TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redes Sem Fio

Artigo: Redes Sem Fio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  415 Palavras (2 Páginas)  •  438 Visualizações

Página 1 de 2

Como são constituídas as ondas terrestres? Em que faixa de frequência é importante a transmissão por meio de ondas de superfície?

A onda terrestre é composta por uma onda espacial e uma onda de superfície. Por sua vez, a onda espacial possui duas parcelas, a onda direta e a onda refletida. Na faixa de ondas médias, como as antenas transmissora e receptora são posicionadas na superfície da terra, a onda direta é anulada pela onda refletida, não havendo onda espacial. Adicionalmente, não será considerada neste texto a contribuição da onda ionosférica. Desta forma, o problema tratado no presente trabalho concentra-se na propagação da onda de superfície que, neste caso, coincide com a onda terrestre. Cumpre adicionar que tais considerações são também aplicáveis às ondas longas (LF). Para facilitar a leitura do texto, detalhes matemáticos dos problemas tratadosencontram-se em anexo.

No que diz respeito à propagação de onda terrestre, a Recomendação UIT-R P.368-9 [1] tem sido a referência para o planejamento das emissoras de radiodifusão analógica na faixa de ondas médias. Esta Recomendação apresenta curvas que cobrem a faixa de 10

REVISTA DE RADIODIFUSÃO - VOLUME 03, N° 03

231kHz a 30 MHz e que foram calculadas pelo programa GRWave na hipótese de uma terra lisa, perfeitamente esférica e homogênea, isto é, com os parâmetros elétricos (permissividade e condutividade) supostos constantes. O programa teve por base o trabalho de Rotheram [2] e encontra-se disponível no Setor de Radiocomunicações da UIT. No caso do terreno entre a estação transmissora e o receptor apresentar trechos com condutividades distintas, o efeito desta variação é avaliado pelo método de Millington [3]. No Brasil, o documento de referência para estudos de planejamento é o Regulamento Técnico anexado à Resolução no. 116 de 25/03/1999 (Anatel). No que diz respeito à parte de propagação este Regulamento cobre a faixa de ondas médias (525 – 1705 kHz) e a faixa de ondas tropicais de 120 metros (2300 – 2495 kHz). Um exemplo é mostrado na Fig.1. Os números ao lado de cada curva indicam o valor da condutividade do solo e variam de 1(solo seco) a 5000 mS/m (água do mar). As curvas foram calculadas na suposição de uma constante dielétrica igual a 15 para trajetos sobre terra ou água doce e 80 para água do mar. Para levar em conta a variação da condutividade do solo ao longo de uma radial do terreno, o Regulamento adota o método das distâncias equivalentes, cujos resultados são compatíveis com aqueles obtidos pelo método de Millington.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com