TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Receita

Exames: Receita. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  1.937 Palavras (8 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 8

FACULDADES INTEGRADAS TIBIRIÇÁ

ESTRUTURA E ANÁLISE DE

DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS

Prof. Ms. José Divanil Spósito Berbel

Í N D I C E

Apresentação 3

Estrutura das Demonstrações Financeiras 6

Introdução à Análise das Demonstrações Financeiras 11

Análise por Índices

- Liquidez 14

- Endividamento 16

- Atividade 17

- Rentabilidade 19

Análise Horizontal 27

Análise Vertical 28

Relatório de Análise 37

Sistema “Du Pont” de Análise Gerencial 43

Previsão de Falência 53

Bibliografia 56

Existem três tipos de pessoas: as que deixam acontecer, as que fazem acontecer e as que perguntam o que aconteceu. (John M. Richardson Jr.)

A P R E S E N T A Ç Ã O

O trabalho do Analista de Balanços começa onde termina o trabalho do Contador.

Para executar corretamente suas atividades, o analista de Balanços tem que ter conhecimento dos princípios e das convenções contábeis, saber escriturar os fatos administrativos responsáveis pela gestão do patrimônio da empresa, conhecer os mecanismos de apuração do resultado do exercício, saber elaborar as demonstrações contábeis e conhecer profundamente a estrutura de cada uma delas.

Quanto maiores forem os seus conhecimentos de contabilidade, maior será sua facilidade para analisar, interpretar e emitir opiniões sobre essas peças.

A análise de balanços inicia-se a partir das demonstrações financeiras, nas quais o analista coleta dados, adequando-os para os cálculos de quocientes, índices ou coeficientes, que serão depois interpretados.

O analista trabalha com dados concretos, aplicando fórmulas de acordo com a sua experiência contábil e, a partir disso, é capaz de avaliar o presente com base no passado e projetar o futuro, fundamentando-se sempre no desempenho dos últimos períodos analisados.

A análise de balanços pode ser realizada em sete etapas:

a) exame e padronização das demonstrações financeiras;

b) coleta de dados;

c) cálculo dos indicadores: quocientes, coeficientes e números índices, mediante aplicação de fórmulas amplamente aceitas;

d) interpretação dos coeficientes;

e) análise vertical e horizontal;

f) comparação com padrões;

g) elaboração de relatórios inteligíveis por leigos;

O processo de análise encerra-se com a elaboração do relatório, documento no qual o analista apresenta ao usuário da análise as conclusões obtidas.

Por exigir de quem executa, habilidade e conhecimento em contabilidade, a análise de balanços pode ser conceituada como um instrumento por meio do qual são analisadas e interpretadas as principais demonstrações financeiras de uma instituição, visando fornecer informações acerca do estado do seu patrimônio.

A análise de balanços pode ser interna ou externa:

a) A interna é efetuada dentro da empresa por seus próprios funcionários, e visa munir de informações administradores e diretores, auxiliando-os nas tomadas de decisão. Por trabalharem na própria empresa, os analistas não encontram dificuldades na coleta de dados para executarem suas tarefas.

b) A Externa é executada fora da empresa objeto de análise, e seu objetivo é informar aos interessados acerca da situação econômica ou da estabilidade da empresa para concretização de negócios, concessões de créditos e financiamentos. É executada por profissional externo e nesse caso o analista tem em mãos somente as demonstrações financeiras publicadas pela empresa, além de alguns esclarecimentos adicionais, constantes dos relatórios ou das notas explicativas que acompanham as demonstrações.

A finalidade da análise de balanços é transformar os dados extraídos das demonstrações financeiras em informações úteis para a tomada de decisões por parte das pessoas interessadas, que pode ser:

Bancos: Para conceder crédito, os Bancos precisam conhecer a capacidade econômico e financeira das empresas que são suas clientes. Pela análise dos direitos e obrigações podem verificar o grau de endividamento e a capacidade de essas empresas cumprirem seus compromissos a curto e longo prazo.

Fornecedores: Necessitam conhecer a capacidade de pagamento e o grau de liquidez de seus clientes, que, por sua vez, devem também analisar a situação econômica e financeira de seus fornecedores, para estarem seguros de que eles terão condições de cumprir os contratos firmados.

Administradores: São os principais interessados em conhecer a situação econômica e financeira das empresas que administram. Conhecendo bem o desempenho de suas empresas, os administradores sabem antecipadamente o que fornecedores e bancos poderão concluir em relação a sua liquidez e rentabilidade, e isso lhes permite adiantar-se a tomar providências para melhorar a imagem da empresa. A análise meticulosa do desempenho presente, o diagnóstico do passado e o prognóstico do futuro poderão levar as administradores a tomarem providências para melhorar sua liquidez e rentabilidade ou a decidirem sobre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com