TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A situação no Brasil e nos Estados Unidos da América de reciclagem do alumínio

Trabalho acadêmico: A situação no Brasil e nos Estados Unidos da América de reciclagem do alumínio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/4/2013  •  Trabalho acadêmico  •  423 Palavras (2 Páginas)  •  629 Visualizações

Página 1 de 2

ETAPA 3

Questões:

1-No processo industrial de obtenção de 40 kg de alumínio são geradas quantas toneladas de CO2?

1000 kg = 11,1 Toneladas de CO2

40 kg = 0,44 Toneladas de CO2.

2-Quantos quilos de bauxita são necessários para produzir 40 kg de alumínio?

R: São necessários 160 kg de bauxita para produzir 40 de alumínio.

3-Considerando as informações sobre quantidade de alumínio usado nos veículos e porcentual de reciclagem. Analisar a situação do Brasil e dos Estados Unidos e refletir sobre a participação desses dois países com relação aos aspectos ambientais.

> Apesar dos EUA utilizar quase três vezes mais o alumínio na produção de automóveis, o Brasil ainda esta a frente sobre a participação em relação aos aspectos ambientais, porque tem um índice de reciclagem do alumínio quase o dobro a frente dos EUA.

PASSO 4

¨A reciclagem do alumínio contribui para o desenvolvimento sustentável¨.

O Brasil é o país que mais recicla alumínio no mundo. Com recorde histórico de reciclagem de latinhas no ano passado, 98,3% das embalagens de bebidas foram reaproveitadas, ou seja, 248,7 mil toneladas, das 253,1 mil toneladas disponíveis no mercado.

Também são responsáveis pelo título a continuidade de programas de educação ambiental e a maior consciência da sociedade sobre a importância de reciclar para garantir a sustentabilidade.

O Brasil se mantém há cinco anos como líder absoluto na reciclagem de latas de alumínio no mundo. Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira do Alumínio - ABAL e pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alta Reciclabilidade - ABRALATAS, o Brasil atingiu a marca de 127,6 mil toneladas de latas de alumínio recicladas em 2005. São aproximadamente 9,4 bilhões de latas no ano ou 26 milhões de latas recicladas diariamente.

A obtenção do alumínio é feita a partir da bauxita, um minério que pode ser encontrado em três principais grupos climáticos: o Mediterrâneo, o Tropical e o Subtropical. A produção mundial de bauxita em 2004 foi de 157,4 milhões de toneladas, sendo os principais países produtores Austrália, Brasil, Guiné e Jamaica. Ocupando a 2ª posição no ranking mundial, em 2004, o Brasil produziu 21 milhões de toneladas de bauxita. Possui também a terceira maior reserva mundial de bauxita, cujo potencial é da ordem de 2,5 bilhões de toneladas, concentrada principalmente na região Norte do país (estado do Pará), as quais tem como principal concessionária a empresa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com