TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redes Sem Fio

Ensaios: Redes Sem Fio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/2/2015  •  9.188 Palavras (37 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 37

1. INTRODUÇÃO

O uso da tecnologia sem fio vem crescendo e com ela as interligações de dispositivos, tanto fixo (micro de mesa) quanto o móvel. Com o crescimento acelerado da utilização dos dispositivos portáteis que necessitam utilizar uma infra-estrutura de rede, podendo citar notebooks e handhelds, surgem as redes sem fios.

O uso das redes sem fio está cada vez mais presente no cotidiano das pessoas, em ambientes acadêmicos, nas empresas, residências, em meios públicos como hotéis, restaurantes, bares e em meios de transportes como em carros, ônibus, trens, navios e até aviões (vide sobre sua usabilidade no capítulo 4). A quantidade de computadores de mesa (desktop) instalada ainda é muito pequena se comparada com outros dispositivos de comunicação, como o rádio e a TV, no entanto, a tecnologia tem produzido em escala astronômica, diversos dispositivos eletrônicos capazes de armazenar, processar, transmitir dados, imagens, vídeos e sons sem o uso de fios e com links de médio alcance (até 120 metros) que permitem acesso em banda larga a sistemas corporativos e à internet. Estes dispositivos, genericamente chamados de wireless (sem cabos ou sem fio) já estão incorporados, por exemplo, nos populares celulares, PDAs (Personal Digital Assistant), sistemas de navegação veiculares etc.

Além de serem adequadas a situações em que é necessária mobilidade, são flexíveis e de fácil instalação. Embora os equipamentos sejam mais caros do que para redes tradicionais, a redução significativa dos custos de instalações torna muitas vezes compensatórios. Os produtos wireless permitem criar, ampliar e interligar redes locais em ambientes internos ou externos sem a necessidade de utilização de fios ou cabos.

FIGURA 1 - EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO DE REDE SEM FIO UTILIZANDO TRÊS MICROS EM APARTAMENTO

FONTE – (FORTES, 2004, 61)

Essas redes locais podem ser instaladas tanto em prédios (residenciais ou empresariais, ver exemplo na figura 1) ou para uso restrito quanto em locais públicos, os chamados hotspots (ver exemplo na figura 2), onde há grande fluxo de pessoas (hotéis, restaurantes, universidades, etc.).

FIGURA 2 – EXEMPLO DA UTILIZAÇÃO DE REDE SEM FIO COM EQUIPAMENTOS CONECTADOS AO HOTSPOT EM UMA FACULDADE

FONTE – (FORTES, 2004, 67)

Em 2002, 15 milhões de equipamentos para redes locais wireless foram comprados em todo o mundo, movimento de 2,2 milhões de dólares. No Brasil, equipamentos como pontes, placas de interfaces de rede e pontos de acesso fizeram girar 23 milhões de reais, segundo levantamento feito pela revista Info Exame de Novembro/2003. O ritmo de crescimento está acelerado: “As vendas mundiais de equipamentos para conectar redes domésticas, que totalizaram 17,6 milhões unidades em 2004, devem atingir 32,6 milhões até 2009”. (SANTOS, 2005, 24-25).

O país que comanda a onda wireless, de a a g (siglas que diferenciam os padrões), são os Estados Unidos. Em Novembro de 2003, 57% das empresas americanas já suportavam as redes sem fio no padrão 802.11 (família de especificações de comunicação sem fio, onde veremos com mais detalhes no capítulo 2.5.3). Esse percentual aumenta, pois conforme os dados do instituto Júpiter Research apresentado na tabela que segue, a quantidade de hotspots no mundo aumenta:

TABELA 1 - ESTATÍSTICA DE HOTSPOTS NO MUNDO (1)

HOTSPOT – Estatística

Nov./03 (a) Fev./05 (b) Out./05 (c)

North América 4.856 6.075 6.419

Europe 1.959 4.503 4.576

Ásia 2.745 2.199 2.290

South America (Brazil) 52 51 53

África 0 170 178

Australia/New Zealand 204 233 239

Worldwide 9.816 13.231 13.755

1.1. Motivação

O avanço da comunicação nos últimos anos vem possibilitando o surgimento de várias tecnologias com a preocupação de atender as necessidades encontradas pelos seus usuários com a melhor qualidade possível.

(1) Dados obtidos de vários links. disponível em http://www.wifinder.com/. Em 10/01/2005 (primeira data de acesso ao site) o resultado é mostrado nas colunas a e b. Resultado da pesquisa com acesso em 27/10/2005 é apresentado na coluna c.

Muito se evoluiu até chegar às redes de computadores atuais. Hoje em dia, as empresas e universidades estão apostando nessa tecnologia considerada revolucionária como uma das tendências da comunicação.

Devido essa novidade em tecnologia de rede sem fio onde já se faz presente até para videogames como o adaptador Live Game (WI-FI Game Adapter, ver figura 3), surgiu-me o interesse no desenvolvimento desse trabalho para mostrar não só essa novidade, mas também uma breve passagem sobre raios infravermelhos e Bluetooh que ambas não caíram em desuso.

FIGURA 3 - ADAPTADOR PARA VÍDEO GAMES FUNCIONAR SEM FIO FABRICADO PELA EMPRESA SYSDATA(1)

(1) Figura à esquerda – (COSTA, 2005, 30),

Figura à direita - http://www.novomilenio.inf.br/ano05/0503d003.htm. Data de acesso 28/10/2005

1.2. Organização do Trabalho

Esse trabalho esta dividido em três principais tópicos: Tecnologia, Segurança e Usabilidade.

Tecnologia: No capítulo 2 será apresentado o conceito da tecnologia wireless, sua origem, algumas aplicações. Nesse capítulo tratarei dos principais modelos de redes sem fio como raios infravermelhos e Bluetooth. Darei ênfase no modelo wireless, pois essa tecnologia vem crescendo no mundo, mudando ritmos de quem trabalha, estuda e daqueles que usam desta tecnologia até para divertimento. Serão apresentadas algumas vantagens e desvantagens para cada modelo em questão. Para finalizar, será abordada uma tecnologia conhecida como Wi-Max (considerada o futuro da rede sem fio), onde já existem empresas brasileiras testando como piloto;

Segurança: Preocupação essa que não pára de crescer, não poderia faltar para rede sem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com