TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redes Sem Fio

Trabalho Universitário: Redes Sem Fio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  313 Palavras (2 Páginas)  •  431 Visualizações

Página 1 de 2

As redes WI-FI utilizam ondas de rádio para transmissão de sinal. É correto, embora não tão simples, dizer que a comunicação de uma rede sem fio é muito parecida com um rádio de comunicação, funcionando da seguinte maneira:

1 – Um adaptador sem fio traduz os dados em um sinal de rádio e os transmite usando uma antena, que pode ser interna como nos modernos notebooks, ou externa como nos roteadores que distribuem conexão.

2 – Um roteador sem fio recebe o sinal e o decodifica. O roteador envia as informações para a internet, usando um meio físico, como uma placa de rede, ou mesmo um modem.

O processo também funciona em sentido inverso, com o roteador recebendo informações de qualquer local da internet, traduzindo-a em um sinal de rádio, e enviando-a a um adaptador sem fio de um celular ou computador.

Os rádios usados para comunicação WI-FI são muito similares aos empregados nos comunicadores tipo walkie-talkies, aos aparelhos Nextel, às ondas recebidas por telefones celulares, e a outros dispositivos. Estes equipamentos podem transmitir e receber ondas de rádio podem converter valores binários, como 1 e 0, em ondas de rádio, e reconverter as ondas de rádio em 1 e 0. Porém, os transmissores de sinais WI-FI têm algumas diferenças em relação aos rádios:

- Transmitem sinal e dados de frequências de 2.4 GHz ou 5 GHz. Esta frequência é consideravelmente mais elevada do que as usadas por telefones celulares, rádios comunicadores e televisões. Ter uma frequência maior possibilita ao sinal carregar significativamente mais dados;

- Usam o padrão 802.11, norma que estabelece as camadas de uma ligação sem fios que se utiliza de ondas eletromagnéticas. A primeira camada é a física, que possui três tipos de codificações da informação; a segunda é a de ligação de dados, constituída por duas subcamadas: a de controle da ligação lógica (LLC) e a de controle de acesso ao apoio (MAC).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com