TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redes moveis

Por:   •  2/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  253 Palavras (2 Páginas)  •  565 Visualizações

Página 1 de 2

JADILSON LIMA BATISTA - 10092038

2º Trabalho de Avaliação de Desempenho

Pesquise sobre Análise Operacional de Fila Isolada, a fim de conceituar as leis dispostas abaixo e resolver os seguintes exercícios:

a) Lei da utilização: Um segmento de rede recebe 5000 pacotes por segundo para transmissão. Cada pacote tem um tempo de transmissão de 1,5 milissegundo. Qual é a utilização do segmento de rede?

Dado um número de clientes atendidos C, um tempo de ocupação B, de um sistema de fila, durante um intervalo de observação T, a seguinte relação para cálculo da utilização (U) do sistema é válida:

[pic 1]

A utilização não pode ser maior do que 100% (U ≤ 1). Logo X ≤ 1/S.

Valores fornecidos no problema:

λ = 500 pacotes/segundo

S = 1,5 ms = 0,0015 segundos

Pela Lei da Utilização, tem-se:

[pic 2]

A utilização do sistema é de 75%.

b) Lei de Little: Um roteador possui tempo médio total para atender um pedido de encaminhamento de pacotes de 30 milissegundos. A taxa de chegadas de pacotes é de 500 pacotes por segundo. Qual o número médio de pacotes no roteador?

c) Teorema da taxa de processamento: Durante um período de um minuto, 300 consultas SQL foram recebidas por um servidor de banco de dados. O tempo médio de atendimento para cada consulta é de 30 milissegundos. Calcule a utilização média do servidor neste período.

d) Teorema do tempo de resposta: O tempo médio de serviço de um disco é de 20 milissegundos e ele recebe em média 30 pedidos de E/S por segundo. Qual o tempo de resposta do disco

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.5 Kb)   pdf (98.6 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com