TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A REDE DE COMPUTADORES E A INTERNET

Exames: A REDE DE COMPUTADORES E A INTERNET. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2014  •  372 Palavras (2 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 2

As redes de computadores e a Internet

Existem vários tipos, tamanhos e configurações de rede que conectam os computadores de todo o planeta.

Os meios físicos de transmissão de dados podem ser feitos por cabos de rede, linhas telefônicas, ondas de rádio, fibras óticas, satélites etc.

Possuem três tipos de rede,as quais são:

- LAN: redes limitadas a um único ambiente ou local.

- MAN: redes com transmissão de dados de alta velocidade que se estende por toda uma cidade ou região.

- WAN: redes de grande alcance, que vai além dos limites; ex: internet.

O protocolo IP possibilita a passagem de informação entre redes físicas distintas. Os roteadores IP são dispositivos que ligados a duas ou mais redes, permitem a passagem de dados entre elas. Os endereços IP utilizados pelo protocolo IP identificam cada host conectado a internet.

Determinados hosts se conectam de modo direto a um roteador. Nas redes TCP/IP, dois protocolos cuidam juntamente com o protocolo IP, do envio e do recebimento das informações pelos hosts que pertencem a essas redes, o TCP ou UDP.

Quando a transmissão é feita pelo TCP, a informação é dividida em “pacotes” e enviadas ao host de destino. Por sua vez quando utilizado o UDP a transmissão de dados não é dividida, e também não estabelece controle para garantir que a informação chegou de forma completa ao host de destino.

http - é um conjunto de regras para intercâmbio de informações, ou seja, é um protocolo de aplicação.

PDF - formato padrão de arquivos que é amplamente utilizado para publicação de documentos na internet, ou seja, é um padrão de documentos criado pelo Adobe Systems.

Os nomes de domínio devem ser registrados em um órgão gestor de Internet e deve ser configurado em algum servidor de DNS, para que possa ser utilizado na Internet. Os nomes de domínio, no entanto, não são registrados somente para empresas, existem diferentes categorias de domínios: institucional; profissionais liberais; pessoas físicas.

O roteador wireless é um dispositivo na qual é possível conectar os computadores à rede sem o uso de cabos, sejam esses computadores portáteis ou não.

A tecnologia comumente utilizada para conexão de computadores de rede sem fio é denominada Wi-Fi e está se tornando cada vez mais comum o uso dessa tecnologia em pequenos escritórios e residência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com