TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RFID

Resenha: RFID. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/8/2013  •  Resenha  •  346 Palavras (2 Páginas)  •  520 Visualizações

Página 1 de 2

RFID (Radio-Frequency IDentification) é um método de identificação automática através de sinais de rádio, que recupera e armazena dados remotamente utilizando dispositivos chamados de Tags RFID.

Um Tag RFID é um pequeno objeto, que pode ser colocado em uma pessoa, animal, produto ou documento. Ele contém microchips de silício e um sistema de antena que lhe permite responder aos sinais de rádio enviados por uma base transmissora.

O microchip RFID armazena as informações do item no formato EPC (Electronic Product Code), um número que permite identificá-lo de forma exclusiva. As leitoras podem ler os identificadores EPC a distância, sem necessidade de contato ou campo visual.

Sistemas RFID são considerados os sucessores dos sistemas de código de barras porque permitem a produtores e fornecedores rastrear itens em lote reduzindo o tempo e os custos operacionais, entre outras vantagens:

• Capacidade de armazenamento, leitura e envio dos dados para os Tags.

• Os Tags são fabricados em diversos formatos e tamanhos, podendo ser encapsulados e aplicados em etiquetas inteligentes (smart labels) e cartões.

• Detecção e leitura sem necessidade da proximidade da leitora.

• Durabilidade dos Tags com possibilidade de reutilização.

• Contagens instantâneas de estoque, facilitando os sistemas empresariais de inventário.

• Precisão nas informações de armazenamento e velocidade na expedição.

• Rapidez na localização de itens em áreas de armazenagem.

Cada aplicação RFID é composta basicamente por Tags ou etiquetas, leitoras e sistemas informatizados com Middleware. Por meio de suas antenas, etiquetas e leitoras se comunicam pelos sinais de radiofrequência. O Middleware é responsável

por adquirir os dados de diferentes leitoras ou sensores, filtrar as informações, monitorar a situação das leitoras, gerenciar a infraestrutura e o fluxo de dados específicos de RFID e realizar a integração com outros sistemas, como ERP, WMS, entre outros.

As aplicações da tecnologia RFID são inúmeras. Todas aquelas que atualmente utilizam código de barras podem ser substituídas por RFID. No Brasil, o sistema já é utilizado para pagamento de pedágios e em algumas atividades de cadeias de suprimentos e logística.Controle de documentos, controle de acesso, segurança e patrimônio, linhas de montagens industriais, identificação animal e rastreabilidade na origem de produtos também já podem empregar essa tecnologia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com