TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO CAPÍTULO 3 – NECESSIDADES BÁSICAS DOS SERES VIVOS

Por:   •  27/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  854 Palavras (4 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 4

RESUMO CAPÍTULO 3 – NECESSIDADES BÁSICAS DOS SERES VIVOS

        Só é possível existir vida em um ambiente qualquer se este ambiente satisfaz a nutrição, proteção e reprodução desses seres, pois essas são suas necessidades básicas para poder viver em um determinado lugar.

        A nutrição é obtida através de processos de matéria e energia pelos seres vivos, essa nutrição é de forma diferente de acordo com a espécie. Existe a forma de nutrição autotrófica, onde os seres sintetizam seu próprio alimento, através de substâncias inorgânicas e de uma fonte de energia (vegetais clorofilados, algas e algumas bactérias). Outra forma de nutrição é a heterotrófica, no qual os seres vivos adquirem o alimento sintetizado através de relações com outros seres vivos (animais, fungos, vírus, protozoários e o restante das bactérias). Um dos fatores determinantes da estrutura da comunidade é a relação alimentar dos seres vivos, que para atender o processo nutricional, esse ser precisa de boas condições para produzir ou utilizar os alimentos acessíveis.

        A proteção é um meio utilizado pelos seres vivos para que eles possam se defender das adversidades e dos seus inimigos naturais. A forma de proteção dos vegetais é o seu crescimento quase ilimitado, espinhos, substâncias urticantes, perda de folhas, entre outras. Já os animais se protegem tendo aspecto repulsivo, sendo agressivos, fugindo, construindo abrigos, se camuflando, entre outros. Um mecanismo de proteção encontrado mais curioso é a camuflagem, onde o ser consegue se adaptar à uma aparência transitória, ou permanente, de uma característica de um ambiente conseguindo assim se camuflar para se proteger dos inimigos naturais, como por exemplo, os gafanhotos com aparência de folhas ou de ramos.

        A reprodução foi uma maneira desenvolvida pelos seres vivos para gerar descendentes e, sendo assim, dar continuidade às espécies. Existe a reprodução assexuada, que ocorre quando não há mistura de genes, gerando assim indivíduos geneticamente idênticos ao que lhe deu origem inicialmente, essa reprodução é no caso das bactérias e alguns protozoárias. A outra forma de reprodução é a sexuada, onde ocorre mistura de genes, gerando seres com novas combinações genéticas, essa forma engloba a maioria dos seres vivos. Essas formas de reproduções dependem de condições ambientais particulares, como vento, água, temperatura, presença de outros organismos, abrigo e de materiais específicos para construir seus ninhos, tocas, entre outros. Esse ambiente deve atender às necessidades de cada espécie para tornar a sua reprodução possível.

        O homem por ser heterótrofo, não é capaz de produzir o seu próprio alimento, então ele busca e desenvolve diversas relações com o ambiente, através da caça, pesca, agricultura, pecuária, desmatamento, entre outros. Já os outros seres vivos, os autótrofos, são capazes de produzir seu próprio alimento, porém acabam ingerindo menos compostos orgânicos do que o homem, e a maior parte da matéria consumida é usada na produção de energia.

        Os seres vivos obtêm energia para atender suas necessidades através de cinco processos energéticos. Existem os processos que levam à formação de compostos orgânicos, são eles: fotossíntese –  é a transformação de energia luminosa em matéria orgânica a partir de uma reação de gás carbônico mais água, que reage com a energia solar nos cloroplastos, formando a glicose e liberando água e oxigênio; quimiossíntese – é semelhante ao da fotossíntese, porém a energia utilizada na reação não vem da luz, mas sim de reações químicas, como a oxidação de substância inorgânicas. Os outros três processos levam à liberação da energia contida nos alimentos, são eles: respiração aeróbia – quando o receptor final dos hidrogênios é o oxigênio; respiração anaeróbia – quando o receptor dos hidrogênios é uma substância diferente do oxigênio; fermentação – quando o receptor dos hidrogênios é uma substância orgânica subproduto da reação em questão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (87 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com