TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE TÓPICOS ESPECIAIS GEOTECNIA

Por:   •  27/4/2017  •  Resenha  •  1.263 Palavras (6 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

CENTRO DE ENGENHARIA – CAMPUS ITAMAR FRANCO

RELATÓRIO DE TÓPICOS ESPECIAIS

GEOTECNIA

                                                                     

Robert Comitre Gonçalves da Silva

Wanderson Gonçalves Rocha

Schueller Antonioni de Morais

Roberth Felipe Batista Campos

Ivison Bento

Leonardo Reis

Daniel Marangon

Frederico Oliveira

Maria Luiza Moreira Tristão


Prof.: Eduardo de Oliveira Macedo        

Local: Centro de Engenharias Doctum

Engenharia Civil 10° Período Noite

Data da entrega:     03/04/2017

Juiz de Fora

  1. APRESENTAÇÃO

Este relatório tem por finalidade demonstrar as noções aprendidas durante as aulas de tópicos especiais em geotecnia pelo professor Eduardo.

        Faz parte desse relatório os resultado de granulometria, teor de umidade e massa especificas dos sólidos, obtidos dos ensaios realizados no laboratório de engenharia, foi utilizado o solo retirado pelo laboratorista de um terreno em anexo a faculdade.

        

  1. DOCUMENTOS CONSULTADOS
  • NBR 7181 – SOLO – ANÁLISE GRANULOMÉTRICA – DEZEMBRO 1984
  • NBR 6508 – MASSA ESPECÍFICA DOS SOLOS – OUTUBRO 1984
  • NBR 6457 – TEOR DE UMIDADE – AGOSTO 1986
  1. ENSAIOS
  1. Ensaio Teor de Umidade

É de grande relevância os parâmetros de teor de umidade nos ramos seco, ótimo e úmido. Pois com base neste determinamos a quantidade de agua adequada para obter uma maior compactação do solo e a umidade adequada para atingirmos a maior resistência desse solo, evitando “os borrachudos” (excesso de agua) e a má compactação, que ao decorrer de futuras precipitações podem causar no ensaio. Com base nos dados obtidos, observamos a diferença de 4,29% nos ensaios (speedy 18% e estufa 22,29%), ambos ensaios são utilizados para determinar o teor de umidade, no qual podemos seguir pela fórmula:

[pic 2]

Para realização destes ensaios “in loco” geralmente utiliza-se o speedy devidamente calibrado e com variação de ±1% (geralmente consta em projeto), enquanto o teor na estufa é utilizado quando se possui mais tempo para obtenção de resultados. Com base nesses dados e com uma variante que adotamos: liberação de compactação de um aterro controlado, surgiríamos o método do fogareiro que possivelmente traria valores mais próximos ao método da estufa.

  1. Método do Speedy

Metodologia:

Para determinar o teor de umidade desse método foi recolhido uma amostra de 20g de solo com a umidade higroscópica, devidamente destorroado, esse método é aplicado apenas para solos que não contem pedregulho ou agregado é apropriado somente para o controle de compactação de solo de granulometria fina. A amostra de solo juntamente com a ampola de carbureto de cálcio e a esfera metálica são devidamente adicionados dentre do aparelho que tenha finalidade a determinação rápida do teor de umidade, a pressão é lida no manômetro e é diretamente proporcional ao conteúdo de agua na amostra de solo

Resultado:

        Após a inserção de 6,47g de solo dentro do equipamento junto com as ampolas de carbureto de cálcio, agitamos para que houvesse a quebra das ampolas e tendo assim a reação e a obtenção do teor de umidade dentro do frasco que foi de 18% segundo a marcação do manômetro.        

  1. Método da estufa

Metodologia:

Para determinar o teor de umidade de solo através do método da estufa foram recolhidos amostra de solos devidamente destorroadas, primeiramente foram pesadas 3 amostras de solos úmidos que depois vieram a ficar 24 hs na estufa a uma temperatura entre 105º e 110º para que fosse retirados a umidade higroscópica, através de cálculos foram extraídos a massa de solo seco e a massa de água, com essas informações esse método é o mais preciso para determinação do teor de umidade do solo.

Resultado:

        Os resultados obtidos nos permitem concluir apesar das 3 amostras ficarem o mesmo tempo na estufa e de serem do mesmo terreno há uma variação considerável no seu teor de umidade de 14,51% entre os valores extremos, isso pode ocorrer por vários motivos dentre eles a granulometria do solo e a massa especifica do solo, o teor de umidade médio entre as amostras ficou em torno de 22,29%.        

        

  1. Ensaio determinação de massa específica

Metodologia:

         Esta Norma prescreve o método de determinação da massa específica dos grãos de solos que passam na peneira de 4,8 mm, por meio do picnômetro, através da realização de pelo menos 2 ensaios.Solos são formados por 3 componentes: ar, agua e sólidos. Neste ensaio separamos os componentes para buscar parâmetros consistentes do material

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (141.5 Kb)   docx (38.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com