TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE TOPOGRAFIA

Pesquisas Acadêmicas: RELATÓRIO DE TOPOGRAFIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/12/2014  •  496 Palavras (2 Páginas)  •  418 Visualizações

Página 1 de 2

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4

1. OBJETIVO GERAL 5

2. OBJETIVO ESPECÍFICO 5

3. JUSTIFICATIVA 5

4. PROBLEMÁTICA 5

5. ROTEIRO DE MONTAGEM 6

6. LISTA DE MATERIAIS 6

7. CROQUI 7

8. CONCLUSÃO 8

INTRODUÇÃO

A necessidade humana de compreender seu meio e sua existência levou o homem a produzir ferramentas para captar as características necessárias para sua sobrevivência. As ferramentas de orientação, navegação e demarcação receberam grandes avanços e hoje servem como praticidade do dia-a-dia, tanto para uso pessoal como profissional. A topografia nasce como função básica no preenchimento dessa lacuna entre o saber cientifico e sua utilização, encontrando uma finalidade baseada no desenho e na descrição dos relevos e solos.

A finalidade da topografia, portanto, é a determinação do contorno, suas dimensões e as posições relativas das superfícies estudadas.

1. OBJETIVO GERAL

Aprender, através de trabalho de campo, a utilizar o equipamento, denominado Estação Total, para coleta de pontos de referência para levantamento topográfico.

2. OBJETIVO ESPECÍFICO

Fazer a coleta de pontos referenciais para levantamento de topográfico através da Estação Total.

3. JUSTIFICATIVA

Apresentar os equipamentos necessários para levantamento topográfico para os alunos da 4a Fase de Arquitetura e Urbanismo da Uniarp.

4. PROBLEMÁTICA

Conhecer os pontos de VANTE e RÉ, para início de levantamento topográfico.

5. ROTEIRO DE MONTAGEM

Firma-se o tripé no solo ou superfície. Procura-se um alinhamento mais equilibrado possível de grosso nível. Abre-se a maleta retirando o aparelho e já garantindo que a mesma seja fechada em seguida. Ajusta-se a mesma sobre o tripé, apertando o parafuso localizado abaixo para deixar bem fixado.

Observa-se a bolha de nível e regulando as pernas do tripé, encontra-se o equilíbrio inicial para começar o trabalho. Regulagem essa, que se da pelo movimento de elevação ou não da perna.

Ainda na questão de alinhamento, a atenção agora se volta para o nível de ajuste fino. Estando à frente do equipamento, utiliza-se os dois parafusos laterais (calantes) para garantir que o nível fique no meio do indicador. Girando os mesmos, há um acréscimo de altura ou um decréscimo, conforme for a necessidade do ajuste. Segue-se então, para o giro do equipamento ao ângulo de 90 graus, novamente observando o nível e ajustando pelos parafusos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com