TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rede Ad-hoc

Trabalho Escolar: Rede Ad-hoc. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/12/2014  •  840 Palavras (4 Páginas)  •  524 Visualizações

Página 1 de 4

1. INTRODUÇÃO

O conceito de redes ad hoc já existe há muito tempo, teve início no começo da década de 70, quando uma entidade de pesquisa dos Estados Unidos começou a estudar como poderia ser a comunicação via rádio em um ambiente tático militar, onde há grande necessidade de mobilidade dos dispositivos que comunicam-se através da rede e de facilidade na conexão de novos dispositivos. As redes ad hoc são redes sem fio que dispensam o uso de um ponto de acesso comum aos computadores conectados a ela, de modo que todos os dispositivos da rede funcionam como se fossem um roteador, encaminhando comunitariamente informações que vêm de dispositivos vizinhos. São utilizadas para um fim específico, tal como partilhar documentos durante uma reunião ou jogar jogos de computador para vários jogadores. Também poderá partilhar de forma temporária uma ligação à Internet com outros utilizadores, da sua rede ad hoc, para que esses utilizadores não tenham que configurar as suas próprias ligações à Internet. As redes ad hoc só podem ser sem fios.

2. COMO CRIAR UMA REDES AD-HOC

Esse é o tipo mais simples de rede que pode ser montada, praticamente quase todos os Sistemas Operacionais já possuem suporte a rede ponto-a-ponto. Para criar uma rede Ad-Hoc basta configurar a placa de rede wireless para operar em modo Ad-Hoc de um dos computadores da rede e o outro liga-se a esta rede de forma a partilharem alguma informação. A velocidade de transmissão é a mesma, mas o alcance do sinal é bem menor, já que os transmissores e as antenas das interfaces não possuem a mesma potência do ponto de acesso. A velocidade também tende a cair muito mais rapidamente conforme aumenta a distância entre os computadores.

3. TOPOLOGIA AD-HOC

4. CRIANDO REDE AD-HOC NO WINDOWS SETE

Vá em painel de controle > Centro de Rede e Compartilhamento > Configurar uma conexão ou rede, vai abrir uma janela com diversos tipos de conexões, Selecione > configurar uma rede ad hoc (sem fio) e clique em avançar > na tela de configuração ele explica o que é uma rede ad hoc, clique em avançar, na tela seguinte ele pede as seguintes configurações: nome a rede, tipo de segurança e chave de segurança, exemplo:

• Nome a rede: teste

• Tipo de segurança: WEP

• Chave de Segurança: a1b2c3

A chave de segurança tem que ser hexadecimal ou seja de A a F e 0 a 9, após ter feito isso clique em avançar e espere o sistema concluir a instalação, o Windows pergunta se você quer compartilhar a internet, você pode aceitar a opção ou fazer isso depois. Ai é só atualizar suas redes disponíveis no seu dispositivo e ingressar na rede ad hoc criada.

5. CRIANDO REDE AD-HOC NO WINDOWS OITO

Iniciar o prompt de comando como administrador > Execute o seguinte comando substituindo os termos “Nome da Rede” pelo nome da rede Ad hoc que deseja criar, e “Sua Senha” pela senha que deseja criar para a rede:

Comando > netsh wlan set hostednetwork mode=alow ssid=NomedaRede key=SuaSenha, após ter digitado o comando aperte enter e digite a linha do comando a seguir > netsh wlan start hostednetwork, confirme a linha de comando clicando enter e sua rede Ad hoc já está habilitada para compartilhar internet com outros dispositivos. Use o comando netsh wlan start hostednetwork sempre que precisar iniciar o seu serviço de rede Ad hoc e o comando netsh wlan stop hostednetwork sempre que quiser parar o serviço.

6. FUNCIONAMENTO DE UMA REDE AD-HOC

A rede em ponto-a-ponto tem como característica a disposição em série dos equipamentos, fazendo com que os dados passem por todas as estações que estiverem conectadas, mas apenas a receptora poderá reconhecê-los. São redes montadas para compartilhar dispositivos ou dados e não serviços. Também designadas por store-and-forward. Neste tipo de redes estabelece-se um caminho entre 2 nós, podendo utilizar nós intermédios, os quais ignoram a mensagem.

A ligação entre cada nó é independente das outras existentes na rede, de maneira que, se uma ligação falhar, seja por perda de conexão ou falha do próprio dispositivo, as outras ligações continuam funcionando. Cada computador na rede conhece e utiliza os dispositivos do outro em que está ligado. A ligação entre cada nó é independente das outras existentes na rede, de maneira que, se uma ligação falhar, seja por perda de conexão ou falha do próprio dispositivo, as outras ligações continuam funcionando.

7. VANTAGENS E DESVANTAGENS DA REDE AD-HOC.

• Usada em redes pequenas e bem simples;

• Baixo custo;

• Fácil implementação;

• Baixa segurança;

• Não existe administrador de rede;

• Micros funcionam normalmente sem estarem conectados à rede;

• A rede terá problemas para crescer.

8. CONCLUSÃO

Existe um enorme interesse em redes ad hoc, devido às suas bem conhecidas vantagens para certos tipos de aplicações. Uma vez que uma infraestrutura fixa não é um pré-requisito, uma rede ad hoc pode ser montada rapidamente. Isso torna essas redes adequadas a situações onde não há outra infraestrutura de comunicação presente ou onde tal infraestrutura não possa ser usada por inúmeras razões essa é uma saída viável para compartilhamento de arquivos.

9. REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

REDES DE COMPUTADORES - Gabriel Torres

http://www.bitunitsstudio.com/como-criar-uma-rede-ad-hoc.html

http://www.tecmundo.com.br/internet/2792-o-que-sao-redes-ad-hoc-.htm

http://windows.microsoft.com/pt-br/windows/set-computer-to-computer-adhoc-network#1TC=windows-7

http://canaltech.com.br/tutorial/wireless/Tutorial-aprenda-a-compartilhar-uma-rede-Wi-Fi-sem-roteador-no-Windows-7/

...

Baixar como  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »