TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ROLAMENTOS

Seminário: ROLAMENTOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2014  •  Seminário  •  1.007 Palavras (5 Páginas)  •  605 Visualizações

Página 1 de 5

ROLAMENTOS

Histórico:

O Rolamento – Sua História

Da Antiguidade Aos Tempos Atuais

A primeira utilidade do “rolamento” que nos vem à cabeça é servir como elemento auxiliar no transporte (até por causa dos carrinhos de “rolimã” da infância). E nisso os “rolamentos” são bem antigos. Alguns situam o início do seu uso por volta do ano 4.000 A.C., ajudando os Scandinavos a deslizar com seus trenós. Através de pictografias existentes na oruega podemos ver uma estrutura formada por madeiras com rodas que se assemelhava a um trenó. Outros historiadores preferem apontar o seu início por volta de 3.500 A.C., quando os Sumérios utilizaram um cubo de roda construído em madeira montado sobre um eixo também de madeira.

Já os egípcios apresentam diversas provas do seu uso. A construção de seus inúmeros monumentos foi muito facilitada quando passaram a usar rolos de madeiras para transportar pedras de grande peso.

Nas civilizações clássicas, Grécia e Roma, temos grandes aplicações de “elementos rolantes”. Em muitos escritos gregos encontramos referências ao uso de “rolimãs” ou “esferas” e sobre as vantagens do uso de objetos esféricos para propósitos geométricos e para aplicações de engenharia, como em suas catapultas. Porém é na civilização Romana onde os mais espetaculares desenvolvimentos são encontrados. Cerca de 30 quilômetros de Roma há um lago chamado Nemi, onde, no início deste século, arqueologistas descobriram duas embarcações. Entre os inúmeros objetos encontrados, temos “duas esferas” que representam dois pontos de sumo interesse: um é o uso de metal nessas esferas, uma transição do uso de madeira para metal em “rolamentos”, e outro é o fato de que representa uma das mais antigas formas de “rolamentos” propriamente dito, apesar de que as esferas ou bolas não tinham livre rotação como nos modernos “rolamentos”. Na mesma época dos Romanos, os Celtas também mostram evidências do uso de “rolamentos”.

O desenvolvimento dos primeiros “rolamentos de esferas” recebeu um grande impulso graças à bicicleta. Após algumas mutações nos projetos, desenvolveu-se o assim chamado “rolamento tipo cone”. Eram “rolamentos de esferas” em que seus anéis formavam a figura de um cone. Foram considerados como a solução adequada para cubos de rodas e pedaleiros. Não admira, portanto, que um “rolamento tipo cone ajustável“ tenha, no fim do século passado, substituído o mancal deslizante até então utilizado nas rodas dos veículos. O baixo índice de atrito e a maior segurança de funcionamento foram os fatores determinantes para a introdução dos “rolamentos”.

Manuseio e cuidados com rolamentos

Montagem e manutenção adequadas são essenciais para que os rolamentos tenham uma longa vida útil. Atenção especial deve ser dada à limpeza e às ferramentas utilizadas para a sua montagem e desmontagem. Os rolamentos devem ser bem lubrificados e protegidos contra sujeira e contaminação. As condições dos vedadores devem ser verificadas periodicamente. Neste guia de manutenção, você encontrará recomendações para montagem, desmontagem e manutenção de rolamentos. A SKF pode ajudá-lo a reduzir as falhas de rolamentos e melhorar o desempenho de suas máquinas

Maior Rolamento do Mundo e sua Aplicação.

FAG - marca do Grupo Schaeffler - como já forneceu os rolamentos do cubo da roda-gigante da Millenium Wheel, em Londres, na Inglaterra, foi incumbida de desenvolver dois rolamentos autocompensadores de rolos "normais", com diâmetro externo de 3.200 mm, furo do anel interno 2.600 mm, largura do anel 630 mm.

Cada rolamento incorpora 118 rolos que pesam cerca de 20kg por peça. No total, há mais de onze toneladas de aço em cada um destes rolamentos. Em breve esses rolamentos estarão funcionando a aproximadamente 108 metros de altura, na nova roda-gigante panorâmica com altura de 208 metros, em Pequim, na China, projetada para acomodar 1.920 pessoas e uma volta completa irá durar 20 minutos.

Henri van der Knokke, chefe da Engenharia de Aplicações da Divisão Indústria Pesada do Grupo Schaeffler

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com