TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESPOSTA ATIVIDADE MADEIRA UNINOVE

Por:   •  16/9/2021  •  Relatório de pesquisa  •  606 Palavras (3 Páginas)  •  98 Visualizações

Página 1 de 3

1-Tem uma baixa massa volumétrica e resistência mecânica elevada. Em relação ao concreto, apresenta a mesma resistência a compressão e dez vezes mais resistência a flexão, além da resistência ao corte. Não se desfaz quando submetida a choques bruscos que podem provocar danos.

2-m tronco é composto principalmente de fibras de celulose unidas por lignina. De fora para dentro, podemos identificar as seguintes partes:

Córtex é a casca, camada irregular composta de células mortas, protege as camadas internas.

Câmbio: Camada ao lado do córtex, onde são geradas novas células que aumentam o diâmetro do tronco ano apos ano.

Alburno: madeira jovem mais clara e em formação com muita agua e poca lignina;

Cerne: Madeira madura  e escura, mais rígida e dura devido ao seu alto teor de lignina;

Núcleo: parte central do tronco, muito rígida e coesa sem umidade.

3-São considerados defeitos anomalias em sua integridade, e constituição que alterem seu desempenho e suas propriedades fisico-mecanicas, exemplos empenamento, colapsos encruamento e rachaduras são alguns dos possíveis defeitos que podem ocorrer em peças de madeira devido a secagem ou excesso de agua em sua superfície.

4-Por ser um material higroscópico, a madeira absorve umidade da atmosfera quando seca, e a libera quando úmida, procurando manter o equilíbrio nas condições de vapor de água da atmosfera circunvizinha. ... Por ser um material anisotrópico, ela apresenta diferentes variações dimensionais, nas diferentes direções principais.

5-Entre as características físicas da madeira cujo conhecimento é importante para sua utilização como material de construção, destacam-se Umidade, Densidade, e Retratibilidade , Resistencia ao fogo.

6-O primeiro passo para fabricar MDF é cortar madeira de árvores como eucalipto ou pinus, que são cultivadas em regiões de reflorestamento. O próximo passo da fabricação de MDF é cozinhar os cavacos, que são enviadas para a desfibração, onde uma máquina separa as fibras de madeira por meio de discos, após o amolecimento da lignina durante a etapa de cozimento. Lignina é a cola natural da madeira. A nova etapa é a moldagem das fibras, que ocorre na máquina formadora. As fibras são moldadas em colchões homogêneos. Em uma pré-prensa, as fibras passam por um processo em que o ar acumulado entre elas é removido. Outra fase é a prensagem dos colchões, que ficam submetidos a altas temperaturas e pressões elevados durante um tempo específico, o que faz a resina colar as fibras, gerando a chapa de MDF. Ao sair da prensa, a chapa é resfriada e encaminhada para a lixadeira. Quando está na lixadeira, a chapa de MDF passa por um polimento, que serve para equilibrar a espessura de vários pontos do painel. Aqui, a chapa é cortada no tamanho desejado, conforme a sua função no mercado. Depois do corte, o produto é embalado e entregue aos distribuidores. E ainda há a possibilidade de que as chapas de MDF crus recebam revestimentos após o encerramento da produção.

7-A madeira é extraída do meio ambiente.

Após a retirada é feito o corte, pré-definido, do tronco das árvores.

A madeira já cortada é levada de caminhão até a fábrica.

Os troncos são empilhados em cima de uma plataforma onde será feito o processo de cozimento.

8-CONÍFERAS:

São chamadas de madeiras moles, pela sua menor resistência;

Menor densidade em comparação com as dicotiledôneas e;

São típicas de regiões de clima frio.

Cita-se como exemplo para a categoria: o Pinho do Pará e os Pinus.

• DICOTILEDÔNEAS:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (25.8 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com