TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE VISITA À FÁBRICA DE TINTAS DO ENG. MAURÍCIO DE BARROS E À APRESENTAÇÂO SOBRE

Por:   •  12/3/2017  •  Exam  •  775 Palavras (4 Páginas)  •  563 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]

Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP

Escola de Minas

Departamento de Engenharia

Metalúrgica e de Materiais

Campus Morro do Cruzeiro

Ouro Preto – Minas Gerais – Brasil

RELATÓRIO DE VISITA À FÁBRICA DE TINTAS DO ENG. MAURÍCIO DE BARROS E À APRESENTAÇÂO SOBRE

GESTÃO DA QUALIDADE

Eduardo Lima

Gabriel Gava

Gilson

Isac Brasil                                                Ouro Preto, 05 de Janeiro de 2017

Nesta atividade, válida pela disciplina de gestão da qualidade aplicada à metalurgia teve-se a oportunidade de visitar as instalações da planta de beneficiamento de pigmentos do engenheiro Maurício de Barros, um senhor com uma visão empreendedora incomum.

        Seu processo de prospecção tem início através de uma sondagem em equipamento patenteado por ele, com capacidade para retirar testemunhos que se encontram a 20 metros de profundidade, após a retirada dos testemunhos Maurício avalia a região nas quais poderá prospectar seu material argiloso, usando métodos estatísticos tais como a curva de Taylor, usando essa técnica seu êxito durante o beneficiamento aumentou consideravelmente. Após a extração do material, o mesmo passa por um processo de beneficiamento, onde a principal etapa é através da floculação, utilizando uma planta de origem amazônica, em um espessador, chegando a um pigmento de alta pureza como produto. Na figura 1 podemos ver a planta planejada e montada por ele.

[pic 3]

Figura 1. Planta de beneficiamento construído pelo engenheiro.

O pigmento produzido pode ser utilizado em três vertentes: Produção de tintas, fabricação de cosméticos e para confecção de giz. Alguns produtos produzidos através dos sete tipos de pigmentos produzidos pelo Eng. Maurício, em seu processo de beneficiamento já estão sendo testados por ele. A tinta se mostrou eficaz na casa de um vizinho do galpão de beneficiamento, e os cosméticos são procurados frequentemente pela população local.

        O projeto do Eng. Maurício é a abertura de uma fábrica em Ouro Preto, fábrica esta que empregará cerca de 50 pessoas. Este processo se tornou viável principalmente após a conquista de um prêmio por um concurso organizado pela Petrobrás, onde a idéia da prospecção e beneficiamento de pigmentos aplicados à fabricação de tintas alcançou a terceira colocação. Nesta fábrica a principal preocupação do Eng. Maurício é aplicar a gestão da qualidade, através de várias ferramentas (Estratificação em gráficos de Pareto, diagramas de causa e efeito, MASP, etc)  para garantir que seu produto esteja apto a concorrer em iguais condições no mercado.  A equipe do Eng. Maurício conta com vários colaboradores e no momento o único entrave é a licença para a construção da fábrica que ainda não foi concedida pela prefeitura local. Na figura 2 apresenta-se o engenheiro Maurício de Barros palestrando e mostrando sua planta em Ouro Preto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (560.3 Kb)   docx (1.7 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com