TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reciclagem de resíduos

Seminário: Reciclagem de resíduos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2013  •  Seminário  •  339 Palavras (2 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 2

Conclusão

O Tema Reciclagem de lixo, escolhido pelo grupo, é bastante amplo e de conhecimento geral, entretanto, ao analisarmos algumas questões mais específicas, podemos conhecer um pouco mais sobre o assunto. A relevância deste assunto refere-se às questões tanto sociais quanto ambientais, afinal o lixo, sendo reciclado deixará de fazer tanto mal ao meio ambiente, como ao solo, por exemplo.

Entretanto, nem todos os materiais podem ser reciclados. Quanto ao lixo doméstico, quase todos os metais podem ser reciclados; papeis não metalizados e/ou plastificados; vidro não temperado; plásticos. Assim, entramos na seguinte questão: quem exerce esse trabalho? Quem são os catadores de lixo? A reciclagem pode ser exercida em diferentes âmbitos: pode ser um trabalho pessoal, de uma família, de uma organização não governamental ou até de empresas, dependendo de seu interesse. Como abordado neste projeto do blog, ilustramos uma família que retira sua renda através da coleta seletiva.

Refletindo, devemos pensar na reciclagem numa perspectiva educacional, que pode ser trabalhada de diferentes formas dentro da organização. Nossa própria pesquisa nos permite ilustrar esta questão.

Assim, podemos perceber que o trabalho exercido no projeto tenta ilustrar a realidade da reciclagem de lixo, seus problemas e benefícios. Assim como podemos também perceber que o aproveitamento de materiais em nosso país está a cada dia crescendo, visto que o Brasil encontra-se entre os primeiros do ranking mundial no que diz respeito ao reaproveitamento do lixo.

A reciclagem é um processo fundamental. Ela ajuda a manter o equilíbrio ecológico da natureza, uma vez que os objetos sólidos têm longos tempos de decomposição.

Este projeto poderá proporcionar aos colaboradores uma grande diversidade de experiências e ensinar-lhes formas de participação, para que possam ampliar a consciência sobre as questões que dizem respeito ao meio ambiente.

A educação ambiental é, na verdade, o caminho fundamental, o meio único de conduzir a população ao imprescindível grau de sensibilização para proteger e preservar o meio ambiente.

“Fala-se tanto da necessidade de deixar um planeta melhor para os nossos filhos e, esquece-se da urgência de deixarmos filhos melhores para o nosso planeta.”(autor desconhecido).

Referências:

http://veja.abril.com.br/

http://www.reciclar.org.br/

http://www.lixo.com.br/

http://gestadao.blogspot.com.br/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com