TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Histórico do Metrô Rio

Por:   •  4/3/2016  •  Artigo  •  295 Palavras (2 Páginas)  •  417 Visualizações

Página 1 de 2

4- Histórico do Metrô Rio

No fim da década de 50 a cidade do Rio de Janeiro contava com um sistema de bondes, ônibus e lotações, porém já demonstrava sinais de necessidade de um metrô devido a acentuação dos problemas de tráfego e transporte. Já haviam sido apresentados vários projetos e estudos desde a década de 40 até que em 1966, o governado do então Estado da Guanabara, determinou a constituição de um grupo de trabalho para planejar a implantação de um sistema metroviário.

Em novembro de 1968 foi criado por meio de lei estadual a Companhia do Metropolitano do Rio de Janeiro – METRÔ / RJ, sendo constituída uma sociedade de economia mista. Em 1970 se iniciaram as obras até que em março de 1979, em uma grande cerimônia, foi inaugurado o Metro do Rio de Janeiro, operando com apenas 5 estações: Praça Onze, Central, Presidente Vargas, Cinelândia e Glória. Era o começo da Linha 1.

Em 1981 foi inaugurada a Linha 2 do metrô com apenas 3 estações, Estácio, São Cristovão e Maracanã possuindo 2,92 km de extensão. A Linha 3, que ainda não saiu do papel, ligaria a estação da Carioca, passando por Niterói, até São Gonçalo atendendo uma grande demanda de áreas extremamente carentes de transporte público.

A Linha 4 ligará a Barra da Tijuca a Ipanema, transportará cerca de 300 mil pessoas por dia. Serão seis estações e terá aproximadamente 16 km de extensão. Atualmente já foram concluídos 83% do projeto e faltam 600 metros de escavação para que os tuneis vindos da Barra da Tijuca e do Leblon se encontrem. Segundo os engenheiros a obra está seguindo rigorosamente o cronograma e será concluída no dia 1º de julho de 2016 para iniciar a operação especial com vistas aos Jogos Olímpicos.

Aluno: Luiz Gustavo Branco

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (52.9 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com