TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redes computadores

Tese: Redes computadores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  Tese  •  247 Palavras (1 Páginas)  •  826 Visualizações

Redes de

computadores

Uma rede de computadores consiste de 2 ou

mais computadores e outros dispositivos

conectados entre si de modo a poderem

compartilhar seus serviços, que podem ser:

dados, impressoras, mensagens (e-mails), etc.

Topologia em barra, em barramento ou encadeada: um único cabo passa por todas as máquinas, fazendo a união física entre elas. É uma topologia barata, porém lenta e muito perigosa, pois qualquer problema no cabo ou em uma das máquinas compromete toda a rede.

Topologia anel: um único cabo passa por todas as máquinas, fazendo a união física entre elas, estabelecendo, inclusive, conexão entre a última e a primeira. É uma topologia de médio custo e pouco perigosa, porém lenta.

Topologia estrela: cada máquina possui um cabo que se une aos demais cabos num ponto central. É uma topologia mais cara, porém rápida e segura, pois qualquer problema em uma das máquinas ou em um dos cabos compromete apenas o respectivo segmento. No ponto central poderá haver um servidor com várias placas de rede, unindo toda a rede ou um aparelho utilizado para esse fim, chamado HUB ou Switch.

Topologia malha: Esta topologia é muito utilizada em várias configurações, pois facilita a instalação e configuração de dispositivos em redes mais simples. Todos os nós estão atados a todos os outros nós, como se estivessem entrelaçados. Já que são vários os caminhos possíveis por onde a informação pode fluir da origem até o destino. Neste tipo de rede, o tempo de espera é reduzido e eventuais problemas não interrompem o funcionamento da rede

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com