TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE LABORATÓRIO DE MECÂNICA DOS FLUIDOS

Por:   •  7/4/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.022 Palavras (5 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

CURSOS: ENGENHARIA MECÂNICA

OTTO GUIMARÃES LORIA                B83HEC-8                EM5P18

RAFAEL ANTÔNIO DE OLIVEIRA        C4943E-5                EM5P18

THIAGO LUIS FRACAROLI                C4941H-5                EM5P18

THIAGO POLONIO                        C47610-2                EM5P18

VINÍCIUS VACARI CRISTALINO        C406FE-7                EM5P18

“Relatório 01 – Vazão”

RELATÓRIO DE LABORATÓRIO DE MECÂNICA DOS FLUIDOS

RIBEIRÃO PRETO

ABRIL DE 2017


SUMÁRIO

                

INTRODUÇÃO        3

OBJETIVO        4

1.  MATERIAIS E MÉTODOS.        5

1.1        Experimento.        5

REFERÊNCIAS        8


INTRODUÇÃO

A vazão é a grandeza definida como volume de fluido escoando por uma determinada seção por unidade de tempo. A unidade Q designa-se pela unidade de volume por unidade de tempo. Assim algumas unidades correspondem à definição; m3/s; L/s; m3/h; L/min. A velocidade do fluido pode ser  relacionada com a vazão volumétrica do mesmo. Considere o fluido em movimento.  Num determinado intervalo de tempo, o fluido desloca-se através da seção A, a uma distância S. Consequentemente: Q = S*A / t  =/t. Neste contexto, velocidade média na seção é considera como uma velocidade uniforme que, se colocada no lugar de velocidade real exibirá a mesma vazão na seção estudada.[pic 2]

Na História, grandes nomes marcaram suas contribuições. Em 1502 Leonardo da Vinci observou que a quantidade de água por unidade de tempo que escoava em um rio era a mesma em qualquer parte, independente da largura, profundidade, inclinação e outros. Mas o desenvolvimento de dispositivos práticos só foi possível com o surgimento da era industrial e o trabalho de pesquisadores como Bernoulli, Pitot e outros.

A medição de vazão de fluidos sempre esteve presente em nosso dia-a-dia e de suma importância. Por exemplo; o hidrômetro de uma residência que é um instrumento de medição volumétrica de água que passa numa parte da rede de abastecimento de água, que possibilita  o fornecedor saber o consumo preciso da água em cada residência, o marcador de uma bomba de combustível nos veículos, que informa o motorista a quantidade de combustível no tanque do carro, essas são algumas medição de vazão do nosso cotidiano.

 A vazão é a terceira grandeza mais medida nos processos industriais. As aplicações são muitas, indo desde aplicações simples como a medição de vazão de água em estações de tratamento e residências, até medição de gases industriais e combustíveis, passando por medições mais complexas.

           A tecnologia da medição de vazão evoluiu rapidamente na ultima década. Algumas tecnologias sobreviveram, enquanto outras sumiram ou nunca tiveram um desenvolvimento comercial. Muitos fenômenos físicos observados há vários séculos foram aplicados a medidores modernos viáveis. Atualmente, muitos desenvolvimentos tecnológicos de outras áreas, tais como eletrônica à microprocessador, óptica, acústica e eletromagnetismo foram aplicados na melhoria e no projeto dos medidores de vazão.

A evolução e diversificação da tecnologia possibilitaram aos medidores de vazão modernos aplicações difíceis, que eram descartadas e impossíveis no passado recente, por causa das faixas de medição muito pequenas ou muito grandes e pela manipulação de fluidos complexos, como pseudoplásticos, sólidos, gases, corrosivos etc. O aumento da quantidade de medidores de vazão comercialmente disponíveis, por outro lado, aumentou a dificuldade da escolha do medidor mais conveniente para determinada aplicação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (743.7 Kb)   docx (536.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com