TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO IV: MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CARACTERÍSTICAS FÍSICAS DAS MADEIRAS

Por:   •  4/12/2016  •  Trabalho acadêmico  •  872 Palavras (4 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Ministério da Educação

Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Campus Curitiba

Departamento Acadêmico de Construção Civil- DACOC

Engenharia Civil

[pic 2]

CAIO PATRIOTA

FELIPE FAVA

GUILHERME DO VALLE

IOLANDA GERONIMO DEL ROIO

KAUANE KOTT DE OLIVEIRA  

RELATÓRIO IV: MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO

CARACTERÍSTICAS FÍSICAS DAS MADEIRAS

CURITIBA

2016

  1. INTRODUÇÃO

A madeira em geral possui grande variabilidade de acordo com sua espécie. Além disso, é um material que exibe uma heterogeneidade significativa e uma anisotropia acentuada. Por isto, é importante a identificação e, a apreciação da qualidade da madeira nas peças que posteriormente serão usadas para diversos fins na construção civil. Impõem-se ainda um especial cuidado no dimensionamento, que deverá ter em conta as diferentes propriedades físicas e mecânicas nas três direções principais de simetria anatómica: longitudinal, tangencial e radial. O sentido longitudinal corresponde ao eixo paralelo às fibras, o radial apresenta-se perpendicular aos anéis de crescimento e o tangencial é perpendicular às fibras, mas tangencial aos anéis de crescimento. As madeiras podem também possuir defeitos que são, entre outros, a falha, o descaio, o desvio de dimensões, o desvio de corte, o fio diagonal, os ressaltos, os riscos de serra e rugosidade, sendo um dos mais comuns a obtenção de tábuas contendo a medula, o que origina a diminuição da resistência mecânica entre outros inconvenientes. E essas madeiras necessitam de possuir resistência à compressão, resistência da madeira a forças que tendem a encurtar o seu comprimento, resistência à tracção, resistência da madeira a forças com tendência a estender o seu comprimento, resistência à flexão, resistência da madeira a forças ao longo do seu comprimento e dureza.

  1. OBJETIVOS

Como objetivo principal deste trabalho têm-se a necessidade de observar e testar as características da madeira referentes as resistências de forças, em relação á aspectos como umidade e encontrar a massa específica destas peças.         

  1. METODOLOGIA

3.1 Determinação do teor de umidade da madeira

        Para determinar o teor de umidade da madeira foi necessário pesar três blocos de madeira enquanto ainda estavam com a sua umidade natural, depois disto foram colocados na estufa por 24horas para se obter a massa depois de completamente secos. Depois de obter os dados da madeira úmida e seca, é possível encontrar o teor de umidade (%) a partir desta fórmula:

[pic 3]

3.2 Determinação da massa específica da madeira

        Para a determinação da massa específica foi necessário encontrar o volume de cada um dos blocos, medidos com um paquímetro os três lados para realizar a equação do volume: a.b.c= v, depois utilizando os dados da massa dos blocos foi feita a equação para determinar a massa específica:   [pic 4]

                Este procedimento foi realizado com as madeiras enquanto úmidas, secas depois da estufa e saturadas.

3.3 Determinação da massa específica da madeira (umidade normativa)

        Depois de determinada a massa específica no item 3.2 deve-se encontrar a umidade normativa, que é de 12%, a partir da fórmula abaixo:

[pic 5]

Para:

[pic 6]

e

[pic 7]

H= umidade natural CV= retrabilidade média

 3.4 Determinção da retratibilidade (contração volumétrica e linear)

        Utilizando três corpos de prova, foram fixados pregos determinando o eixo axial, tangencial e radial da madeira. E então foram medidas as distâncias entre os pregos no estado úmido e depois no estado seco.

        A partir das medidas nos dois estados, é possível encontrar a contração volumétrica e a contração linear utilizando as seguintes fórmulas:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (190.6 Kb)   docx (79.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com