TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redes S/ Fio E Comunicação De Dados

Monografias: Redes S/ Fio E Comunicação De Dados. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2014  •  7.491 Palavras (30 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 30

Resumo

Com o surgimento do computador, sendo a sua principal função a de efetuar processamento dos dados em grandes quantidades para um resultado final e com a sua evolução, houve a necessidade, desses dados processados serem guardados em algum cofre. Esse cofre foi nomeado pelos seus criadores de fita magnética, onde, os dados processados pelo processador ou cérebro do computador, após serem processados saem da memória RAM – (memória não permanente) e ficam permanentemente armazenados na fita magnética, onde podem ser lidos e rearmazenados novamente quantas vezes forem necessários. Esse procedimento é feito através do processo do magnetismo, sendo o magnetismo o processo de transmissão, leitura e armazenamento dos dados e a fita magnética o meio físico onde esses dados ficam armazenados. Os grandes computadores das décadas de 70 e até os da década de 80 se utilizavam das fitas magnéticas para o transporte de dados de um computador distante do outro, não havia diretamente a troca de informações entre os computadores.

Após a criação dos Hard Disks, as fitas e os discos magnéticos flexíveis foram praticamente extintos da informática, principalmente com a criação do micro computador (PC). Sua evolução não tardaria no surgimento das redes, onde computadores agora podem trocarem, informações e recursos uns com os outros da mesma forma que os telefones. Essa tecnologia fez com que o homem buscasse novos procedimentos para comunicação de dados a longas distâncias cada vez mais, atravessando cidades, países e continentes, envolvendo todo o globo terrestre, enviando e recebendo dados de um lugar ao outro e vice-versa sem obstáculos ou fronteiras.

Nos anos 90 com o surgimento das redes LANS Ethernet integralizando PCS e outros dispositivos para compartilhamento de serviços e recursos as redes metropolitanas MAN´s, intercontinentais WAN´s e WWans (Internet), também expadiram sua tecnologia unificando a telefonia juntamente com dados. Uma das primeiras tecnologias convergentes neste processo foi a ADSL (Asymetric Digital Subscriber Line), trafego de dados e voz a longas distâncias através da linha telefônica. Assim os utilitários agora poderiam ter a Internet e o telefone em um par de fios telefônicos dentro de suas residências, acessar a Internet e ao mesmo tempo falar no telefone a longas distâncias.

O cabo coaxial também é outro meio de comunicação muito importante que faz parte da evolução das redes, pois, muitas redes entre os anos 80 e 90 se utilizaram desse importante meio físico na transmissão de dados e são utilizados até nos dias atuais como vemos as grandes companhias de TV a cabo que fazem uso dessa tecnologia para transmissão de sinais. A tecnologia foi evoluindo até chegar à fibra óptica, a mais avançada e veloz no processo de transmissão de dados e informações pela luz.

Atualmente todas as redes pessoais, locais, metropolitanas, continentais e mundiais fazem uso desse meio físico importantíssimo quanto ao trafego dos dados a curta e longas distâncias. Nos dias atuais pode-se afirmar sem variação alguma que as redes não sobrevivem mais sem a atuação das fibras óticas.

Paralelamente a esse processo de evolução dos meios Guiados, houve e continua se expandindo uma grande evolução e desenvolvimento quanto a transmissão de dados via meios Não Guiados que na verdade chamamos de Wireless ou S/Fio.

São redes Lans, MWans, WWans, interligando-se roteadores, switchs, computadores, tablets, smart phones, entre outros dispositivos nas redes de curta e longas distâncias no processo de transmissão e recepção de sinais de dados, imagens e voz, através das ondas eletromagnéticas. Essa transmissão pode ser feita também a longas e curtas distâncias. O surgimento das redes Wireless iniciou-se praticamente com o surgimento do rádio e a TV (RF) e TV(parabólica), após essas tecnologias, surgiu o telefone móvel (celular) e finalmente os rotadores e switchs. Com relação as comunicações Wireless, podemos especificar, a comunicação via satélite, via ondas de RF direcional e Omdirecional. Hoje temos comunicação de voz e dados até com o Planeta Vermelho Marte, as sondas espaciais comunicam-se com o centro de pesquisas aqui na Terra.

Adendo do Grupo:

“Telecomunicações é uma palavra bem definida que envolve todo o processo anterior, presente e posterior no conceito de comunicação de informações a longas distâncias e todo o tecnólogo de redes está inteiramente envolvido com ela, pois, esta palavra já faz parte de nossas vidas.”.

Sumário

1. Introdução………………….……….………….…………….…………..05.

2. Etapa 1: Meios de Transmissão de Dados................................................06.

2.1. Passo1: Guiados Wire/Não Guiados Wireless............06/07/08/09/10/11/12/13.

2.2. Passo 2: Tabela de Componentes Wireless........................................14.

2.3. Passo 3: Vantagens e Desvantagens da Rede Wireless.........................15.

2.4. Passo 4: Relatório Etapa 1 - Rede Wireless.......................................16/17.

3. Etapa 2: Instalação e Configuração das redes Locais..........................18.

3.1 Passo 1: Comparativo entre Rede Wireless e Rede Wire.....................18.

3.2 Passo 2: IEEE 8202.11...............................................................18/19/20/21.

3.3 Passo 3: Lay Out de Uma Rede Wireless..........................................22.

3.4 Passo 4: Relatório Etapa 2 – Proposta de Comunicação S/Fio............23.

4. Etapa 3: Bluetooth........................................................................................24.

4.1. Passo 1: Funcionamento da Rede Bluetooth..................................24/25/26.

4.2. Passo 2: Dois Tipos de Redes Padronizadas Bluetooth .....................27/28.

4.3. Passo 3: Modelos de Camadas Bluetooth......................................29/30/31.

4.4. Passo 4: Relatório Etapa 3 – Bluetooth Para o Cliente:......................32.

5. Etapa 4: Redes Metropolitanas Sem Fio (WMANs). Padrões IEEE 802.16 (Wi-Max) e IEEE 802.20. ...............................................................33.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (49.7 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com