TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIOS 1 e 2 “CONCEITOS BÁSICOS DE CIRCUITOS”

Por:   •  1/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.233 Palavras (13 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

   INSTITUTO LATINO AMERICANO DE TECNOLOGIA, INFRAESTRUTURA E TERRITÓRIO (ILATIT)

Curso: Engenharia Química

         Professora: Larissa A. W. M. Justino

RELATÓRIOS 1 e 2

“CONCEITOS BÁSICOS DE CIRCUITOS”

Estudantes:   Isadora Saraiva Zamataro

                             Mariana Siqueira de Oliveira

                        

Foz do Iguaçu, 18 de abril de 2019.

Isadora Saraiva Zamataro

Mariana Siqueira de Oliveira

CONCEITOS BÁSICOS DE CIRCUITOS

Relatórios da disciplina de Laboratório de Eletrotécnica Geral para o curso de Engenharia Química situado no Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território – ILATIT da Universidade Federal da Integração Latino-Americana – UNILA. As práticas 1 e 2 foram realizadas nos dias 04 e 11 de abril, respectivamente.

Docente: Prof. M.ª Larissa Andreia Wagner Machado Justino

Foz do Iguaçu

2019

SUMÁRIO

1.        Prática 1        3

1.1.        Resumo        3

1.2.        Materiais        3

1.3.        Métodos        3

1.3.1.        Parte 1        3

1.3.2.        Parte 2        3

1.3.3.        Parte 3        4

1.4.        Resultados e discussões        4

1.4.1.        Parte 1        4

1.4.2.        Parte 2        4

1.4.3.        Parte 3        6

1.5.        Conclusão        6

2.        Prática 2        7

2.1.        Resumo        7

2.2.        Materiais        7

2.3.        Métodos        7

2.3.1.        Parte 1        7

2.3.2.        Parte 2        8

2.3.3.        Parte 3        8

2.4.        Resultados e discussões        8

2.5.        Conclusão        10

3.        Bibliografia        11


  1. Prática 1

  1. Resumo

        O presente relatório se baseia na apresentação e discussão dos resultados obtidos na prática que visa conceitos básicos de circuitos de correntes contínuas (CC) resistivos, a fim de aprender a manusear um voltímetro e ohmímetro, além de compreender o código de cores dos resistores e medir resistência e tensão do circuito. O experimento foi constituído em três etapas com o propósito de conhecer o equipamento, sendo a primeira e a segunda uma análise da tensão máxima positiva e negativa do módulo principal KL-21001 para avaliar como é possível obter uma tensão maior para o circuito. Por fim, a terceira parte averiguou se os resistores do módulo KL-13001 se enquadravam dentro do valor teórico esperado na alise de cores, obtendo assim, um resultado satisfatório.

  1. Materiais

Unidade principal KL-21001;

Base KL 13001;

Cabos conectores;

Multímetro digital.

  1. Métodos

  1. Parte 1

        Utilizando a unidade principal KL-21001, girou-se o botão de controle da fonte de tensão DC para esquerda assegurando que esta estava na posição de mínimo. Assim, com os cabos conectores, ligou-se o terminal de +20V do voltímetro DC ao terminal V+ da fonte DC e outra conexão do terminal 0 ao GND. Com isso, mediu-se a tensão gerada com o voltímetro da unidade e com o multímetro digital utilizando suas pontas de provas nos terminais das conexões. Em seguida, vagarosamente girou-se o botão de controle da tensão em direção à direita observando a mudança na leitura do voltímetro e verificando se esta aumentava. Ao atingir a posição de giro máximo do botão, anotou-se o valor indicado por ambos os equipamentos utilizados para medição anterior, sendo este o valor referente à tensão máxima positiva.  Por fim, o retornou-se o botão de controle para posição inicial e as conexões foram desfeitas.

  1. Parte 2

         Manipulando novamente os cabos conectores, realizou-se as conexões entre o terminal +20V ao terminal GND da fonte e o terminal 0 ao V-. A leitura das tensões ocorreu como na parte 1, utilizando o voltímetro e multímetro digital para medir a tensão inicial e após o botão de controle atingir seu giro máximo. Anotou-se o valor, sendo este referente à tensão máxima negativa da unidade principal.

  1. Parte 3

        Inicialmente, pesquisou-se o código de cores dos resistores e foi analisado em cada resistor a ser medido, a partir da sua sequência de cores a fim de dimensionar seu valor teórico. Em seguida, utilizando o multímetro digital, mediu-se com suas pontas de provas e o equipamento ajustado, as resistências de R2, R7, R9, R11, R13, R15 e R17 da base KL-13001 acoplados à unidade principal. Com isso, verificou se o valor medido empiricamente estava dentro da tolerância esperada do valor teórico.

  1. Resultados e discussões

  1. Parte 1

        Ao conectar os terminais do voltímetro da unidade principal aos terminais da fonte de tensão, de acordo com o descrito para a parte 1, mediu-se um valor de cerca de 2,6 Volts, enquanto o multímetro registrou 2,7 Volts. Como o botão de controle da tensão estava em sua posição de mínimo, era esperado que o valor da tensão se encontrasse perto de 3 Volts, já que este é o mínimo que a unidade principal fornece quando conectada desta maneira. Os valores foram satisfatórios, já que, no voltímetro analógico há certa incerteza na leitura, devido ao posicionamento do ponteiro. Entre o multímetro digital e o voltímetro analógico, os resultados quase iguais, satisfazendo a condição de valor mínimo (3V).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)   pdf (602.5 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com