TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESOLVENDO PROBLEMAS ORGANIZACIONAIS - INDÚSTRIA FONOGRÁFICA

Artigo: RESOLVENDO PROBLEMAS ORGANIZACIONAIS - INDÚSTRIA FONOGRÁFICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2013  •  784 Palavras (4 Páginas)  •  687 Visualizações

Página 1 de 4

TEORIA GERAL DE SISTEMAS

RESOLVENDO PROBLEMAS ORGANIZACIONAIS - INDÚSTRIA FONOGRÁFICA

RESENHA

O compartilhamento de arquivos de mídia (mp3) começou com o Napster, através de um software que criava conexões entre máquinas de usuário e um computador central para administrar um índice de todos os arquivos disponíveis em rede para compartilhamento.

Considerado ilegal por conter direitos autorais sobre as músicas distribuídas gratuitamente pela rede, a Associação de Indústria Fonográfica dos EUA (RIAA) entrou com uma ação contra o Napster, proibindo o compartilhamento de arquivos protegidos por copyright.

Assim como o Napster, surgiram outras empresas com softwares de compartilhamento, desta vez na forma de “peer-to-peer” (usuário-a-usuário), sem necessidade de um computador central, e novamente a RIAA entra com uma ação alegando violação dos direitos autorais, mas desta vez as empresas alegam que a responsabilidade é total e exclusivamente dos usuários.

Os serviços de compartilhamento ganham uma ação contra as gravadoras que por outro lado passaram a processar os usuários individualmente, e são apresentados números representando a queda nas vendas de CD’s, diminuição do lançamento de títulos e aumento no preço médio do CD.

Aos poucos as gravadoras foram licenciando a venda legal de músicas on-line com a condição de não ser permitida a gravação em CD’s ou reprodutores portáteis, o que junto aos preços acabou por desestimular os usuários compradores. Apesar de algumas baixas nos preços, o setor não disponibilizava faixas independentes. Como o usuário tinha que comprar o CD completo, as vendas caíram significativamente, até que em abril de 2003 surge a iTunes Music Store da Apple Computer com 1,4 milhão de músicas vendidas na primeira semana, a 99 centavos de dólar por música, e cerca de 10 dólares o CD, permitindo a gravação em CD’s, reprodução em iPod’s e em até 5 computadores.

Os iPod’s tornaram-se fenômeno e tal fato auxiliou que a empresa dominasse 75% do mercado de download legal, mesmo com a criação de concorrentes com o serviços de comercialização por assinatura ou acesso por site sem download permitido, como MSN, Napster etc.

A tecnologia 3G em celulares também possibilitou em grande número o acesso às músicas e vídeos, para a qual foi criado mercado de download para celulares como a loja Sprint em 2005.

Apesar das punições a empresas e usuários (cerca de 15 mil), o mercado ainda apresenta declínio nas vendas de CD’s. Pesquisas mostram que usuários ainda baixam cerca de 10 bilhões de canções ilegalmente por ano (20 vezes o que já foi baixado pelo iTunes).

RESOLVENDO PROBLEMAS ORGANIZACIONAIS - INDÚSTRIA FONOGRÁFICA

O principal problema levantado por este caso foi a distribuição ilegal de arquivos de música, que com a alta nos preços dos CD’s, acabava atraindo usuários de todos o tipos a fazer o compartilhamento dos arquivos e podendo baixar outros arquivos sem custo nenhum. O problema teve início com os Softwares que faziam a transação deste compartilhamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com