TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Instrumentos de Medida: Paquímetro e Micrômetro

Por:   •  5/9/2016  •  Monografia  •  1.463 Palavras (6 Páginas)  •  516 Visualizações

Página 1 de 6

Instrumentos de Medida: Paquímetro e Micrômetro

Gabryel Tassyo Bonette Quaresma – Engenharia Mecatrônica

Física I – Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina

Campus Criciúma

e-mail: gabryel_quaresma@hotmail.com

Resumo. Neste primeiro experimento após o preparo dos instrumentos e ferramentas, foram tomadas as medidas de um copo metálico, de um cilindro de metal maciço e a sua massa, sendo utilizados um Paquímetro, um Micrômetro e uma Balança Digital. Em cada tomada de medidas foram apresentados pequenas diferenças nas medidas, variando dependendo da precisão do instrumento utilizado, mesmo sendo peças de com aparência de homogênea em todo seu corpo, produz medidas diferentes a cada medição, sendo necessários certos cálculos para se chegar a um resultado mais próximo da precisão. Essas medidas diferentes podem ter muitos fatores, tais como a falta de habilidade do manuseio da ferramenta ou ainda a falta de ajuste das peças medidas de acordo com a ferramenta utilizada. Chegamos à conclusão, que em certas áreas, a necessidade da alta precisão dessas medidas gera uma grande interferência no resultado do produto, podendo ser apenas um aspecto visual ou ainda na montagem do produto, no encaixe, ou na folga do produto. Já que é necessário ter certeza da quantidade de folga que não vá ultrapassar um limite que possa impedir a montagem ou encaixe da peça.

Palavras chave: Grandeza de medida, erros e dimensões, experimento.

Introdução

Uns dos principais procedimentos da física é a medição de dados para a obtenção de resultados com maior precisão. Usando tal procedimento é possível determiná-las através de experimentos de medidas ou combinações. Tais medidas têm uma incerteza resultante dos equipamentos utilizados na sua medição e também do manuseador. Com isso a experiência mostra que, sendo uma medida repetida várias vezes com o mesmo cuidado e procedimento pelo mesmo manuseador ou por vários manuseadores, os resultados obtidos não são, em geral, idênticos.[1]

        O paquímetro e o micrômetro são os principais instrumentos de medições, pois são versáteis e possuem em suas medidas uma alta precisão perceptível a olho nu. Com suas medidas na casa de centésimos ou até mesmo de milésimos de milímetro.

        O paquímetro apresenta uma grande praticidade e uma boa precisão em seus resultados. Possui recursos para medições dimensões internos, de profundidade, ressaltos e dimensões externas em geral.

O micrômetro é uma ferramenta de medição utilizada quando precisa de medidas de alta precisão acima do possível de um paquímetro, permitindo medições em ate milésimos de milímetro.

        Para a obtenção de resultados mais precisos essas ferramentas devem ser seguradas adequadamente e ser produzidos com uma boa qualidade (geralmente de metal por serem menos propícios a se deformar como o produzido de plástico).

        Usando essas informações foi possível realizar a prática no laboratório e extrair resultados importantes como: erro absoluto, estimativa do erro e valor médio.

Procedimento Experimental

O experimento começou com a familiarização dos instrumentos de medida, sendo eles o Paquímetro e o Micrômetro. Ao aprender manuseá-los foi dado início a medição das amostras metálicas do experimento usando o Paquímetro, tais como um cubo e um cilindro, resultando em informações como altura, diâmetro e lados, em seguida foram calculados os erros absolutos de todas as medidas, para poder calcular o volume das peças metálicas.

[pic 1]

Figura 1 Desenho no software SolidWorks do cubo usado no experimento laboral.

[pic 2]

Figura 2 Desenho no software SolidWorks do cilindro usado no experimento laboral.

        O próximo passo foi medir uma proveta com 60 ml de água e em seguida mergulhar individualmente as peças metálicas com intuito de obter o método de Arquimedes, estimando o erro da medida adquirida e o processo físico realizado. Com a junção dos dados dos procedimentos anteriores foi discutido qual método era mais preciso e calculado o valor da grandeza e o erro.

        Logo após foi usado uma balança para medir a massa das duas peças metálicas e calculado a estimava do erro de cada massa. Foi analisado a densidade e o material das peças e discutido os seus resultados considerando os erros de propagação, terminando a primeira etapa da prática.

         A segunda etapa consistia em medir um fio de aproximadamente 21,5 cm com o micrômetro, foram repetidas dez vezes esse procedimento em todo comprimento do fio e anotado todo valor obtido. Em seguida calculou o valor médio e o desvio médio absoluto dos resultados. Finalizado a prática comparado o valor de desvio médio absoluto com o erro de leitura do micrômetro.

Resultados e Discussão

        Na prática laboral utilizou-se um paquímetro e um micrômetro, como já citado anteriormente, para que pudéssemos retirar dimensões e realizar algumas atividades que nos estão propostas na apostila “Laboratório de Física 1”.

Parte I: Utilizando o paquímetro

  1. Familiarizamo-nos com o paquímetro;

  1. Cubo: = [pic 3][pic 4]

x1 =  [pic 5]

x2 =  [pic 6]

x3 = [pic 7]

x4 = [pic 8]

x5 = [pic 9]

 [pic 10][pic 11]

Cilindro (diâmetro maior): [pic 12]

x1 =  [pic 13]

x2 =  [pic 14]

x3 = [pic 15]

x4 = [pic 16]

x5 = [pic 17]

 [pic 18][pic 19]

Cilindro (diâmetro menor):

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (281.2 Kb)   docx (35.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com