TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rede E Internet

Exames: Rede E Internet. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  5.219 Palavras (21 Páginas)  •  397 Visualizações

Página 1 de 21

INTRODUÇÃO

Neste trabalho irei abordar, em três tópicos distintos o que é, o que fazem e o como funciona de: internet, conceitos, tecnologia de acesso e o equipamentos que se compõe uma rede interna.

O objeto central expor as idéias e explicar com simplicidade cada tópico de maneira bem direta de cada assunto proposto.

1 HISTÓRICO DA INTERNET

É o maior conglomerado de redes de comunicações em escala mundial, ou seja, vários computadores e dispositivos conectados em uma rede mundial e dispõe milhões de dispositivos interligados pelo protocolo de comunicação TCP/IP que permite o acesso a informações e todo tipo de transferência de dados.

A história das redes de dados e da Internet se confundem com o Departamento de Defesa dos EUA (DoD), através da ARPA – Advanced Research Projects Agency (www.arpa.mil ),em conjunto com o MIT - Massachusetts Institute of Technology (http://www.mit.edu ). Esses dois organismos mantiveram os principais pesquisadores na área das ciências computacionais no início da década de 60.

1965 ARPA patrocina estudo sobre rede cooperativa de computadores de tempo compartilhado .TX-2, no MIT Lincoln Lab, e AN/FSQ-32, no System Development Corporation (Santa Monica, Califórnia), são diretamente ligados (sem comutação de dados) por uma linha de telefone dedicada de 1200bps;

1968 Redes de comutação de dados são apresentados à Agência de Projetos de Pesquisa Avançada (ARPA) Pedidos de propostas para a ARPANET são enviadas em agosto; respostas são recebidas em setembro Universidade da Califórnia Los Angeles (UCLA) premiada com um contrato do Network Measurement center em outubro Bolt Beranek e Newman, Inc. (BBN) é premiado com um contrato de Comutação de Dados para construir a Interface Message Processors (IMPs).

1969 ARPANET comissionada pelo Departamento da Defesa para realizar pesquisa sobre redes São estabelecidos nós enquanto a BBN constrói cada IMP [Honeywell DDP-516 mini computador com 12K de memória]; AT&T fornece linhas de 50kbps.

1970 ALOHAnet, a primeira rede de comutação de dados via rádio, , entra em operação em julho. ARPANET começam a usar o Protocolo de Controle de Rede (Network Control Protocol, NCP), primeiro protocolo host-host.

1971 O Projeto Gutenberg é iniciado por Michael Hart com o propósito de disponibilizar arquivos eletrônicos de trabalhos livres de direitos autorais. O primeiro texto é a Declaração da Independência dos Estados Unidos.

1972 O sinal @ foi escolhido entre os sinais de pontuação do Modelo 33 do Teletipo Tomlinson pelo seu significado de "em" (at) (março).Larry Roberts escreve o primeiro programa de gerenciamento de e-mail (RD) para listar, ler seletivamente, arquivar, redirecionar e responder a mensagens (julho).Primeiro chat de computador a computador acontece durante o ICCC.

1973 RFC 454: Especificação de Transferência de Arquivo (File Transfer) Especificação (RFC 741) de Protocolo de Voz em Rede (Network Voice Protocol, NVP) e implementação permitindo chamadas de conferência através da ARPANET.

1977 RFC 733: Especificação de Mail.

1978 TCP dividido em TCP e IP (março).

1979 O experimento Packet Radio Network (PRNET) tem início com fundos do DARPA. A maioria das comunicações acontecem entre vans. Conexão ARPANET via SRI . Em 12 de abril, Kevin MacKenzie envia um e-mail ao MsgGroup com uma sugestão de se adicionar alguma emoção no texto seco do e-mail, tais como -) para indicar que a sentença era irônica. Embora criticada por muitos na época, os emoticons tornaram-se amplamente utilizados

1980 ARPANET pára completamente em 27 de outubro, devido a um vírus de mail.

1981 RFC 801: Plano de Transição NCP/TCP.

1982 DCA e ARPA estabelecem o Protocolo de Controle de Transmissão (Transmission Control Protocol, TCP) e o Protocolo de Internet (Internet Protocol, IP), TCP/IP.

1984 Sistema de Nome de Domínio (Domain Name System, DNS) é introduzido

1985 Information Sciences Institute (ISI) na USC recebe a responsabilidade de gerenciamento da DNS.

1986 NSFNET é criado (backbone com velocidade de 56Kbps).Isto permite uma explosão de conexões, principalmente nas universidades.

1988 2 de novembro – o vírus Internet worm se espalha pela Net, afetando aproximadamente 6.000 dos 60.000 servidores na Internet.

1990 ARPANET deixa de existir. A primeira máquina operada remotamente a ser ligada na Internet: o Internet Toaster, de John Romkey, (controlado via SNMP), tem sua estréia na Interop. Brasil se conecta a NSFNET

1991 Primeira conexão feita entre o Brasil, pela Fapesp, e a Internet, à velocidade de 9600 baud.

1992 Veronica, uma ferramenta de procura no gopherspace, é lançada pela Universidade de Nevada.O termo "surfando na Internet" é cunhado por Jean Armour

1993 A Casa Branca (EUA) coloca seu site no ar. Novos tipos de vírus surgem pela Internet - WWW Worms (W4), seguido pelo Spiders, Wanderers, Crawlers, Snakes ..

1994 Shopping centers aterrizam na Internet.O tráfego da NSFNET ultrapassa 10 trilhões de bytes/por mês.Já é possível fazer pedidos de pizza pela Internet.

1.1 Conceitos de SITES

Um site ou sítio é um conjunto de páginas Web, isto é, de hipertextos acessíveis geralmente pelo protocolo HTTP na Internet. O conjunto de todos os sites públicos existentes compõe a World Wide Web.

As páginas num site são organizadas a partir de um URL básico, onde fica a página principal, e geralmente residem no mesmo diretório de um servidor. As páginas são organizadas dentro do site numa hierarquia observável no URL, embora as hiperligações entre elas controlem o modo como o leitor se apercebe da estrutura global, modo esse que pode ter pouco a ver com a estrutura hierárquica dos arquivos do site.

Alguns sites, ou partes de sites, exigem uma subscrição, com o pagamento de uma taxa, por exemplo, mensal, ou então apenas um registo gratuito.

A World Wide Web (que em português significa, "Rede de alcance mundial";

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.5 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com