onda completa.

        No semiciclo positivo da tensão de entrada, o diodo 1 está polarizado diretamente, então, conduz, pois o positivo da fonte está aplicado no anodo e o negativo chega por meio da derivação. O diodo 2 está polarizado inversamente e não conduz, pois o negativo da fonte está aplicado no anodo. Observamos o que acontece no circuito para esse semiciclo na figura 2. [pic 4]

      Figura 2: semiciclo positivo

        Na figura 4, observamos que nesse semiciclo a tensão sobre o diodo é zero, e a de 𝑉𝑑𝑖𝑜𝑑𝑜 2, é igual a tensão na da fonte. Isso ocorre porque o diodo 1 está polarizado diretamente, então, se comporta como um fio ou uma chave fechada. O diodo 2 está polarizado inversamente, e se comporta como um circuito aberto ou uma chave aberta, não há passagem de corrente pelo fio, fazendo com que toda tensão esteja sobre o componente,

[pic 5]

          Figura 4: Tensão no diodo 1

        Observamos na figura 5 e 6, que nesse semiciclo a tensão sobre o diodo  é zero, e a de 𝑉𝑑𝑖𝑜𝑑𝑜 2, é igual a tensão na da fonte. Onde acontece o oposto para o semiciclo positivo. O diodo 2 conduz e o diodo 1 estará bloqueado. Observamos o que acontece no circuito para esse semiciclo.

[pic 6]

    Figura 5: semiciclo negativo

[pic 7]

Figura 6: Tensão no diodo 2

        Observamos na figura 7 que no semiciclo negativo, a tensão sobre a carga não é mais zero, onde a polaridade na carga nunca vai ser inverter devido o capacitor que após ser carregado no semiciclo positivo levara certo tempo pra descarregar onde o mesmo permanecerá  sempre com tensão na carga.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (429 Kb)   docx (52.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com