TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rede Social

Trabalho Escolar: Rede Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2014  •  1.542 Palavras (7 Páginas)  •  537 Visualizações

Página 1 de 7

rede social O que são Redes Sociais?

É cada dia mais comum usarmos o termo “redes sociais”. Está na boca de adolescentes e de empresários. Nas casas de cada um e nas corporações.

Mas o que significa isso e por que esse conceito vem sendo cada vez mais utilizado?

As redes sociais são formadas por indivíduos com interesses, valores e objetivos comuns para o compartilhamento de informações. A internet é um dos grandes fomentadores para a formação de redes, porque as pessoas podem se encontrar independente de tempo e espaço. As pessoas criam redes sociais online a partir de sites de networking como o Orkut, facebock e são um dos principais tipos de ferramentas de mídias sociais.

O que é mídia social?

Wikipédia: Mídias sociais abrangem diversas atividades que integram tecnologia, interação social e a construção de palavras, fotos, vídeos e áudios. A maneira na qual a informação é apresentada depende das várias perspectivas da pessoa que compartilhou o conteúdo, podendo ter diferentes formas, como fóruns de internet, weblogs, wikis, podcasts, fotos e vídeos.

A palavra-chave é: interação. E é nesse conceito que as mídias sociais se diferem das convencionais como televisão, rádio ou jornais. Ou seja, nas mídias sociais, os próprios usuários são os responsáveis pelo conteúdo, que pode ser postado, compartilhado, comentado ou até mesmo alterado por outros usuários.

Um dos primeiros a difundir esse conceito com sucesso foi o Orkut, que foi um dos maiores exemplos de mídias sociais no Brasil. Temos também Flickr, My Space, Facebook, Second Life, WhatsApp, Instagran,YouTube e muitas outras ferramentas de relacionamento social.

Os blogs, por exemplo, nasceram como simples diários virtuais e acabaram amplamente difundidos. O segredo é a utilização de ferramentas fáceis, arquitetura participativa e liberdade de comunicação.

Internet só perde para a TV

O público está migrando das plataformas tradicionais de mídia para dedicar mais tempo às redes sociais. Segundo a colunista Patrícia Kogut de O Globo, a queda na audiência das novelas está relacionada com o aumento da utilização do Facebook pelo público jovem.

E ao contrário do que se supõe, a internet não é um espaço exclusivo das classes A e C. O gerente de análises do Ibope Alexandre Magalhães declarou recentemente ao site de notícias BlueBus que “a entrada da classe C para o clube dos internautas deve continuar a manter esse mesmo compasso forte de aumento no número de usuários residenciais”.

Segundo dados do IAB, 37% dos usuários de Internet no Brasil – o que corresponde a 18 milhões de consumidores – são da classe C.

O posicionamento da internet como a segunda plataforma de comunicação mais utilizada no mundo – perdendo apenas para a TV – justifica o aumento nos investimentos feitos em ações de mídia social. A revista Meio & Mensagem informou que nos Estados Unidos em 2007, 10% da receita das agências foi destinado à Web, o que corresponde a um crescimento de 26,8% em relação ao ano anterior.

Como utilizar as mídias sociais?

Tão importante quanto entender o conceito é saber como usar as mídias sociais. Há pouco tempo, empresas descobriram que uma comunidade no Facebook, por exemplo, pode ser mais eficaz do que um anúncio em revista para difundir a sua marca. Ou que um vídeo espalhado viralmente no YouTube pode gerar resultados impressionantes.

Decisões como esta estão baseadas nos resultados de estudos como o Edelman Trust Barometer. A pesquisa busca entender como as pessoas formam suas opiniões hoje. O resultado indicou que os entrevistados confiam mais em seus pares do que em especialistas ou em acadêmicos. Daí a força das redes sociais para motivar a tomada de decisões.

Recentemente, a Coca Cola lançou um produto chamado Coke Tag. Funciona como um widget, que permite ao usuário reunir diversos links de seu interesse, que ficam disponíveis para outras pessoas na rede. Uma ideia fácil e extremamente relevante para o usuário.

Outro bom exemplo de utilização das mídias sociais é campanha presidencial do candidato americano Barack Obama, eleito em novembro de 2006. Pela primeira vez, um político utilizou com extrema habilidade ferramentas como fóruns na internet, Orkut, blogs, celular, entre outras.

Segundo estudo da Agência americana Universal McCann, publicado no blog SimViral, o Brasil está entre os grandes países em utilização de mídias sociais. Não é por acaso que o YouTube lançou, no ano passado, uma versão totalmente em Português. Apenas outros oito países também receberam uma versão local.

Entre os nossos internautas, temos:

- Leitores de blog: 87,5%, sendo que 52,5% lêem diariamente.

- Temos mais uploaders de fotos do que Inglaterra ou Estados Unidos.

- Somos o 1º em compartilhamento de vídeos dentre os países pesquisados (superando até a China).

- Videoclipes lideram a preferência mundial de visualizações (mais de 90%).

- 55% assinam RSS.

O que esperar do mercado?

A utilização de mídias sociais já não é mais uma simples tendência. Por isso, empresas estão investindo em profissionais que entendem desse tipo de comunicação e que vivem realmente essa realidade. Não adianta apenas participar de fóruns, colocar vídeos na rede ou criar blogs corporativos. É fundamental que a equipe inteira acompanhe esse movimento.

Fonte com adaptações:

http://www.talk2.com.br/conteudos-extras/o-que-sao-redes-sociais/

Facebook

É um site e serviço de rede social que foi lançada em 4 de fevereiro de 2004, operado e de propriedade privada da Facebook Inc..4 Em 4 de outubro de 2012 o Facebook atingiu a marca de 1 bilhão de usuários ativos.5 Em média 316.455 pessoas se cadastram, por dia, no Facebook, desde sua criação em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com