TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO TÉCNICO DE AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES GEOTÉCNICAS DAS CAMADAS DE ATERRO DAS CABECEIRAS DA PONTE SOBRE O RIO BURITICUPU

Por:   •  5/1/2023  •  Relatório de pesquisa  •  1.556 Palavras (7 Páginas)  •  105 Visualizações

Página 1 de 7

PONTE SOBRE O RIO BURITICUPU - PA

RELATÓRIO TÉCNICO DE AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES GEOTÉCNICAS DAS CAMADAS DE ATERRO DAS CABECEIRAS DA PONTE SOBRE O RIO BURITICUPU - MA

Nº AlphaGeo

PÁGINA

1

Nº CONTRATADA

REV

0

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

RELATÓRIO nº 02 / SETEMBRO - 2022

  1. - INTRODUÇÃO[pic 5]

O presente memorial descritivo tem por finalidade apresentar os dados e critérios para uma avaliação do desempenho da camada de solo compactado referente ao aterro da Cabeceira da Ponte sobre o Rio Buriticupu –MA, na cidade de Buriticupu – MA.

[pic 6]

Figura 01 Imagem das condições atuais da área destinada a realização dos Ensaio

  1. – OBJETIVO

O objetivo deste relatório será de fornecer a resultados referentes a realização de ensaios “in situ” que venham a produzir informações para a melhor avaliação da camada de solo compactado referente ao aterro referente ao aterro da Cabeceira da Ponte sobre o Rio Buriticupu –MA, na cidade de Buriticupu – MA.

Estes critérios servirão como subsídio para quantificação, levantamento de custos e na criação de referências para o desenvolvimento de etapas posteriores do projeto. Busca também, estabelecer os critérios e especificações para a execução dos serviços de pavimentação de passeios e pistas de rodagem, de maneira a permitir o fluxo de pessoas e veículos no local de implantação das edificações.

Por fim, para a execução da obra em questão, o presente trabalho não limita a aplicação de boa técnica e experiência por parte do responsável pela execução, indicando-se apenas as condições mínimas necessárias, as quais deverão obrigatoriamente atender às normas e especificações da

Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), quanto a sua execução e aos materiais empregados.

  1. – REFERÊNCIAS NORMATIVAS

A referida obra deverá ser executada de acordo com as Especificações Técnicas aqui descritas e demais Normas consagradas de Execução de Serviços, além de seguir as especificações apresentadas nas plantas técnicas, desenhos e detalhes contidos no projeto executivo. Modificações que possam ocorrer no decorrer da obra serão acertadas e discutidas entre a CONTRATADA e FISCALIZAÇÃO, conforme a Especificação Técnica de Projeto elaborada pela projetista.

Exceto quando indicado especificamente, o projeto estará de acordo com as últimas edições e revisões dos códigos e normas publicadas pelas seguintes organizações:

  • ABNT

Associação Brasileira de Normas Técnicas

  • DNIT

Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes

  • CREA/ABGE

Instruções        e        Resoluções        de        Órgão        de Classe

  • MTE

Requisitos do Ministério do Trabalho e

Emprego

É de suma importância que o responsável pela execução dos serviços efetue verificações criteriosas na época da execução da obra, sobre novas normas que tenham entrado em vigor, ou ainda que não se encontrem aqui relacionadas.

Normas técnicas específicas para Pavimentação utilizadas no desenvolvimento do presente documento:

NBR 5681 - Controle Tecnológico da Execução de Aterros em Obras de Edificações;

ASTMA – D – 1558.6.210.001 – PROCEDIMENTOS DE UTILIZAÇÃO DO PENTREMETRO DE SOLO COM ANEL DINAMOMÉTRICO

ARTIGO TÉCNICO 01 - Zago, D. et al “O CONE DE PENETRAÇÃO ESTÁTICO (CPE) PARA PREVISÃO DA CAPACIDADE DE CARGA DE UM SOLO COMPACTADO DA REGIÃO DE JOAÇABA – SC”

COBRAMSEG 2016 – 19-22 – outubro, Belo Horizonte, Minas Gerais – BRASIL”;

ARTIGO TÉCNICO 02 - Santos Filho, W M – “ VALIDAÇÃO DA TENSÃO ADMISSÍVEL DO SOLO ATRAVÉS DAS FORMULAÇÕES TEÓRICAS X ENSAIO DE CPE (CONE DE PENETRAÇÃO ESTÁTICO)

COBRAMSEG 2016 – 19-22 – outubro, Belo Horizonte, Minas Gerais – BRASIL”;

  1. - METODOLOGIA DE PESQUISA

A análise da verificação do desempenho das condições atuais da estrutura da camada de solo compactado referente ao aterro do subleito do solo do muro de gabião,foi realizada com o emprego de estudos de  campo e  através da determinação da espessura das camadas do solo.

Quanto a verificação da capacidade e suporte do solo compactado pelo processo do ensaio “in situ” do CPE (Cone de Penetração Estático), o metodo corresponte na utilização de  um cone de penetração estática, de ponta fixa, o procedimento consiste na cravação do cone no solo, na profundidade que irá acontecer as trocas de solo conforme o projeto. O ensaio é paralisado quando o cone penetra totalmente, ou, quando o solo não permite mais o seu avanço tornando-se impenetrável.

Em seguida serão apresentados todos os trabalhos realizados para o desenvolvimento deste trabalho de pesquisa.

  1. – ENSAIOS DE CAMPO

  1. – Estudos Geotécnicos
  1. - Introdução

Este trabalho visa apresentar uma avaliação do solo referente a área referente ao aterro da Cabeceira da Ponte sobre o Rio Buriticupu –MA, no município de Açailândia – MA.

Serão apresentados neste relatório os resultados obtidos nos ensaios de laboratório em amostras de materiais referentes ao solo localizado em 05 (cinco) áreas com seção de 1,00 x 1,0 m, correspondentes a uma projeção a cada 50 m² de área de aterro executada, denominadas conforme abaixo:

  1. Ponto 01 – CAMADA DE ATERRO  - BGS - GABIÃO;
  2. Ponto 02 – CAMADA DE ATERRO - BGS - GABIÃO;
  3. Ponto 03 – CAMADA DE ATERRO - BGS - GABIÃO;
  4. Ponto 04 – CAMADA DE ATERRO- BGS - GABIÃO;
  5. Ponto 05 – CAMADA DE ATERRO - BGS - GABIÃO;

  1. - Objetivo

Através dos ensaios procederam-se estudos pormenorizados procurando verificar o comportamento desses materiais em laboratório ao serem submetidos aos ensaios tradicionais e em situações que simulassem seus desempenhos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (1.3 Mb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com