TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo RFID

Tese: Estudo RFID. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  Tese  •  1.298 Palavras (6 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 6

Pesquisa sobre RFID.

2014

Pesquisa sobre RFID.

Conteúdo desenvolvido em sala de aula,

fazendo o complemento com essa

pesquisa explicativa da matéria.

2014.

RFID

O sistema RFID (Radio Frequency Identification) é uma tecnologia que identifica objetos através de rádio fre-quência, e está agrupada sob uma das categorias da tecnologia de Identificação Automática (Auto-lD), que reúne tecnologias como código de barras, leitura óptica de caracteres e leitura biométrica (retina e digitais).

A tecnologia do RFID remonta à Segunda Guerra Mundial, no qual os sistemas de radares utilizados por várias nações como a Alemanha, Japão, Inglaterra e EUA.

Esses radares na época tinham a função de identificar a aproximação de aviões ou algo que submetesse ao perigo, mesmo eles ainda estando distantes, facilitando a preparação das defesas contra ataques inimigos. Contudo, não se tinha como identificar aviões inimigos dos amigos.

O escocês Robert Alexander Watson-Watt desenvolveu o sistema para identificação de aeronaves amigas no radar, para tornar realmente efetiva a preparação contra ataques inimigos.

Assim, foram implantados transmissores em aviões ingleses que davam respostas diferentes ao radar, indicando-os como amigos. Deste modo, estava implantado o primeiro sistema de identificação por rádio frequência.

As etiquetas inteligentes de RFID que compõem um sistema basicamente por um chip de silício (circuito ele-trônico integrado) e antenas. Este sistema responde aos sinais de uma base transmissora ou receptora. Esta, por sua vez, contém um sistema de processamento de dados.

As informações sobre o item identificado ficam armazenadas no chip RFID, que transmite seu ID e seus dados. Neste momento, a leitora captura estes dados e os envia ao sistema central para que sejam gravados, concluindo o processo de transmissão dos dados.

Existem dois tipo de etiquetas sendo elas Passiva ou Ativo.

Passiva – Estas etiquetas utilizam a rádio frequência do leitor para transmitir o seu sinal e normalmente têm com suas informações gravadas permanentemente quando são fabricadas. Contudo, algumas destas etiquetas são “regraváveis”.

Ativa – As etiquetas ativas são muito mais sofisticadas e caras e contam com uma bateria própria para transmi-tir seu sinal sobre uma distância razoável, além de permitir armazenamento em memória RAM capaz de guardar até 32 KB.

Hoje conseguimos otimizar nos processos utilizando esse sistema (RFID), e assim conseguimos imaginar que para pagar suas compras você só precise passar com o carrinho cheio por perto de um receptor, na saída do super-mercado? Pois é, com o RFID as compras ficariam mais ou menos assim, pois uma antena seria capaz de identificar tudo o que você está levando e geraria uma fatura a partir disso. Em alguns casos, tanto a etiqueta RFID quanto o código de barras podem estar presentes nos produtos

O problema que o RFID pode enfrentar seria a vida útil de uma bateria para etiquetas ativas de RFID, que ainda é muito curta, o que geraria um certo transtorno ao invés de comodidade, pois ela precisaria ser reposta em pouco tempo. Além disso, isso impede também o desenvolvimento de processos mais elaborados utilizando a RFID, o que demandaria ainda mais energia de seus dispositivos. Apesar de pequenos, chips de RFID ainda tem um alto custo para sua aquisição. Apesar de esta tecnologia vir se consolidando ao longo dos anos, ainda existem vários empecilhos para sua implantação em larga escala.

RFID e as suas aplicações:

As aplicações da tecnologia RFID são inúmeras. Todas aquelas que atualmente utilizam código de barras po-dem ser substituídas por RFID. No Brasil, o sistema já é utilizado para pagamento de pedágios e em algumas atividades de cadeias de suprimentos e logística. Controle de documentos, controle de acesso, segurança e patrimônio, linhas de montagens industriais, identificação animal e rastreabilidade na origem de produtos também já podem empregar essa tecnologia.

Segue alguns itens pesquisados, que poderão ser um diferencial nas empresas.

Rastreamento de itens perdidos ou devolvidos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com