TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redes Geral

Dissertações: Redes Geral. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2013  •  3.187 Palavras (13 Páginas)  •  410 Visualizações

Página 1 de 13

APLICAÇÕES DE REDES - Rodrigo

CONECTIVIDADE - Rodrigo

TOPOLOGIA - Rodrigo

LINHAS DE COMUNICAÇÃO – Rodrigo

TCP/IP - Rodrigo

SEGURANÇA EM REDES - Rodrigo

QUAIS OS RISCOS - Rodrigo

AMEAÇAS E ATAQUES - Rodrigo

Aplicações de Rede

O ponto mais importante do desenvolvimento de aplicação de rede é escrever programas que rodem em sistemas finais diferentes e se comuniquem entre si pela rede. Por exemplo, na aplicação Web há dois programas distintos que se comunicam um com o outro: o programa do browser, que roda na máquina do usuário (computador de mesa, laptop, PDA, telefone celular, etc.); e o programa do servidor Web, que roda na máquina do servidor Web. Outro exemplo é um sistema de compartilhamento de arquivos P2P, no qual há um programa em cada máquina que participa da comunidade de compartilhamento de arquivos. Nesse caso, os programas de cada máquina podem ser semelhantes ou idênticos.

Portanto, ao desenvolver sua nova aplicação, você precisará escrever um software que rode em várias máquinas. É importante dizer que não precisará escrever um software que rode em equipamentos de núcleo de rede, como roteadores ou computadores Ethernet. E mesmo que quisesse escrever software de aplicação para esses equipamentos, não poderia. Equipamentos de núcleo de rede não funcionam na camada de aplicação, mas em camadas mais baixas, especificamente na de rede e abaixo dela. Esse projeto básico, a saber, confinar o software de aplicação nos sistemas finais, facilitou o desenvolvimento e a proliferação rápida de uma vasta gama de aplicações de internet.

Ao construir uma nova aplicação de rede, primeiramente precisará escolher a arquitetura da aplicação. Antes de mergulhar na codificação do software, você deverá elaborar um plano geral para a arquitetura da sua aplicação. Tenha sempre em mente que a arquitetura de uma aplicação é distintamente diferente da arquitetura de rede (Por exemplo, a arquitetura em cinco camadas da Internet). Do ponto de vista do profissional que desenvolve a aplicação, a arquitetura de rede fixa e provê um conjunto específico de serviços às aplicações. Por outro lado, a arquitetura da aplicação é projetada pelo desenvolvedor e determina como a aplicação será organizada nos vários sistemas finais. Ao escolher a arquitetura da aplicação, o desenvolvedor provavelmente aproveitará uma das três arquiteturas mais utilizadas em aplicações modernas de rede, que são:

- A arquitetura cliente-servidor;

- A arquitetura P2P e uma arquitetura híbrida cliente-servidor-P2P.

Veja a seguir, algumas aplicações de rede populares:

• Correio eletrônico;

• A Web;

• Mensagem instantânea;

• Login em computador remoto como telnet e SSH;

• Compartilhamento de arquivos P2P;

• Transferência de arquivos entre duas contas em dois computadores, como FTP (File transport Protocol - Protocolo de transferência de arquivos);

• Jogos multiusuários em rede;

• Videoclipes armazenados;

• Telefonia por internet;

• Videoconferência em tempo real.

Conectividade

Capacidade de um dispositivo de se conectar com outros dispositivos e transferir informação.

Conectividade significa que um dispositivo pode se comunicar digitalmente e transferir dados de diagnóstico para qualquer sistema, incluindo um Registo Médico Electrónico (EMR), Sistema de Informações Hospitalares (HIS), sistema de Pagamento de Seguros Nacional, Telemedicina, por e-mail ou através da Internet.

Se você está transferindo os dados do paciente para o seu EMR/HIS para gerenciar os dados centralmente, usando o e-mail ou a Internet para compartilhar resultados de testes e receber uma segunda opinião de um local de registro remoto ou enviar dados do paciente para o seu sistema de Pagamento de Seguros Nacional, a conectividade permite-lhe dinamizar o fluxo de trabalho, aumentar a eficiência clínica e reduzir os custos das suas instalações.

Topologia

A topologia de rede descreve como é o layout de uma rede de computadores através da qual há o tráfego de informações, e também como os dispositivos estão conectados a ela.

Há várias formas nas quais se pode organizar a interligação entre cada um dos computadores da rede. Topologias podem ser descritas fisicamente e logicamente. A topologia física é a verdadeira aparência ou layout da rede, enquanto que a lógica descreve o fluxo dos dados através da rede.

Segue abaixo alguns tipos de topologias mais utilizadas:

• Barramento - cada nó é ligado em "série" (um nó é conectado atrás do outro) em um mesmo backbone, de forma semelhante às luzinhas de natal. As informações enviadas por um nó trafegam pelo backbone até chegar ao nó de destino. Cada extremidade de uma rede de barramento deve ser terminada por um resistor para evitar que o sinal enviado por um nó através da rede volte quando chegar ao fim do cabo.

Topologia da rede de barramento

• Anel - como uma rede de barramento, os anéis também nos têm ligados em série. A diferença é que a extremidade da rede volta para o primeiro nó e cria um circuito completo. Em uma rede em anel, cada nó tem sua vez para enviar e receber informações através de um token (ficha). O token, junto com quaisquer informações, é enviado do primeiro para o segundo nó, que extrai as informações endereçadas a ele e adiciona quaisquer informações que deseja enviar. Depois, o segundo nó passa o token e as informações para o terceiro nó e assim por diante, até chegar novamente ao primeiro nó. Somente o nó com o token pode enviar informações. Todos os outros

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com