TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redes Computadores

Casos: Redes Computadores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2014  •  341 Palavras (2 Páginas)  •  1.366 Visualizações

Página 1 de 2

DADOSBANCO DE DADOSBANCO DE DADOSBANCO DE DADOSBANCO DE DADOSBANCO DE DADOSBANCO DE DADOSBANCO DE DADOSBANCO DE DADOSBANCO DE DADOS BANCO DE DADOSBANCO DE DADOSBANCO DE DADOS

Definição : É uma coleção organizada de dados. É uma ferramenta desenvolvida para a manipulação eficiente de um grande conjunto de informações estruturadas e armazenadas de forma organizada e integrada.

Finalidade:Otimização dos sistemas.

SGBD (Sistema Gerenciador de Banco de Dados)

Tratando-se de dados informatizados utiliza-se o SGBD (Sistema Gerenciador de Banco de Dados) – é o software que permite a utilização simultânea de um banco de dados por múltiplos usuários e prove ferramentas para que eles possam criar e manipular as informações armazenadas no banco de dados.

Para ser considerado um SGBD devem seguir algumas regras, tais como: auto-contenção, independência dos dados, abstração dos dados, visões, transações, acesso automático, caso contrário, será um GA (Gerenciador de Arquivo) - é um programa de computador usado para criar e organizar pastas e ficheiros (arquivos) em sistemas operacionais. O acesso a informações em sistemas de processamentos de dados que não utilizam SGBDs é feito pelo acesso sequencial a um ou mais arquivos. Cabe ao desenvolvedor criar mecanismos de recuperação de informação.

Características de SGBD :

Integridade: consiste em impedir que determinado código ou chave em uma tabela não tenha correspondência em outra tabela. PK e FK.

Restrições ou consistência: informação confiável, o dado armazenado em um único local, com acesso descentralizado, compartilhado pelos vários sistemas.

Segurança ou privacidade: define para cada usuário o nível de acesso à tabela e /ou campo, seja de leitura, leitura e gravação ou sem acesso.

Restauração ou reorganização: apresentar facilidade para recuperar falhas de hardware e software, por meio da existência de arquivos de backup ou de outros recursos automáticos.

Controle de Redundância: consiste no armazenamento de uma mesma informação em locais diferentes, provocando inconsistências. Em um banco de dados as informações só se encontram armazenadas em um único local, controle no banco de dados.

Independência Física: imunidade das aplicações à estrutura de armazenamento e à estratégia de acesso às informações.

Padronização dos dado e esquematização: exemplificando, no campo sexo somente permite armazenamento ‘M’ ou ‘F’.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com