TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE MEDIDAS COM O PAQUIMETRO E MICRÔMETRO

Por:   •  20/11/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.612 Palavras (7 Páginas)  •  747 Visualizações

Página 1 de 7

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE BARRETOS – UNIFEB

ENGENHARIA MECÂNICA

METROLOGIA

RELATÓRIO DE MEDIDAS COM O PAQUIMETRO E MICRÔMETRO

ANDERSON MATUELLA VERONEZE – 516580

LAÍS STOCCO BANDINI – 527701

LETICIA BUDÓIA - 521991

BARRETOS – SP

        2015


ANDERSON MATUELLA VERONEZE

LAÍS STOCCO BANDINI [pic 1]

LETICIA BUDÓIA[pic 2]

RELATÓRIO DE MEDIDAS COM O PAQUIMETRO E MICRÔMETRO

Relatório das atividades realizadas em laboratório, utilizando ferramentas de medição, como o paquímetro e o micrômetro como exigência parcial para a disciplina de Metrologia.

Orientador: Prof.Dr. Antônio Carlos Marangoni

BARRETOS

2015


RESUMO[pic 3]

Nesse experimento, depois de preparados os instrumentos e ferramentas, foram tomadas as medidas de dois corpos metálicos, retangulares de metal. E também as suas massas, sendo utilizados respectivamente um Paquímetro, um Micrômetro e uma Balança Digital.  Experimentos de tomada de medidas com instrumentos de precisão observa-se que mesmo as peças de materiais rígidos produzem medidas diferentes.  Sendo necessários certos cálculos científicos para se chegar a um resultado mais próximo possível da precisão dessas medidas.

Tais medidas diferentes podem ser resultantes de muitos fatores, entre eles, a falta de habilidade de quem tomou as medidas ou também um melhor ajuste das meças medidas em suas respectivas ferramentas de medição.

Palavras chaves: Paquímetro. Micrômetro. Medidas. Densidade.


ABSTRACT[pic 4]

In this experiment, after prepared instruments and tools, has occurred the measure of two rectangular metal bodies. Their masses has been taken too, respectively being used one Caliper, one micrometer and a Digital Scale. Making measurements with precision instruments was observed that even hard materials produce different measurements. If necessary certain scientific calculations to arrive at a closer result possible accuracy of these measures. These different measures can result from many factors, including the lack of skill of those who took the initiative and also a better fit of the measure in their respective measurement tools.

Keywords: Caliper. Micrometer. Measures. Density.


SUMÁRIO[pic 5]

        

1.        INTRODUÇÃO        5

2.        DESENVOLVIMENTO        6

2.1 INSTRUMENTOS UTILIZADOS        6

2.2 PASSOS PARA O PREENCHIMENTO DA ATIVIDADE Nº1        7

2.3 PASSOS PARA O PREENCHIMENTO DA ATIVIDADE Nº2        7

3.        RESULTADOS E DISCUSSÃO        8

3.1 Resultados da atividade nº1, PAQUÍMETRO        8

3.2 Resultados da atividade nº2, MICRÔMETRO        9

3.3 DISCUSSÃO        10

4.        CONCLUSÃO        12

5.        REFERÊNCIAS        13

ANEXO        14


  1. INTRODUÇÃO

Um dos procedimentos fundamentais para um engenheiro mecânico é a medição de dados para a verificação de erros e incertezas.

O paquímetro e o micrômetro são dois importantes instrumentos de medida; suas medidas oferecem incertezas de décimos, centésimos ou até mesmo de milésimos de milímetro (como é o caso do micrômetro).

O paquímetro é uma ferramenta utilizada para medir com precisão as dimensões de pequenos objetos. O paquímetro possui dois bicos de medição, sendo um ligado à escala e o outro ao cursor. O paquímetro possui normalmente uma graduação em centímetros e outra em polegadas para realizar as medições. O cursor móvel tem uma escala de medição que se denomina nônio ou vernier. A escala é chamada de nônio ou vernier em homenagem aos seus criadores: o português Pedro Nunes e o francês Pierre Vernier. O vernier (nônio) possui uma escala com n divisões para X mm da escala fixa. (RÉGUA ONLINE, 2012).

O micrômetro é um instrumento que possui alta precisão. Podem ser apresentados em versões diferentes, sendo utilizados para a medição de diâmetros internos, profundidades, pequenas espessuras, ressaltos, entre outras. Suas características construtivas são parecidas para todos os modelos, modificando-se apenas os formatos que variam de acordo com a finalidade de utilização. Pode ser encontrado em diversas capacidades e modelos. Geralmente a divisão de escala dos micrômetros pode ser de 0,01 ou 0,001mm, podendo ser digitais ou não. (QUEIROZ, 2012)

Neste experimento foram estudadas as formas com que se trabalha a obtenção de medidas de determinados objetos, com o Paquímetro e o Micrômetro. O objetivo de tomar medidas com tais ferramentas se deve pela dificuldade de leitura onde há necessidade de precisão em medidas extremamente pequenas ou pouco perceptíveis a olho nu.


  1.  DESENVOLVIMENTO

Foram usados o paquímetro e o micrômetro para medir, direta ou indiretamente, as grandezas.

2.1 INSTRUMENTOS UTILIZADOS

A- Paquímetro com precisão de 0,05mm;

[pic 6]

Figura 1: Paquímetro Analógico

B – Micrômetro com precisão de 0,01 mm;

[pic 7]

Figura 2: Micrômetro Analógico

C – Balança digital;

D – Corpo de prova (Cubos metálicos);

2.2 PASSOS PARA O PREENCHIMENTO DA ATIVIDADE Nº1

Para preenchimento da tabela  da atividade nº1, foi utilizado como objeto de estudo para as medidas um cubo de metal dourado e outro prateado e a ferramenta utilizada pra se tomar as medidas foi o Paquímetro.

Deste mesmo objeto, foram tomadas 15 medidas externas utilizando a parte onde se encontra os encostos fixos e móveis do Paquímetro. Tanto para o dourado quanto para o prateado.

Os resultados dessas medidas estão relacionados na Tabela 1, dispostos na primeira coluna todas as 15 primeiras tomadas de medidas, na segunda coluna estão os resultados da diferença de cada medida com a média da soma de todas elas (desvio absoluto).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (281 Kb)   docx (77.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com