TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RISCOS E PROBLEMAS NO EMPREGO DE SOFTWARE PARA MICROCOMPUTADORES EM RELAÇÃO AOS SEUS USUÁRIOS FINAIS NO MEIO EMPRESARIAL: ESTUDO DE CASO DA EMPRESA "PRINT NET SERVICES LTDA"

Casos: RISCOS E PROBLEMAS NO EMPREGO DE SOFTWARE PARA MICROCOMPUTADORES EM RELAÇÃO AOS SEUS USUÁRIOS FINAIS NO MEIO EMPRESARIAL: ESTUDO DE CASO DA EMPRESA "PRINT NET SERVICES LTDA". Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2014  •  9.181 Palavras (37 Páginas)  •  626 Visualizações

Página 1 de 37

Aluno: Oduvaldo Barbosa Junior RA 021032-3

Informática, ênfase: Gestão de Negócios

RISCOS E PROBLEMAS NO EMPREGO DE SOFTWARE PARA MICROCOMPUTADORES EM RELAÇÃO AOS SEUS USUÁRIOS FINAIS NO MEIO EMPRESARIAL: ESTUDO DE CASO DA EMPRESA “PRINT NET SERVICES LTDA”

Sumário

Resumo / Abstract

Apresentação

1. Introdução

2. Objetivos

2.1. Objetivo Geral

2.2. Objetivos Específicos

2.3. Método (análise de estudo de caso)

3. Informação no Ambiente Empresarial

4. O Uso de Software

4.1. Características de Software

4.2. Componentes de Software

4.3. Aplicações de Software

4.4. Software: Uma Crise no Horizonte

4.5. Problemas

4.6. Causas

4.7. Paradigmas de Engenharia de Software

5. Gerenciamento de Projetos

5.1. Identificação de Riscos

5.2. Projeção de Riscos

5.3. Avaliação de Riscos

5.4. Gerenciamento e Monitoramento de Riscos

6. Interação Humano-Computador

Estudo de caso: Adaptação de software gerenciador de banco de dados na empresa Opinião Pesquisa Análise e Consultoria

7. Relação Custo x Benefício

8. Considerações Finais

Referências

Anexos

Resumo

Este artigo exibe, com base no conhecimento sobre informação, como um software e seus componentes cumprem suas designações neste respeito, e através de um estudo de caso, situações e formas em que ocorreram dificuldades, problemas ou erros na utilização de software tendo em vista os usuários finais dos mesmos. Este trabalho também aborda aspectos sobre a interação humana com o computador, que observa-se ser a principal ferramenta da tecnologia da informação na atualidade.

Abstract

This article shows how a software and its components do their purposes using the knowledge about information and by analysing a real case, the ways and situations when difficulties and mistakes ocurred overall its final users. This work yet publishes points about human interation with computers, which is nowadays noted to be the main Information Technology tool.

Apresentação

O artigo pretende mostrar as possibilidades de ocorrerem aplicações má sucedidas em software para microcomputadores, sendo que para tanto considera o uso que atualmente se faz da ferramenta software, a forma como os microcomputadores têm influído e ainda influem nas pessoas e em empresas, e que estes são uma das muitas ferramentas das técnicas que os seres humanos hoje utilizam para solucionar problemas de diversos tipos.

1. Introdução

Em toda a historia humana, observou-se a necessidade de se executar tarefas. Todo e qualquer objetivo do ser humano tem de ser alcançado através de algum tipo de esforço. Isto traz a idéia de que a concretização dos objetivos que um individuo inerentemente tem depende de algum tipo de trabalho. Nota-se que um trabalho bem sucedido normalmente tem por principio o planejamento. Idéias, que inicialmente esparsas, passam por um agrupamento, com o objetivo de operarem em conjunto para atingir o alvo determinado pelo trabalho. Sabe-se, no entanto, que o trabalho pode assumir, por muitas vezes, características parecidas ou repetitivas, e então vê-se a razão de se constituírem formas de automatização para execução de tarefas componentes de tal trabalho.

Considerando-se em especial tarefas procedimentais (Enciclopédia Larrouse Cultural (1996, pg 1200), que são as que exigem a conclusão de etapas determinadas para sua realização, o ser humano utiliza-se de técnicas. Pode-se traduzir o termo técnica por sucessão de procedimentos ou de métodos que tem por objetivo executar uma função. Técnicas são capazes tanto de viabilizar objetivos quanto facilitar outros inicialmente complexos. (DicionárioXXXX, pg y). Destarte, a multiplicação de técnicas, a variação de necessidades e modalidades nas quais técnicas são aplicadas, implica que haja uma estruturação relativa a modos de como técnicas são aplicadas e distribuídas. Assim, começa-se a utilização do termo tecnologia, que é um estudo de técnicas, uma disciplina que tem por alvo o conhecimento cientifico das operações técnicas.

Segundo a Enciclopédia Larrouse Cultural (1996, pg 1271), tecnologia abrange o estudo sistemático do trabalho humano em vários aspectos: o estudo dos materiais sobre os quais ele incide, o dos utensílios, ferramentas, maquinas, instrumentos e da energia através dos quais se efetiva a transformação dos materiais submetidos ao trabalho. A tecnologia ainda implica o emprego de métodos oriundos das ciências físicas e naturais, das matemáticas e dos mais diversos ramos do conhecimento humano, além dos que lhe são próprios.

Difundiram-se varias acepções de tecnologia com o passar das décadas e estas podem ser assim resumidas:

1. conjunto dos conhecimentos disponíveis para a confecção de utensílios e artefatos de todas as espécies, para a pratica de ofícios e de habilidades manuais (no contexto da arqueologia e da antropologia social);

2. ciência aplicada que depende de teorias e descobertas cientificas;

3. processos industriais existentes ou antigos;

4. descrição de processos industriais;

5. aperfeiçoamento e inovações dos processos industriais e dos materiais e maquinas neles empregados;

6. técnica ou conjunto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com