TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO DA AULA PRÁTICA

Tese: RESUMO DA AULA PRÁTICA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/7/2013  •  Tese  •  2.134 Palavras (9 Páginas)  •  719 Visualizações

Página 1 de 9

FACULDADE ANHANGUERA DE CUIABÁ

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA EM LABÓRATORIO

CUIABÁ

2012

ÍNDICE

1 RESUMO DA AULA PRÁTICA.....................................3

2.OBJETIVOS...........................................................4

3.INTRODUÇÃO TEÓRICA..............................................5

4.PARTE EXPERIMENTAL...................................6

5.RESULTADOS E DISCUSSÃO..........................7

6.CONCLUSÕES...................................................8

7.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS................9

RESUMO DA AULA PRÁTICA

Para a escolha dos melhores métodos para a separação de misturas devemos ter um conhecimento prévio de algumas das propriedades das substâncias presentes. Por exemplo, se tivermos uma mistura de Cloreto de sódio, (NaCl) e areia, devemos saber que o NaCl se dissolve na água, enquanto a areia não se dissolve.

Muitas vezes, dependendo da complexidade da mistura, é necessário usar vários processos diferentes, numa seqüência que se baseia nas propriedades das substâncias presentes na mistura.

OBJETIVOS

Neste experimento em especial, vamos ter a oportunidade de testar os métodos de filtração, dissolução fracionada e separação magnética, em uma mistura contendo NaCl, Limalha de ferro, K2Cr2O7 (Dicromato de Potássio) e areia.

Testar a eficácia de diversos métodos para separar materiais previamente misturados.

Avaliar a solubilidade do dicromato de potássio ( K2Cr2O7 ) e sal de cozinha (NaCl).

INTRODUÇÃO TEÓRICA

Na natureza, raramente encontramos substâncias puras. Em função disso, é necessário utilizarmos métodos de separação se quisermos obter uma determinada substância, essa prática nos irá proporcionar um conhecimento detalhado e especifico sobre a separação de misturas e o comportamento dos elementos submetidos a diferentes temperaturas e diluições.

PARTE EXPERIMENTAL

Recebemos inicialmente as quantidades de Cloreto de sódio, Dicromato de Potássio, limalha de ferro e areia, com o uso de um imã fizemos a separação da limalha de ferro pelo processo de magnetismo, em seguida preparou-se o funil com um filtro de papel e um béquer para recolher o resultado da filtração.,adicionamos 20 ml de água quente ao restante dos materiais,agitamos e despejamos no funil, seguidamente de mais 20 ml para completar a diluição total dos elementos.

Posteriormente após a filtragem levamos o béquer com o resultado obtido ao banho de gelo, após algumas minutos percebeu-se a cristalização dos elementos, preparamos um novo filtro em um segundo béquer, em seguida filtramos novamente os elementos obtidos após a primeira filtragem, posteriormente após alguns minutos recolhemos o material obtido e levemos para a pesagem em uma balança de precisão.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

O primeiro método utilizado foi a dissolução fracionada, a qual é “uma técnica ou método de processo de separação para separar misturas heterogêneas de dois ou mais sólidos, quando apenas um dos componentes se dissolve em um determinado solvente”

No nosso caso, a mistura continha dois elementos sólidos, que são solúveis em água, o Dicromato de Potássio e o Cloreto de Sódio. Após o aquecimento esses elementos se diluíram com a água formando uma solução de cor laranja. O objetivo principal era separar totalmente essa solução do restante dos materiais sólidos (areia e a limalha de ferro que já havia sido separada pelo processo de magnétismo). Para isso utilizou-se o método de filtração o qual “é um método para separar sólido de líquido ou fluido que está suspenso, pela passagem do líquido ou fluido através de um meio permeável capaz de reter as partículas sólidas”. Porém, notamos que solução contaminou o restante dos resíduos sólidos que sobraram no filtro de papel, pois os mesmos tomaram a cor amarelada do líquido. Indicando assim que esse método não é o mais adequado para separar esses materiais.

Para a separação do resíduo resultante da primeira filtração utilizou-se o método de separação magnética o qual é definido como um “método usado para separar metais ferromagnéticos, presentes em uma mistura, por meio da força de atração do ímã”., percebeu-se facilidade com que o imã atraia as partículas ferrosas.

Com o resfriamento do filtrado recolhido na primeira filtração, percebeu-se uma importante característica do Dicromato de Potássio, o qual tem sua solubilidade diminuída em função da diminuição de temperatura, sendo esse novamente separado pelo segundo processo de filtragem.

Conclui-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com